Salada de Grão-de-bico e cebola roxa

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eu simplesmente amo grão-de-bico! Desde sempre eu sou uma doida com os grãos, e atualmente há uma lojinha “verde” com uma variedade linda de produtos naturais ao lado do meu escritório então toda semana eu saio de lá com alguma sacolinha. Os grãos além de serem deliciosos e proporcionarem uma infinidade de receitas só fazem bem à nossa saúde, então é sempre bom colocar algum grão na sua alimentação.

Esta saladinha de grão-de-bico é uma verdadeira delícia. Bem simples e rápida de preparar acompanha bem um churrasco, um almoço de domingo ou um jantar bem levinho para o meio da semana acompanhado de folhas variadas. Esta mesma salada eu faço também com lentilhas, soja em grãos e feijão branco, e quanto mais geladinha estiver na hora de servir melhor! Olha só que delícia:

Salada de Grão-de-bico com cebola roxa

(serve até 10 pessoas)

Ingredientes:

  • 250g de grão-de-bico seco
  • 2 cebolas roxas bem picadinhas
  • 3 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
  • suco de 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Na noite anterior coloque o grão-de-bico de molho em uma tigela e cubra com água. No dia seguinte escorra a água e cozinhe o grão-de-bico em água abundante até que esteja macio, aproximadamente 20 minutos depois da água ferver ele estará pronto – mas não deixe desmanchar. Escorra a água do cozimento e coloque o grão-de-bico cozido em um bowl. Deixe esfriar, junte a cebola roxa e depois tempere com azeite, o suco de 1 limão, pimenta e sal a gosto. Por fim junte a salsinha e misture bem. Sirva geladinha.

Dica: Se você quiser ou se não tiver tempo de deixar o grão-de-bico de molho use grão-de-bico em conserva, daqueles de caixinha. Eles não são tão fresquinhos e saborosos quanto o grão-de-bico seco, mas quebram um galho na hora do aperto.

Bom Apetite!

3 Comentários para “Salada de Grão-de-bico e cebola roxa

  1. Pingback: Salada de Grão-de-bico e cebola roxa | Fit & Recipes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *