Pão de Azeitona e Alecrim

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eu amo fazer pão! Ah como eu queria ter mais tempo e mais disposição para fazer pão muitas vezes…e quando a receita é fácil como esta aqui o preparo do pão fica ainda mais delicioso e quem já fez pão sabe que esta é uma das melhores terapias na cozinha.

Eu sou de dia, há dias em que eu quero uma receita muito ligeira e prática, em outros eu quero é me enfiar na cozinha e passar horas dentro dela, envolvida com o forno, as panelas e os meus pensamentos. Outro dia acordei querendo fazer pão, e escolhi esta receita linda e bem simples de pão com azeitonas e alecrim. Este pão é especial porque além de ser uma delícia ele é em parte integral e a única gordura que ele leva é o azeite. E tem coisa melhor que azeite? E pão? E pão com azeite? 

Façam este pão porque eu garanto que vocês vão amar. Ele fica fofinho, saboroso e muito perfumado. Eu adaptei a receita acrescentando o alecrim – que na minha opinião casou lindamente com as azeitonas – e também para ajustar a quantidade de farinha em xícaras, já que eu detesto ler receitas em gramas e sempre que possível faço as conversões, até para facilitar pra vocês, que tenho certeza, preferem as quantidades em xícaras :)

PÃO DE AZEITONA E ALECRIMligeiramente adaptada do livro “Pão, alimento do corpo e da alma”

(rende um pão grande)

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo comum
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 saquinho (10g) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (café) de sal
  • 200g de azeitonas verdes picadas (a receita original pede verdes e pretas)
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • folhas de alecrim a gosto
Modo de Preparo: Peneire as farinhas juntas em uma tigela e junte o fermento. Misture as duas farinhas. Abra um buraco no meio e junte o azeite. Dilua o sal na água e regue a farinha aos poucos com a água, misturando bem para que toda a farinha fique umedecida. Trabalhe a massa por alguns minutos até que esteja lisa e elástica, e então faça uma bola grande de massa, coloque na tigela, polvilhe farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos, até a massa quase dobrar de tamanho. Escorra a água e seque totalmente as azeitonas com papel toalha (se a azeitona estiver molhada pode estragar a massa). Quando a massa já estiver crescida junte as azeitonas e as folhas de alecrim e trabalhe a massa novamente para que os ingredientes se juntem bem.  Deixe descansar mais 20 minutos e então modele o pão. Coloque numa assadeira antiaderente, polvilhe um pouquinho de farinha e regue com um fio de azeite. Leve para assar em forno previamente aquecido em 250º por 30 minutos. Está pronto!
Dicas: 1)Este pão pode ser feito com castanhas ou nozes no lugar das azeitonas, ou ainda apenas com ervas frescas, ou com abobrinha ralada (fica mara!) ou até mesmo com pedacinhos de linguiça o bacon para uma versão mais rústica.
2)O maior segredo de fazer pão é a temperatura do forno, é importante que esteja bem quente para fazer aquela casquinha crocante do lado de fora e manter a parte de dentro fofinha e macia. Além disso para fazer pão é necessário um pouco de paciência para esperar o pão crescer, mas é só porque preparar a massa é muito fácil, ainda mais aqui que a base da receita é farinha e água.
3) Para fazer massas de pães e tortas as medidas de farinha devem ser bem apertadinhas nas xícaras.
4) Se quiser faça vários mini pães em vez de um pão grande.

Bom Apetite!

 

19 Comentários para “Pão de Azeitona e Alecrim

  1. Olá Fabiana,
    encontrei seu site passeando pela internet e desde então acompanho suas postagens. Fico impressionada como torna as receitas, até de pão, parecem simples! Adoro cozinhar e preciso mesmo de receitas práticas pois também trabalho o dia todo. Abraço, Lorena

  2. Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para fazer uma visita
    no meu blog conhecer o meu trabalho e ser uma seguidora
    http://www.vivendoartes-aleartes.blogspot.com.br e se vc tiver face pode me convidar neste perfil
    ficaria muito feliz de ter vc como amiga
    http://www.facebook.com/vivendoartesII
    caso vc queira dar uma espiadinha também tenho uma lojinha virtual
    http://www.vivendoartes-aleartes.com.br
    fico esperando por vc
    até mais

  3. Eu também adoro fazer e comer pão (infelizmente…) e este teu pão tem um aspecto fabuloso e sabores magníficos!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

  4. humm, fiquei com vontade! o melhor de tudo é que pode-se bater a massa na máquina de pão e fazer só a parte mais legal: rechear e moldar o pão à mão…
    ótimo pro feriadão, pra servir de petisco antes do almoço :)

  5. Fiz o pão, simplesmente fantástico, sem palavras!!! O cheiro enquanto assa é maravilhoso, a casquinha crocante, os sabores riquíssimos. Levei o pão para o trabalho e a opinião dos colegas foi unanime, mais que aprovado!!!

  6. Menina, descobri seu blog graças a uma procura do pão da Nigella. Me apaixonei! No mesmo dia fiz a sopa de cebola no pão, o da Nigella e sua galette de cebola! Que arraso! Aproveitei a receita e fiz uma com cebola caramelizada na cachaça… ficou show!
    Agora, estou esperando o pão crescer… babando!! Obrigada por suas receitas e esse jeitinho deliciosamente gostoso de escrever!

  7. Experimentei a receita. A quantidade de água é pouca pela quantidade de farinha. O sal também poderia ser um pouco mais . É isso …

    • Clymene, mas eu não entendi no fim das contas se deu certo ou não :(
      De qualquer forma, para fazer pão as quantidades tem que ser exatas.

  8. Gostaria de saber se para usar abobrinha é só ralar a abobrinha crua ou se tem que fazer algo. Gostaria de fazer com abobrinha mas estou pensando se poderá soltar água na massa e estragá-la. Obrigada.

    • Ravely, eu já fiz com abobrinha também e fica uma delicia! Você precisa ralar a desidratar a abobrinha antes de adicioná-la à massa do pão. Para isso coloque a abobrinha já ralada sobre um escorredor de massa e depois polvilhe bastante sal por cima dela. Deixe descansar por 1 hora, aí lave para sair bem o sal e depois esprema bastante com as mãos para retirar o máximo de água que conseguir. Seque com um pano de prato e use na receita do pão.
      :)

  9. Olá! Amei a receita. O pão está no forno. Fiquei um pouco confusa sobre a azeitona. Deixei secar por mais ou menos duas horas, trocando o papel toalha sempre que começava a encharcar. Mas mesmo assim quando fui sovar a massa com as azeitonas soltou bastante aguá. Polvilhei um pouco mais de farinha e continuei sovando. Parece que deu certo. E o forno, só preaqueço a 250 graus ou asso também? Obrigadinha!

  10. Acabei de fazer o pão…o cheiro pela casa é irresistível..estou com dó dos vizinhos….kkkk
    e ele ficou d e l i c i o s o ♥♥♥ Crocante por fora…macio por dentro. Aprovadíssima a receita, aliás como todas que experimentei, o “rocambole colorido” (braço de cigano) é figurinha fácil na mesa aqui de casa. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *