Tomates recheados com queijo branco e brócolis

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Estes tomates recheados são simplesmente deliciosos! Eu já fiz com diversos recheios porque além de serem fáceis de fazer ficam um charme na mesa fazendo com que um simples jantar de meio de semana pareça uma ocasião especial. 

Desta vez eu fui de brócolis refogadinho ao alho e óleo e queijo branco para deixar bem light e comer sem culpa esta maravilha! Mas você pode variar nos recheios e colocar o que der vontade, o que tiver em casa. O mais engraçado é o marido olhar para o prato e me perguntar: “nossa, este tomate lindo não engorda mesmo? Posso comer vários?” hahahhaha. 

Tomates Recheados com Queijo branco e Brócolis

(rende 6 unidades)

Ingredientes:

  • 6 tomates médios ou grandes
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de brócolis picadinho
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1/2 xícara (chá) de queijo branco ralado ou bem picadinho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de creme de ricota ou cream cheese light
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Corte a tampa dos tomates e a pontinha de baixo também para que ele fique com uma base reta (ele precisa assar com o recheio para cima para não derramar). Com uma faca de ponta mais fina faça um recorte no miolo dos tomates e retire toda a polpa, tomando cuidado para não perfurar as bordas. Refogue o brócolis no azeite com alho picado e um pouquinho de água (para acelerar o cozimento) até ficar macio. Tempere com sal e pimenta a gosto e desligue. Num bowl misture o brócolis refogado, o queijo branco, o creme de ricota e recheie os tomates com esta mistura com a ajuda de uma colher de chá. Leve os tomates para assar por 20 minutos em 200º até que a superfície esteja levemente dourada e as peles dos tomates estejam quase se soltando.

Dica: Neste post aqui da receita de “Ovos assados no tomate” tem as fotos do passo a passo mostrando como os tomates devem ser preparados. Confere só: http://figosefunghis.com.br/2011/09/ovo-assado-no-tomate.html

Para acompanhar eu fiz só um cogumelo shimeji refogado em azeite, shoyu e água em fogo baixo por 10 minutos e depois finalizei com bastante salsinha picada. Uma delícia!!!

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Tomates recheados com queijo branco e brócolis

    • Eu também como Carol! hahahha
      Obrigada querida, eu vejo mesmo que você está sempre por aqui, adoro meus leitores fiéis :)
      Beijokas!

  1. Já fiz a receita….kkkkkkk…mas fiz a de recheio com ovos e inventei um recheio….coloquei a conserva de berinjela (aquela q vc ensinou tbm), tinha na geladeira e achei q podia ficar gostoso….e ainda coloquei um pedacinho de queijo minas em cima….hehehehe….tô achando q sei cozinhar….kkkkkk…mas num é q ficou bom?! Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Bjinhos ;)

  2. Hummm, veio na hora certa, faz dias que quero fazer tomate recheado e fico adiando… Hoje estava lendo um blog e tinha uma receita dos tomatinhos “sweet grape” recheados, que a autora do blog fez para servir de entrada em um jantar, mas achei que para matar a vontade daria muito trabalho, pois são pequeninos demais! Farei essa receita aqui, com certeza!
    Beijos!

  3. Já havia feito tomate recheado em casa, mas não com brócolis. Como tinha brócolis na geladeira e tomates, resolvi fazer e ficou ótimo! Vou colocar no meu blog esta semana!!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *