Torta de Limão

quarta-feira, 08 de agosto de 2012

Esta torta linda de limão é mais fácil de fazer do que parece. Não, não fui eu quem fez esta, foi minha mãe, a doceira de mão cheia da família. É impressionante como ela consegue fazer doces lindos e perfeitos, porque não adianta serem apenas bonitos, precisam ser gostosos, claro! Sei que há algumas versões de torta de limão, mas esta é com base de bolacha e cobertura de suspiro, uma perdição!

Eu fiquei com a função de acompanhar o preparo e fotografar o resultado para mostrar aqui pra vocês. Olha só que delícia de receita, fácil fácil:

TORTA DE LIMÃO

(rende uma torta média, aproximadamente 12 pedaços)

Ingredientes:

Para a base:

  • 1 pacote de bolacha de maizena
  • 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (amolecida)
Para o creme:
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de suco de limão
  • 1 saquinho (24g aprox) de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 5 colheres (sopa) de água quente
Cobertura:
  • 2 claras
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • raspas da casca de 1 limão
Modo de Preparo: Para a base triture a bolacha e misture com a manteiga com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossinha e homogênea. Molde a massa numa assadeira de aro removível e leve para assar por 10 a 15 minutos em forno baixo (180º). Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto isso misture todos os ingredientes do creme e hidrate a gelatina na água quente até dissolver. Junte a gelatina ao creme e leve para a geladeira por 15 minutos. Enquanto isso bata as claras até obter o ponto de suspiro, e quando estiver no ponto de suspiro junte o açúcar e bata por mais 1 minuto. Cubra a base da torta com o creme frio alisando bem a superfície. Cubra com o suspiro e polvilhe as raspas de casca de limão. Se tiver um maçarico culinário basta queimar a superfície da torta até que surjam picos dourados, se não tiver maçarico leve ao forno pré-aquecido em 200º (de preferência somente com o grill ligado) e deixe por 5 minutos. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Dica: Esta torta não precisa ir ao forno depois de montada, então se você tiver um maçarico culinário é o suficiente. Se você não tiver leve ao forno para dourar levemente a superfície do suspiro na função “dourador” ou “grill”. E se o seu forno não tiver esta função use o forno normal em 200º, mas não tire o olho da torta que deve ficar apenas levemente dourada.

Não fica muito linda esta cobertura com os picos douradinhos?!

Bom Apetite :)

 

11 Comentários para “Torta de Limão

  1. Aíííííííí…. Salve-me quem puder!!!! Como manter a dieta com essa “deliciura” olhando prá mim!!!??? Assim não há “projeto verão” que funcione!!!! Está com um look divino!!! Bjão

  2. hummm! Acabei de escolher a sobremesa de Natal! Só preciso de uma informaçao muito útil pra quem ta “na gringa”: quantos gramas de biscoito maizena você usa, Fabi? Aqui vou escolher biscoitos “petit beurre”, que sao similares, mas nao tenho a ideia de quantidade para 100g de manteiga… Obrigada pela resposta! Abraço e feliz Natal!

    • Oi Michèle! Você vai usar 200g de biscoito, mas se o biscoito já for bem amanteigado eu aconselho reduzir um pouco a quantidade de manteiga da massa (use entre 50 e 60g). Caso precise umedecer a massa pingue devagar um pouquinho só de água gelada, até dar o ponto.
      Abraços e ótimo Natal pra você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *