Bolo de iogurte de liquidificador com frutas vermelhas

terça-feira, 09 de outubro de 2012

Um bolinho de iogurte é coisa linda demais né gente?! O iogurte deixa a massa leve e saborosa, e a graça é que dá para acrescentar o que quiser, como frutas, nozes, chocolate…

Esta receita aqui é facílima porque o bolo é de liquidificador, o que também quer dizer que você não vai nem sujar uma tigela, é só o copo do liquidificador e a assadeira. A melhor parte deste bolo é que ele fica com uma textura incrível parecendo pudim de pão, daqueles que por fora parece bolo e por dentro parece pudim. Acho que é o meio termo perfeito entre aqueles que amam bolo úmido e aqueles que amam bolo sequinho. 

Aqui eu acrescentei frutas vermelhas e coco ralado na massa básica, mas também já fiz sem acrescentar nada e ficou delicioso. Então você pode variar a receita se quiser e fazer cada vez um bolo diferente :)

Bolo de Iogurte de Liquidificador – com coco e frutas vermelhas

(rende um bolo médio – forma de 20 cm de diâmetro)

Ingredientes:

  • 2 copos de iogurte natural (usei de 170 gramas cada)
  • 3 ovos inteiros
  • 2 copos de farinha de trigo (medida com o próprio copinho do iogurte)
  • 1/2 copo de óleo vegetal (medido no copinho de iogurte)
  • 1 e 1/2 copo de açúcar (medida no copinho de iogurte)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1/2 xícara (chá) de coco ralado
  • 1 xícara (chá) de frutas vermelhas (frescas ou congeladas)
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º e unte uma forma redonda de buraco com manteiga sem sal (ou margarina). Coloque no liquidificador o iogurte, os ovos, o óleo, a farinha, o açúcar e a baunilha. Bata até obter uma massa lisa e homogênea. Desligue o liquidificador e acrescente o coco ralado, as frutas vermelhas e o fermento em pó. Misture com uma colher e despeje a massa na forma untada. Leve para assar em 180º por 50 minutos, ou até espetar um palito dentro da massa e ele sair limpo.
Dica: Se quiser dar ao bolo um charme a mais polvilhe açúcar de confeiteiro na superfície com a ajuda de uma peneira fina.

Bom Apetite!

 

19 Comentários para “Bolo de iogurte de liquidificador com frutas vermelhas

    • Erica, dá para usar o adoçante culinário sim. Às vezes eu uso apenas um copo (do de iogurte) de açúcar, em outras eu mesclo o mascavo com o refinado.
      Beijos

  1. Que bolo lindo, parabéns!
    Você já usou farinha integral alguma vez? Tem alguma receita de bolo do blog em que você já trocou parte da farinha branca por integral?
    Bjs!

    • Oi Viviane, eu costumo usar farinha integral sim. Tem um bolo integral lindíssimo que faz muito sucesso aqui no blog, é o Bolo Integral de Maçã com Aveia e Granola, o link para a receita em vídeo é este aqui: http://figosefunghis.com.br/2012/06/figos-funghis-tv-episodio-2-bolo-de-integral-de-maca.html

      Tem também um bolo de cenoura que eu usei farinha integral, mas a regra que você tem que ter em mente é a seguinte: na maioria das receitas de bolos e tortas que pedem farinha comum se vc quiser usar integral usei 2/3 de integral para 1/3 de farinha comum. Isso porque se você usar só a integral corre o risco da massa ficar muito seca e endurecida.
      Beijos!

  2. Bom dia,
    Fiz esse bolo ontem e ele ficou divino. O único problema é que as frutas ficaram só no fundo. Como eu faço para elas ficarem em todo o bolo e não descerem?? Bjs

  3. Oi Fabi!!
    Fiz o bolo, mas ele ficou muito mole dentro. Não ficou igual ao seu da foto. Em cima ele ficou bem douradinho, mas dentro muito mole.. Fiz só de amora, pq não achei frutas vermelhas. Ah, e coloquei coalhada no lugar do iogurte. Será que foi isso?
    Mas o sabor está divino!!! Obrigada e beijos

    • Oi Rafaela, que pena que ficou mole. Pode ter acontecido duas coisas: a coalhada que você usou no lugar do iogurte estar muito líquida (o que deixa mesmo a massa do bolo mole demais) e o tempo/temperatura do seu forno não ter sido adequada para assar o bolo por igual. Forno é o que eu sempre digo, cada um deve conhecer o seu, pois isto muda de marca para marca. Da próxima vez tente reduzir um pouco a temperatura e deixar mais tempo, assim ele assa por igual. E se usar coalhada de novo dê uma peneirada nela para escorrer um pouco do líquido ok?
      Beijos

  4. Olá, Fabiana!

    Assim como você prefiro os bolos da vovó. Bem fofinhos e saborosos.
    Já fiz esse várias vezes e é maravilhoso! Recomendo à todos que experimentem.
    Também já experimentei várias outras receitas do site e todas sempre deram super certo e fazem o maior sucesso.
    Parabéns!

    • Oi Taís, que delícia de recado :)
      Fiquei muito feliz em saber que as receitas do Figos e Funghis são queridas aí na sua casa!
      Beijão e obrigada!

  5. Fabiana! Estou amando suas receitas! Adorei tb o app! Parabéns!
    Ah, uma dúvida, quais frutas vermelhas você colocou?
    Obrigada!
    Virei sua seguidora assídua! Hahaha!
    Beijos!

  6. Gostaria de saber se poderia trocar o oleo vegetal por canola e com relação as medidas porque como não tenho essa medida de iogurte como poderia ser em gramas ou ml as medidas obrigada

    • Maria, o óleo de canola é um tipo de óleo vegetal, pode usar sem problema.
      A medida de iogurte é aproximadamente 340 gramas, pois usei 2 copos de 170g cada.
      Bjo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *