Risoto da horta

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eu chamei este risoto de risoto da horta porque se eu tivesse a minha própria horta – por enquanto tenho apenas uma mini horta com ervas e pimentas – eu teria nela com toda certeza estes ingredientes do risoto da foto: abobrinha, repolho roxo e nozes. Aliás, por falar em nozes eu me lembro que quando eu era criança minha avó tinha um pomar maravilhoso na fazenda com 1 corredor  inteiro repleto de pés de nozes pecã dos dois lados, era lindo de ver, eles viviam carregados quando era época de nozes e eu amava brincar de “cultivar e colher” ali naquele lugar. Mas hoje infelizmente o pomar de lá anda meio abandonado, estou pegando no pé da minha avó pra ela retomar…

Mas risoto de repolho Fabiana? Pois é gente, eu adoro repolho! E sabe do que mais? O repolho é um injustiçado tadinho, ele é cheio de vitaminas e ajuda o nosso corpo a funcionar direitinho, além de ser gostoso e muito versátil já que há infinitas receitas para se fazer com ele. E olha, risoto com repolho é delicioso! E quem foi que disse que só risoto com queijos, linguiças, bacon e cogumelo é bom? O risoto pode sim ser mais magrinho e continuar delicioso! Aliás, para quem não sabe existe o arroz arbóreo integral próprio para risoto, e aí o risoto fica ainda mais magro :) O que mais importa é que risoto é bom de qualquer jeito, gordo, magro, com queijo, sem queijo….

RISOTO DA HORTA

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 1 abobrinha média lavada e picada em cubinhos
  • 1 pé de repolho roxo pequeno
  • 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1,5 litro de caldo de legumes ou de galinha
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Mantenha o caldo bem aquecido durante todo o preparo do risoto. Numa panela coloque metade do azeite e refogue a cebola até que esteja macia. Junte a abobrinha e tempere com pimenta e sal a gosto. Junte o arroz e “frite” bem mexendo sem parar até que ele esteja brilhante. Regue com o vinho branco e assim que secar junte a primeira concha de caldo. Não deixa o caldo secar, sempre que estiver secando coloque mais uma concha e continue mexendo sempre em fogo alto. Enquanto isso corte o repolho em fatias bem fininhas, coloque a outra metade de azeite numa panelinha menor e refogue o repolho em fogo baixo até que esteja bem macio. Tempere com sal a gosto e reserve. Quando o arroz estiver al dente é porque o risoto está pronto, veja se há necessidade de acrescentar mais sal e desligue. Regue com 1 fiozinho de azeite e deixe descansar por 3 minutos com a panela tampada. Distribua o risoto nos pratos, cubra com uma porção de repolho roxo refogado e por cima de tudo salpique o queijo ralado e as nozes picadas.

Dica: Este risoto pode ser o prato principal de uma refeição vegetariana, garanto que vai fazer muito sucesso! Basta retirar o queijo ralado do final da receita e teremos um risoto 100% vegano.

Bom Apetite!

9 Comentários para “Risoto da horta

    • E você está certa Isabella, realmente os caldos já contém sal suficiente para o risoto, mas alguns caldos, principalmente os caseiros possuem pouco sal e como sal e pimenta vai do gosto de cada um eu sempre sugiro colocar sal “se achar necessário” porque quem vai cozinhar é o leitor.

      • Depois que escrevi é que fiquei pensando que vc poderia estar falando de caldos caseiros!
        Eu adoooooro risotos, e faço muito, mas na grande maioria das vezes acabo optando pelo caldo pronto mesmo, apesar de saber que os caseiros fazem grande diferença!
        Obrigada pela resposta!!!
        Encontrei meio sem querer o seu blog outro dia, e já virei fã!!!!!

  1. Concordo com a sua opinião, adoro repolho eu não vejo muitas receitas com a utilização dele.
    Uma sugestão: você poderia adicionar mais receitas variadas mostrando do que o repolho é capaz em um prato.

    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *