Torta de Carne com Cerveja

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

No último final de semana rolou um churrasco em casa, e como eu tenho fama de ser exagerada na quantidade de comida obviamente acabou sobrando, inclusive carne. Eu detesto desperdício, detesto mesmo, então quando sobra comida eu logo dou um jeito de reaproveitar, até porque comida deve ser tratada com respeito, sempre.

Pois então, com a carne que sobrou do churrasco eu fiz esta torta, e garanto que a carninha não poderia ter um destino melhor do que este. Que torta mais delícia gente, vocês nem imaginam! É bem fácil de preparar e a massa vai apenas na cobertura da torta. Eu usei uma massa folhada congelada comprada pronta, não sou daquelas que tem preconceito com massa pronta, pelo contrário, se o sabor e a qualidade forem bons eu aproveito mesmo destas praticidades e simplifico meu trabalho na cozinha. Não há vergonha alguma nisso, afinal a intenção aqui não é a cozinha de bistrô, mas a cozinha da nossa casa, do dia a dia.

Voltando para a torta, o segredinho aqui é cozinhar a carne (sem ter que picar, usando os pedaços inteiros mesmo) por um bom tempo na panela de pressão em fogo baixinho junto com a cerveja e os temperos e quando ela estiver pronta vai desfiar tão fácil que você pode fazer como eu e usar uma pinça culinária para ir “beliscando” a carne ainda na panela para se desfiar todinha. Tão fácil que nem dá para acreditar!

TORTA DE CARNE COM CERVEJA

(para 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de carne (usei pedaços de alcatra e picanha previamente assados em churrasqueira, mas poderia ser carne crua)
  • 1 talo de alho poró fatiado bem fininho
  • 2 dentes de alho inteiros
  • 2 latas de cerveja (clara ou escura – aproximadamente 500ml)
  • 1 tomate grande cortado em cubos
  • 1 cebola grande fatiada
  • 1 retângulo de massa folhada com 30cm aproximadamente (isso dá 1/3 do rolo da massa folhada comprada pronta)
  • 1 batata grande descascada e cortada em fatias bem finas
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque na panela de pressão a carne, a cerveja, o alho poró, os dentes de alho, o tomate e tempere com sal. (Se estiver usando carne crua apenas aqueça um fio de óleo na panela e sele a carne de todos os lados, até que mude de cor.) Tampe a panela de pressão e quando começar a chiar abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 1 hora. Abra a panela, verifique se a carne está bem macia a ponto de desfiar. Se já estiver desfiando deixe em fogo baixo com a panela destampada apenas para secar um pouco o caldo. Se ainda não estiver desfiando tampe a panela novamente e cozinhe em fogo baixinho por mais 30 minutos. Desfie a carne e reserve. Forre o fundo de um refratário com as fatias de batata. Cubra com a carne desfiada e depois com as fatias de cebola. Por fim, abra um pouco com um rolo (ou garrafa) a massa folhada para deixá-la maior e mais fina. Cubra a torta com a massa folhada deixando aparecer um pouco do recheio nas bordas. Risque a massa com a ponta de uma faca (mas tome cuidado para não rasgar a massa) para que ela não infle no forno. Regue a massa com um fiozinho de azeite e se quiser coloque umas folhinhas de alecrim.  Leve para assar em forno pré-aquecido em 190º por 30 minutos, ou até a massa estar assada e dourada. Sirva bem quente.

Então agora você já sabe o que fazer com as sobras de carne do próximo churras, né?

Bom Apetite!

6 Comentários para “Torta de Carne com Cerveja

  1. Oii, to adorando seu blog!! Suas receitas são demais. Então… será que poderias me indicar qual marca de massa você usa? Obrigada!!! Beijos

  2. Maravilha hein Fabi! Tem uma torta famosa que é feita exatamente assim, Guiness Pie. Sempre tive vontade de fazer, e agora com a sua foto me deu ainda mais vontade!! beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *