Purê de abóbora com Camarão grelhado

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma das melhores combinações com camarão na minha opinião é a abóbora, é incrível como estes dois ingredientes ficam deliciosos juntos! Se você está buscando uma receita muito glamourosa com camarões eu garanto que você vai amar loucamente esta receitinha aqui porque além de ser facílima (mesmo!) de fazer o resultado final fica um charme e vai causar muitos suspiros até mesmo dos convidados mais exigentes. E quer saber a melhor parte? Esta receita tem poucas calorias já que tanto a abóbora quanto o camarão são alimentos com baixas calorias, e a única gordura da receita é o azeite, que só faz bem à saúde, então pode comer sem culpa.

Eu sei que camarão tem um preço um pouquinho salgado, mas esta receita usa apenas 1/2 quilo de camarão e rende para 4 pessoas! Para quem mora no litoral (invejinha branca neste momento!) ou para quem tem fácil acesso o preço dos peixes e frutos do mar no litoral são bem melhores, além de muito frescos. 

Purê de Abóbora gratinado com Camarão Grelhado

(para 4 porções)

Ingredientes:

  • 1 kg de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
  • 500g de camarão grande (limpos e descascados)
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • suco de 1/2 limão
  • pimenta e sal a gosto
  • queijo parmesão ralado para gratinar
Modo de Preparo: Cozinhe a abóbora em água até que esteja macia. Escorra a água do cozimento e amasse a abóbora, temperando em seguida com um fio de azeite, pimenta e sal a gosto. Distribua o purê em uma travessa ou em ramequins individuais. Tempere os camarões com azeite, suco de limão, alho, sal e pimenta e deixe tomar gosto por 5 minutos. Coloque os camarões já temperados (sem o caldo que se formar do tempero) numa frigideira ou grelha e deixe por 3 minutos. Coloque os camarões sobre o purê de abóbora e salpique queijo parmesão por cima. Leve ao forno para gratinar por 10 minutos e sirva em seguida.
Dica: Para quem não come camarão eu sugiro fazer esta mesma receita com filé de peito de frango cortado em cubos, ou até mesmo com carne seca desfiada (que combina muito com abóbora) e fica bem gostoso também.

Para acompanhar, uma porção de pimenta biquinho é indispensável :)

Bom Apetite!

9 Comentários para “Purê de abóbora com Camarão grelhado

  1. Fabiana, pensamos do mesmo jeito! Que coicidência! Hoje fui ao supermercado e comprei abóbora e camarão. Só não pensei em juntá-los e fazer o gratinado, mas amanhã mesmo vou experimentar e tenho certeza que vai dar certo. Obrigada pela dica. Abraço da Sandra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>