Frango envernizado com shoyu e mel

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sabe aquela receita de Salmão com Verniz de Shoyu e Mel que eu publiquei aqui há pouco tempo? Pois é, eu amei tanto o resultado que resolvi testar com frango exatamente o mesmo tempero, só que desta vez deixando marinar por mais tempo. Gente, o que é aquilo? Que delícia de franguinho, que delícia de molho, e quanta facilidade para preparar esta delicinha.

E só para torturar um pouquinho, dá só uma olhada nas marquinhas caramelizadas formadas pela grelha…e quando corta é aquela carninha macia e suculenta. Não estou sendo cruel, mas eu preciso contar aqui a realidade das coisas! hahahhaha. Para acompanhar, como eu ando numa fase mais light (ao menos durante a semana) escolhi fazer um acebolado com cogumelo shitake, mas garanto que se fosse só a cebola já teria sido maravilhoso!

Ah, este franguinho também pode ser feito na chapa, como no caso do salmão, mas como desta vez eu estava “morreno” de preguiça de deixar a chapa de molho e depois limpar decidi usar o grill mesmo, que ainda por cima é de teflon e limpa bem mais fácil. A chapa tem sim o seu charme, mas para ocasiões especiais :)

Frango Envernizado no Shoyu e Mel

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 filés grandes de peito de frango bem limpos (ou 4 pequenos)
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 4 colheres (sopa) de shoyu
  • pimenta preta moída 
  • sal a gosto
Modo de Preparo: Num bowl disponha os filés de frango e tempere com uma pitada de sal e de pimenta. À parte misture o shoyu, o mel e mexa bem para incorporar. Regue os filés com o molho e mexa delicadamente até se certificar de que todas as partes dos filés foram besuntadas no molho. Cubra o bowl com filme plástico ou transfira para um saco de marinada e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora (eu gosto de deixar de um dia para o outro na geladeira). Quanto mais tempo deixar marinando mais saboroso e macio ele ficará. Depois do tempo de marinada aqueça bem uma grelha e doure os filés dos dois lados, atá que a superfície esteja com aparência envernizada mas a carne ainda macia. Sirva em seguida.
Dicas:
1-Não deixe o frango passar do ponto, se não ele ficará duro e ressecado. 
2-O período de marinada não deve passar de 12 horas.
P.S. Me desculpem pela foto de celular, mas neste dia eu estava com uma preguicinha de tirar fotos, então salvei esta para garantir que traria pra vocês verem.
Aliás, por falar em foto de celular, acompanhe as minhas aventuras na cozinha através do Instagram, sempre rolam umas fotitas exclusivas por lá! Se quiser compartilhar suas fotos com os leitores do blog basta inserir #figosefunghis na descrição da sua foto.
Meu perfil no Instagram é @fabi_figosefunghis 
Ótima sexta pra vocês!

11 Comentários para “Frango envernizado com shoyu e mel

  1. Oi Fabiana, estou atrasada nas visitas, mas aproveitei que consegui hoje e vi todas as receitas que perdi.Adorei todas, o osso buco com vinho, a salada de grao de bico que adoro, o caldo verde e esse franguinho que também ficou divino
    Parabéns querida você arrasou com suas receitas.Todas maravilhosas.Beijos e um ótimo final de semana.

  2. Olá Fabiana, conheci seu blog há pouquíssimo tempo e estou gostando muito! Está de parabéns. Sou iniciante no curso de gastronomia, mas a verdade mesmo é que sou muito curioso em relação às comidas… adoro experimentar de tudo. Enfim… adorei essa receita e gostaria de fazê-la, mas infelizmente sou alérgico a pimentas (apesar de amá-las, rs)… Gostaria de saber se você poderia me indicar um outro ingrediente para substituí-la… Muito obrigado! Abs.

    • Oi Danilo! Obrigada pelo carinho!
      A pimenta você pode substituir por páprica que combina muito bem com frango, mas se quiser pode apenas omitir a pimenta da receita, pois aqui o principal é o molho de shoyu e mel :)
      Beijos!

  3. Fabiana, que receita deliciosa!! Vai virar figurinha repetida aqui em casa!! Fiz com arroz e “batata frita assada”. Você indica outro acompanhamento?
    Adoro seu site! Beijos!

    • Oi Daniele, obrigada querida, espero te ver sempre por aqui :)
      Você pode servir este frango com purês de legumes como de batata, mandioquinha ou cenoura. Pode servir também com algum risoto, ou com uma salada farta, com creme de milho ou de espinafre.
      Beijos!

  4. Olá, Fabiana! Como está? Obrigada por disponibilizar essa receita. Com ingredientes simples e tão fácil de fazer, fez com que o peito de frango ficasse saboroso. Não suporto a idéia de comer peito de frango grelhado sem sabor! rsrs Eu não o fiz em filé, mas o cortei em cubinhos! Ficou delicioso! Muito obrigada! Ah, vi os vídeos no YouTube! Que tal continuar com esse projeto? Seria maravilhoso! Bj.

    • Oi Roberta, que bom que você gostou! Eu também não gosto de comer frango sem graça. E quem gosta de comida sem graça né? kkkk
      Eu estou mesmo querendo retomar os vídeos, quem sabe em breve teremos novidades ;)
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *