Muffins de Cenoura com gotas de chocolate

quarta-feira, 01 de agosto de 2012

Quem é que não gosta de um bolinho de cenoura? Eu amo! Os meus bolos preferidos são sempre estes do tipo “chá da tarde”, sem muitas coberturas, sem recheios e sem aquela calda açucarada. Acho que estes bolos mais simples são os mais gostosos, e acredito que seja por isso mesmo que ficaram conhecidos carinhosamente como “bolo de vó”. Temos que admitir que poucas coisas dão tanto prazer na cozinha quanto ver um bolinho crescendo no forno, ficando douradinho, fofinho e cheiroso :)

Pois então, desta vez eu peguei a velha receita de bolo de cenoura da minha avó e resolvi fazer em porções individuais, os deliciosos muffins, e acrescentando gotas de chocolate que eu já tinha na despensa eles ganharam uma carinha toda “glam”, ficaram lindinhos e irresistíveis! Veja como é fácil preparar esta receita:

Muffins de Cenoura com Gotas de Chocolate

(rende 14 muffins)

Ingredientes:

  • 3 cenouras de tamanho médio descascadas e raladas
  • 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (usei 1 da comum e 1 de demerara orgânica)
  • 1 colher (café) de essência de baunilha (ou raspas de fava)
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. No liquidificador junte a cenoura ralada, o óleo, os ovos, o açúcar e a baunilha e bata até formar uma massa cremosa e homogênea. Passe para uma tigela e reserve. Peneire juntos a farinha de trigo, o fermento e o sal e misture ao creme de cenoura aos poucos, mexendo com um fouet a cada nova adição de farinha. Por fim junte as gotas de chocolate e mexa delicadamente, deixando uma porção para colocar por cima dos muffins. Distribua a massa em forminhas de papel ou de silicone próprias para muffins, espalhe as gotas de chocolate restantes sobre cada muffim e leve para assar por 20 minutos em 180º, ou até perceber que os bolinhos estão assados espetando a massa com um palito, se ele sair limpo é porque está pronto.

Bom Apetite!

 

31 Comentários para “Muffins de Cenoura com gotas de chocolate

    • Oi Ana Paula, conforme indicado abaixo do título da receita, esta quantidade de ingredientes rende 14 muffins de tamanho padrão.
      Eles ficam muito gostosos mesmo, ficam fofinhos!!
      Beijos

  1. Oi Fabi!

    Eu também prefiro os bolos mais simples e tradicionais. As avós são sábias! Os seus muffins ficaram perfeitos e super apetitosos! (e eu que pensei que a foto no FB era um bolinho salgado com calabresa…rs… preciso aumentar o grau dos meus óculos…kkk)
    E, como sempre, vc deu o seu toque! Arrasou mais uma vez! Vou levar mais essa receita comigo!

    Beijinho no <3

    • Monise, a regra é a mesma para qualquer bolo, seja em forma grande ou em forminhas de muffins: preencher a forma até 3/4 da mesma, deve deixar um tantinho de lateral sobrando na forma para dar espaço para o bolo crescer, se não ele pode derramar ao assar.
      Beijos

  2. Oi Fabi! Se eu fosse fazer um bolo em uma assadeira normal, retangular, qual tamanho tu achas que eu deveria usar? Além disso, o tempo de forno seria o mesmo? Fiquei babando por esses bolinhos! =)

  3. Oiiii Fabiiiii….continuo fazendo as suas receitas nos fds….hehehe….Gostei desse muffins….tão fofinhos, vou fazer p/ feriado!! Só uma dúvida, não achei as gotas de chocolate perto de casa….posso substituir por outra coisa…pedaços de chocolate…sei lá?! Parabéns…..adorando sempre…e agora te seguindo no instagram tbm…hehehe..Bjinhos ;)

  4. Fabi, mais uma receita que deu certo, obaaaaaaaaaaaaaa. Pra variar eu não tinhas todos os ingredientes e fiz sem a baunilha e sem as gotas de chocolate, substitui por calda.

    Meu filho que sempre torceu o nariz para bolo de cenoura, amou.

    Mais uma vez agradeço pelas receitas bem testadas.

    Beijos

  5. Oi Fabi! Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, sou super fã e já testei várias receitas! Tudo é muito bem explicado e funciona quando a gente tenta fazer! Sobre os muffins, fiquei com uma dúvida: eu tenho formas de silicone, mas nunca usei. Elas precisam ser untadas? Beijos e obrigada por compartilhar tuas aventuras na cozinha!

  6. Fabi,
    a receita é maravilhosa! Só uma coisa: tomei cuidado com a medida dos ingredientes, mas me rendeu 18 muffins! hahah será que aconteceu com mais alguém?
    beijinhos,
    Stéphanie

    • Stéphanie, se rendeu para mais é melhor ainda né? hahahaha
      Os meus eu gosto de fazer grandões então acho que foi esta a diferença, eles crescem e ficam altos e às vezes até derramam, mas eu adoro! kkkkk
      Beijos

  7. Fiz e ficaram uma delícia!
    Dica: como eu tive que assar em duas vezes, na segunda leva acrescentei mais uma colher de fermento e eles ficaram mais macios que o da primeira fornada!

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *