Salmão assado com missô

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Este salmão assado é muito fácil de preparar e fica pronto rapidinho! Quem me ensinou foi o meu amigo japa, e eu garanto que é uma delícia. O principal tempero para este peixe é a pasta fermentada de soja, o missô. É desta mesma pasta que se faz a missoshiro, aquela sopinha gostosa que é servida em todo restaurante japonês. A pasta de missô já pode ser facilmente encontrada em grandes supermercados, ou em lojas de produtos orientais.

E vale lembrar que salmão é tudo de bom né, rico em proteínas boas, ômega 3 e outras vitaminas essenciais, ou seja, salmão só faz bem à saúde, e ultimamente o preço é melhor do que outros peixes brancos bem conhecidos. Olha só como é simples:

SALMÃO ASSADO COM PASTA DE MISSÔ

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de lombo de salmão sem espinhas
  • 3 colheres (sopa) de whisky ou saquê
  • 6 colheres (sopa) de molho de soja
  • 1 colher (sopa) de pasta de missô
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 5 colheres (sopa) de água
  • 1 xícara (chá) de cebolinha cortada em pedaços
Modo de Preparo: Disponha o salmão numa assadeira ou travessa. Em uma tigelinha à parte misture o whisky (ou saquê) com o shoyu e regue o salmão. Deixe marinando por pelo menos 1 hora. Despreze o caldo da marinada. Passe o peixe para outra travessa limpa. Misture o missô com água e azeite e passe na superfície do peixe, esfregando bem para pegar o tempero. Cubra com a cebolinha cortada em pedaços e depois cubra a travessa com papel alumínio, fechando bem. Leve para assar em forno preaquecido a 200º por 15 a 20 minutos.

Dica de acompanhamento:

Moyashi Refogado (broto de feijão)>>>>> http://figosefunghis.com.br/2012/07/receita-de-moyashi-broto-de-feijao.html e arroz branco

Bom Apetite!

3 Comentários para “Salmão assado com missô

  1. Será que dá para fazer essa receita com algum outro tipo de peixe, como um peixe branco alto e mais firme? Ou o tempero do misso pega mto e é capaz de deixar com gosto forte? Será? Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *