Salmão com verniz de shoyu e mel

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Não se assustem, o “verniz” a que eu me refiro é o efeito verniz obtido com um delicioso molho de shoyu e mel que envolve todo o salmão que quando é levado ao fogo fica assim todo brilhante, lindo e com uma cor irresistível!

Os americanos adoram este tipo de receita e tudo deles é “glazed”, o termo correspondente em português seria “envernizado”. Este efeito pode ser conseguido com a utilização de açúcar no molho, e aqui eu preferi utilizar o mel que na minha opinião casa divinamente com o shoyu. Em casa eu usei uma chapa de ferro sobre a boca do fogão, mas se você não tiver uma chapa basta usar uma frigideira e deixá-la muito quente (até soltar fumacinha) antes de colocar o peixe. O segredo é preparar esta receita em alta temperatura.

Estava já um tempão para testar esta receita e o resultado me surpreendeu, fica de fato uma delícia e o que mais muda é o visual do peixe, ele fica com uma aparência de comida de revista! Para vocês terem uma ideia digamos que o resultado no sabor fica semelhante ao famoso “teppan” servido nos restaurantes japoneses. E como não poderia deixar de ser a receita é facílima, rápida e usa poucos ingredientes, dá só uma olhada:

SALMÃO COM VERNIZ DE SHOYU E MEL

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 filé grande de salmão limpo mas com pele, de aproximadamente 500g
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 3 colheres (sopa) de shoyu
  • pimenta preta moída
  • sal a gosto
  • salsa ou cebolinha fresca picada para finalizar

Modo de Preparo: Misture o mel com o shoyu e reserve. Disponha o salmão sobre um prato com a pele para baixo – antes faça 3 cortes na pele do peixe com a ponta de uma faca. Tempere com pimenta e sal, esfregando o tempero no peixe. Cubra com o preparo de mel e shoyu e deixe descansar por 20 minutos. Coloque uma chapa de ferro ou frigideira (de preferência antiaderente) sobre a chama do fogão e deixe aquecer bastante. Coloque o peixe com a pele para baixo sobre a chapa e grelhe por 3 minutos, então reduza a chama do fogão e cubra com alguma tampa de panela por mais 5 minutos. Polvilhe salsa ou cebolinha fresca e sirva bem quente. Se achar necessário regue com mais um pouquinho de shoyu.

Dica: esta mesma receita pode ser feita na churrasqueira.

Para acompanhar este salmão incrível eu gosto de arroz integral e legumes cozidos no vapor ou salteados com azeite e ervinhas frescas. Mas acredite, qualquer acompanhamento aqui vira comida de banquete, de tão deliciosa que é esta receitinha ;)

Bom apetite!

12 Comentários para “Salmão com verniz de shoyu e mel

  1. Eu fiz no sábado passado, e fica realmente delicioso! Fácil e agradou o maridão!
    Só estou ralando até hoje pra tirar a pele que ficou grudada na frigideria, hahaha. Já joguei água quente, deixei de molho, mas os pedaços mais “tostadinhos” grudaram sem dó! Mas vai sair, e sem estragar o teflon, rsrs.

    • Oi Thaís, que bom que você gostou!
      Puxa menina, realmente dá trabalho tirar os pedacinhos que ficam, mesmo quando é teflon. No meu caso eu usei uma chapa de ferro e meu marido – que é quem lava a louça em casa – colocou água, levou ao fogo com detergente e deixou ferver. Depois ele esfregou bem com bom bril e saiu tudinho. No seu caso como usou teflon eu recomendaria fazer a primeira etapa apenas e esfregar de leve com a parte amarelinha da bucha de pia comum.
      Mas a delícia que é esta receita compensa um esforcinho para limpar né? hahahaha
      Boa sorte!

  2. Fabi, acompanho o Figos e funghis há um bom tempo, e já fiz diversas das suas receitas, sempre práticas e simples de executar! ADOROOOO
    havia algum tempo que não comia salmão, pois tinha enjoado do sabor, porem este tempero ficou delicioso! achei q ficaria doce, mas não, apenas tirou o gosto forte do salmão! achei sensacional

    • Muito obrigada Verena, a intenção é esta mesmo, receitas fáceis e possíveis para deixar vocês sempre felizes :)
      Este molho é bom demais né? Também acho que ele é perfeito com salmão, já fiz com frango também, mas ainda prefiro com salmão.
      Beijos!

  3. que marrrrravilha!!! hummmmmmmmmmmmmmmm…
    dia dos namorados ai vou eu… afinal, o que é mais caliente do que um salmão adocicado e norah jones cantando ao fundo… realmente… l’amour…s2

    • É isso aí Cris, eu sempre acho peixe a escolha perfeita para uma comemoração a dois, por ser mais leve e por ser rápido de preparar ;)
      Boa comemoração pra você!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *