Batatas Rústicas express

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Muita gente conhece esta forma de preparar batatas rústicas assadas, que já foram inclusive publicadas por aqui antes, mas como eu sei que sempre tem gente começando a se aventurar na cozinha agora eu faço questão de trazer estas receitinhas facílimas para dar uma ajudinha :)

Estas batatas são irresistíveis, eu sempre preparo em casa para acompanhar carnes, peixes, um franguinho grelhado ou como petisco e só vou variando os temperos. Dessa vez eu fiz a versão tradicional que é a mais frequente lá em casa, temperada apenas com sal, azeite e alecrim. O segredo no preparo desta delícia é a temperatura do forno (por isso chamo a receita de express), e além disso já descobri também que a batata do tipo asterix (aquela que tem casca avermelhada) é a mais adequada para esta receita porque ela fica mais sequinha e crocante.

É incrível descobrir o que 2 (ou mais) batatas perdidas na geladeira podem fazer por você! Olha só que moleza:

BATATAS RÚSTICAS 

(rende 1 porção média)

Ingredientes:

  • 5 batatas do tipo asterix bem lavadas cortadas em meia lua (com a casca)
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º por 10 minutos. Ajeite as batatas cortadas com a casca numa assadeira (de preferência use uma de teflon), tempere com sal e regue com azeite. Salpique as folhinhas de alecrim sobre as batatas e leve ao forno bem alto (220º) por 10 a 15 minutos, ou até perceber que as batatas estão douradas e estufadinhas.

Bom Apetite!

 

9 Comentários para “Batatas Rústicas express

  1. Olá! Fiz hoje e ficaram deliciosas! Mas no meu forno (elétrico) demorou mais tempo, quase uma hora! Ficaram muito boas, recomendo! Obrigada, Fabi, por compartilhar as receitas com tanto carinho! Sucesso (mais)!

  2. Oiesss dinovo, qual seu forno???? Pq no meu mesmo dando uma pre cozida nas batatas ainda gasto mais ou menos 1 hora de forno, amei o site e agradeceria muito essess esclarecimentos, vlwwww

    • Oi Tati, meu forno é o Brastemp Gourmand, acho ótimo, mas tem outras marcas bem boas também. O segredinho é preaquecer o forno mesmo, e a temperatura deve ser bem alta – eu gosto de 220°. As minhas nunca passam de 20 minutos, ficam prontas super rápido. Eu acho que tem alguma coisa errada com o seu forno porque fiquei assustada quando você disse que mesmo cozidas elas levam 1 hora para ficarem prontas! No meu se eu deixar esse tempo todo elas viram carvão!
      Beijinhos

  3. Oi, Fabiana! Concordo com os comentários acima… Realmente todas as receitas que faço do site levam beeeem mais tempo no meu forno. Com as batatas pré-cozidas, eu tb levo quase uma hora para tê-las prontas. Deve haver mesmo uma diferença dos fornos comuns para o seu! Ele é elétrico ou a gás? Adoro o seu site, parabéns!

    • Oi Fernanda, sabe que eu só descobri que meu forno é bem potente por causa do blog né? hahahahahah. Sempre que posto receitas de forno eu logo aviso que não basta o tempo pq isto muda muito de um forno para o outro, term que ir testando :)
      Meu forno é a gás sim, é o Brastemp Gourmand, eu amooooo ele!
      Beijo e obrigada pelo recado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *