Batata recheada vegana

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Esta receitinha super simples vai agradar muito os leitores vegetarianos e veganos que acompanham o blog pois sempre recebo e-mails e comentários por aqui pedindo receitas vegetarianas e como eu também amo uma comidinha vegetariana posso garantir que elas nunca deixarão de aparecer nesta cozinha.

Geralmente as batatas recheadas perdem o status de comida light por conta de tantos ingredientes que as pessoas gostam de colocar nelas – até eu confesso que às vezes o meu espírito obeso fala mais alto e eu ponho várias gordices nas minhas batatas assadas. Mas esta aqui é diferente, ela é bem magrinha e não leva absolutamente nenhum produto de origem animal, e como a única gordura que vai na receita é o famoso “fiozinho de azeite” acho que ela merece entrar até no seu cardápio da dieta como o “carbo” do dia. Olha como é fácil:

BATATA RECHEADA VEGANA

(para 1 pessoa)

Ingredientes:

  • 1 batata grande com a casca
  • 1/2 xícara de brócolis 
  • 3 colheres (sopa) de cogumelos (usei shimeji mas pode ser outro)
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu
  • 1 fiozinho de azeite
  • 1 dente de alho espremido
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Lave bem a batata e leve para assar com a casca em 180º por 40 minutos. Enquanto isso cozinhe o brócolis e o cogumelo no vapor. Refogue o alho no azeite, tempere com sal e regue o brócolis com este azeite de alho. Quando a batata estiver macia corte-a ao meio no sentido horizontal, tempere com sal e cubra uma das partes com o brócolis e depois com o cogumelo. Regue tudo com o molho shoyu e sirva com a outra parte da batata por cima do recheio ou faça duas porções usando cada metade da batata.

A partir desta ideia de receita você pode variar com muitos outros recheios, vegetarianos ou não. Tudo vai depender da sua fome!

Bom Apetite!

6 Comentários para “Batata recheada vegana

  1. Oi Fabiana,

    Adorei a receita da batata vegana, já que sou adepta À comida vegetariana. Gostaria de saber quando postará mais receitas no Figos e Funghis TV? eu amei aquele Curry de frango!

    Charlene

  2. Olá!

    Sou vegana e adorei a receita. Ainda mais porque amo cogumelos! A minha batata recheada costuma ser um pouco mais gordinha. Gosto de recheá-la com estrogonofe feito com proteína de soja e creme de soja (que substitui o creme de leite). Com a sua receita terei mais uma opção para variar o recheio! :-)

    Cinthia

  3. Pingback: Batata recheada | ViSta-se

    • Oi Viviane, aqui no blog há uma seção só de receitas vegetarianas. Na barra lateral tem um campo que diz “o que você procura?”. É só abrir a chave e procurar a categoria vegetarianas. Toda semana tem receita vegetariana por aqui! Volte sempre! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *