Salada Mediterrânea ao Forno

quinta-feira, 09 de agosto de 2012

Esta saladinha aqui além de ser deliciosa é elaborada com apenas 3 ingredientes principais que eu adoro: berinjela, tomate e pão! Esta combinação é simplesmente perfeita e pode ser servida apenas assim, como uma salada morna ou como antepasto, molho para massa, recheio de torta, cobertura de bruschetta e o que mais sua imaginação deixar. Para ser bem sincera eu comi assim mesmo, sem nada, só a saladinha com uma porção de queijo parmesão ralado na hora, pura delícia!

Também já preparei esta mesma combinação adicionando nozes picadas e pimentões vermelhos, é quase uma “caponata siciliana”, mas é mais rústica, tem menos temperos e o modo de preparo é mais simples também pois só precisa ir ao forno. E como vocês sabem na minha opinião não há nada mais prático na cozinha do que o forno! Ah, e preciso dizer que dá para deixar esta receita bem light reduzindo um pouco a quantidade de azeite.

SALADA MEDITERRÂNEA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 berinjela grande
  • 4 tomates italianos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de cubos de pão (usei ciabata, mas pode usar qualquer outro)
  • 6 dentes de alho
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • alecrim, tomilho, pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 190º. Lave bem a berinjela corte com a casca em cubos grandes. Lave os tomates e corte cada um em 4 partes no sentido do comprimento. Disponha em uma assadeira os cubos de berinjela, os tomates e regue com metade do azeite. tempere com sal, pimenta, adicione folhas de alecrim e de tomilho a gosto e leve ao forno por 30 minutos, ou até perceber que os tomates estão bem murchos e a berinjela macia (Na metade do tempo de cozimento adicione os dentes de alho e retorne a assadeira ao forno) . Regue os cubos de pão com o azeite restante e junte com a berinjela e o tomate da assadeira. Asse por mais 8 minutos e sirva em seguida.

Bom Apetite!

 

8 Comentários para “Salada Mediterrânea ao Forno

  1. Era isso que eu ia falar: abobrinha também combina nessa mistura!
    Ótima pedida!
    Aah, depois bem que você poderia fazer um post bem voltado pra quem tá querendo perder uns quilinhos mas não dispensa coisas deliciosas no prato, né?
    Sei que tem uma seleção de receitas por categoria, mas o post seria com um cardápio semanal sugerido por você. O que acha?
    Eu iria amar… rs!

    Beijos, Fabi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *