Barcas de endívia com guacamole e tartar de salmão

quarta-feira, 03 de outubro de 2012

Esta receita é uma dica de petisco glam para te ajudar a começar a pensar nas festas de final de ano – por aqui as receitinhas especiais já vão começar a rolar! É bem simples de fazer e fica com uma apresentação super fofa e colorida, além de ser servida em mini porções individuais. 

Mas aí vem alguém e me diz: mas eu não tenho salmão e abacate na minha geladeira hoje para fazer esta receita. Gente, nem eu que adoro testar umas receitinhas diferentes tenho salmão e abacate todos os dias na minha geladeira, mas esta receita é aquele caso especial que você bate o olho, fica com vontade de provar e se programa para fazer. E vamos combinar que 200g de salmão – que é a quantidade necessária para 12 unidades deste petisco – não custa os olhos da cara, você pode até tirar um naco daquele lombo de salmão que comprou para fazer assado e já será suficiente.

E eu preciso dizer que apesar da grande maioria das receitas do blog serem bem simples e com ingredientes que temos sempre à mão eu acho que vocês merecem algumas receitinhas mais gracinhas e mais glamourosas de vez em quando, afinal todo mundo precisa de um pouquinho de glamour nesta vida :) . E quem disser que sobrevive só de arroz, ovo, carne e enlatados eu digo que é mentira! hahahaha

Então, voltando à receita posso garantir que esta combinação de guacamole e salmão é simplesmente divina, são dois ingredientes que casam maravilhosamente bem. O sabor é leve e delicado, sem contar que é uma opção  light de petisco – ou finger food se preferirem assim. Tenho certeza que se você fizer esta receitinha numa ocasião especial vai ganhar vários elogios e as pessoas vão dizer que você está arrasando na cozinha!

Barcas de endívia com guacamole e tartar de salmão 

(rende 12 unidades)

Ingredientes:

  • 12 folhas de endívia (pode usar alface romana se preferir)
  • 200g de salmão limpo sem pele e sem espinhas
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão
  • pimenta e sal a gosto
Para a guacamole:
  • 1 abacate médio 
  • 1 tomate pequeno sem sementes picado
  • 1/2 cebola bem picada
  • suco de 1/2 limão
  • sal a gosto
  • salsa fresca picada a gosto (ou coentro)
  • iogurte natural para finalizar
Modo de Preparo: Comece preparando a guacamole. Retire a polpa do abacate e amasse bem. Misture o tomate e a cebola picados, o suco de limão, a salsa ou coentro e tempere com sal a gosto. Para o tartar pique o salmão com uma faca bem afiada e pedaços bem pequenos e tempere com azeite, limão, pimenta e sal. Lave bem as folhas de endívia e ajeite-as sobre um prato. Disponha uma colherada de guacamole em cada folha e depois uma pequena porção de tartar de salmão. Finalize com uma pequena colherada de iogurte natural e salsa fresca picada. Sirva em seguida.
Dica: Você pode preparar o tartar de salmão e a guacamole com antecedência, mas no caso do tartar se for prepará-lo horas antes de servir deixe para acrescentar o suco de limão apenas quando for montar e servir o petisco pois o limão tem o poder de cozinhar o peixe.
Dica 2: No caso da guacamole se for prepará-la com antecedência coloque o caroço do abacate dentro da guacamole – TRUQUE – e leve-a para a geladeira coberta com um filme plástico ou recipiente com tampa. O caroço do abacate impede que a guacamole escureça na geladeira antes do momento de servir.

Dica 3: Esta mesma receita pode ser feita com atum fresco, robalo fresco ou tilápia fresca. E para uma versão vegetariana basta excluir o tartar de salmão ou substituir por um tartar de tomates, por exemplo.

Bom Apetite!

 

6 Comentários para “Barcas de endívia com guacamole e tartar de salmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *