Sopa cremosa de abóbora

terça-feira, 04 de setembro de 2012

Hoje a receita é sopa para homenagear o dia que amanheceu frio e cinzento, ou seja, a cara da terra da garoa. Aliás, eu amo frio e ele estava bem sumido por aqui. Sopa eu gosto de todo jeito, no frio, no calor, e pra dizer a verdade nem preciso de pretexto para comer sopa, e esta aqui é uma das minhas preferidas no mundo!

Sopinha cremosa de abóbora feita da forma mais simples possível, a intenção aqui é destacar o sabor delicado da abóbora, sem “camuflar” com muitos temperos. Aqui vão só algumas especiarias que na minha opinião são perfeitas com o sabor delicado e adocicado da abóbora: canela e curry!

E graças a um aparelhinho muito simpático chamado mixer aqui não tem essa história de tirar a sopa da panela, passar pelo liquidificador (ou processador) e depois retornar a sopa para a panela…aff, dá até preguiça só de pensar nessa trabalheira toda (e o dobro de louça para lavar), por isso gente amada, não economizem no mixer, quem não tem deveria considerar a ideia de adquirir um desses, eu não vivo sem o meu! E ó, já ia me esquecendo de dizer que esta sopa é light, a abóbora não é calórica e nesta receita não vai creme de leite nem manteiga, então é só curtir.

SOPA CREMOSA DE ABÓBORA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de abóbora descascada e cortada em cubos (usei a abóbora japonesa)
  • 500ml de água quente
  • 2 folhas de louro
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 cravo
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 pitada de curry
  • 1/2 cebola
  • 1 fio de azeite
  • sal a gosto
  • salsa fresca picada a gosto

Modo de Preparo: Grude as folhas de louro na parte cortada da cebola e espete o dente de cravo para segurar as folhas na cebola. Numa panela coloque a abóbora em cubos e cubra com a água quente. Adicione a cebola com as folhas de louro e o cravo e deixe cozinhar em fogo alto até ferver, depois abaixe o fogo para o médio, retire o cravo da cebola, adicione o curry, a canela, o alho, o sal e cozinhe com a panela semi tampada até que a abóbora esteja macia. Retire a cebola com as folhas de louro e descarte. Bata a abóbora com o caldo com um mixer até obter uma consistência aveludada e cremosa. Regue com um fio de azeite e sirva com a salsinha picada.

Dica: Pra mim a abóbora mais gostosa para fazer esta sopa é a cabotiá (ou abóbora japonesa), mas se você não encontrar esta pode fazer com outros tipos de abóbora como a paulista ou a moranga. Para aqueles que querem dar uma incrementada uma colherada de creme de leite ou de iogurte cai muito bem nesta sopinha ;)

Bom Apetite! 

7 Comentários para “Sopa cremosa de abóbora

  1. Dica para descascar a abóbora: lave bem a abóbora inteira, e parta em 2 metades. Coloque uns 3 dedos de água no fundo de uma panela grande, coloque a metade da abóbora virada para baixo e leve ao fogo até ferver. Assim que a casca estiver macia (aprox. 10 minutos), tire a metade e descasque. Fica muito mais fácil. Faça o mesmo com a outra metade. A água do cozimento pode ser reaproveitada para a sopa, desde que a abóbora tenha sido muito bem lavada. E para incrementar esta sopa, leite de coco e pimenta síria vão muitíssimo bem, eu adoro!

  2. Faço essa sopa sempre e amo…na minha versão eu adiciono um pouco de gengibre ralado, uma pitadinha de canela e páprica picante, fica um sabor adocicado e apimentado maravilhoso. Para tirar a casca, corto a cabotiá ao meio, retiro as sementes, encho a cavidade com água e coloco 10 minutos no microondas. Aí é só tirar com a colher!

    • Vivian, já fiz com gengibre e fica uma delícia mesmo! O curry também combina muito bem com abóbora. Obrigada pela dica do microondas, eu geralmente asso a abóbora antes, mas quando quero que ela fique com uma cor mais vibrante eu cozinho direto porque quando levo para assar ela dá uma caramelizada e a sopa fica mais escura. Vou tentar no microondas da próxima vez.
      Beijos

  3. Adorei a receita. Fiz conforme a receita original e usei o zattar mais queijo minas curado ralado no lugar do creme de leite. Ficou tão bom, mas tão bom que lamentei não ter feito mais quantidade. Tenho explorado seu blog e experimentado receitas e tenho adorado tudo! Ainda não tinha comentado nada, mas gostaria de registrar que sou leitora e experimentadora fiel! Bjins

    • Oi Andréia! Que delícia ler o seu comentário, adorei saber que você tem explorado e testado na sua casa as receitas do blog, e realmente esta sopinha de abóbora é um luxo, é uma das minhas sopas preferidas e ela nunca falta nas minhas noites frias de inverno. É super aromática e perfuma a casa toda né? Amei sua sugestão de usar zattar e queijo minas curado, com certeza ficou de arrasar! Eu como boa descendente de libaneses sou apaixonada por zattar. Vou testar sua dica da próxima vez que fizer a sopinha :)
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *