Talharim ao alho e óleo com brócolis

segunda-feira, 02 de julho de 2012

Mais uma vez a famosa massa ao molho alho e óleo com brócolis por aqui! E não poderia ser diferente já que esta é uma das massas que eu mais faço aqui em casa, ela é uma das nossas queridinhas. Depois de comer tanto moqueca com dendê e frutos do mar na Bahia eu não via a hora de chegar na minha cozinha e preparar uma massa cheia de brócolis! A comida da Bahia é deliciosa com toda certeza, mas não é um tipo de comida que faz parte da minha rotina, e parece que quando estamos lá fica difícil de encontrar pratos com legumes e vegetais por lá que não levem molho, dendê ou muita pimenta. Então nos últimos dias de viagem eu estava sonhando com um belo prato colorido cheio de legumes. 

Esta massa com brócolis é um prato tão comum e tão simples de fazer que cada pessoa tem o seu jeito de preparar, o seu toque especial. Hoje eu vou mostrar pra vocês o meu jeito preferido de preparar esta delícia, os truques que eu gosto de usar. E como estava com tempo até caprichei nas fotos do “making off“. Aproveitei para usar o meu pilão novo que trouxe de Ilhéus, adquirido no mercado municipal de Ilhéus diretamente do artesão. Luxo né?!

Antes de qualquer coisa eu lavei e piquei um pé de brócolis do tipo japonês e reservei. Depois piquei uns 6 dentes de alho e reservei. E então no pilão de madeira eu coloquei sal grosso, sementes de mostarda, pimenta calabresa em flocos, folhas de manjericão fresco e algumas de hortelã (adoro o frescor que as folhas de hortelã dão para a comida). Adicionei um fiozinho de azeite para ajudar na maceração e soquei todos os temperos juntos no pilão até formar uma pastinha parecida com molho pesto. Reservei esta pastinha e passei para a próxima etapa. Caprichar no tempero é essencial, e isto não quer dizer “colocar sal na comida”, mas sim combinar ervinhas, especiarias, pimentas e o que você mais achar que combina. Seguir a intuição é o primeiro passo para cozinhar bem :)

Aí foi só colocar a massa para cozinhar na água que já estava fervendo, dourar (de leve para não queimar) todo o alho picado em 2 ou 3 colheres de sopa de azeite, depois refogar o brócolis por 5 a 7 minutos na mesma frigideira em que o alho foi dourado até ficar macio e por último, depois de escorrer a massa cobri-la com a pasta de temperos do pilão, juntar o brócolis ao alho e óleo e misturar tudo com delicadeza  e amor! Ainda finalizei a massa com um tantinho de alho negro em conserva que ainda tinha na geladeira.

Pra mim um dos segredos deste prato é não deixar o brócolis desmanchar, quando ele ficar macio é porque está pronto. É importante deixar esta diferença de texturas no prato, isso faz toda a diferença na hora de provar.

Dá ou não dá vontade de devorar tudinho?!

E vocês, qual é o segredinho que usam quando vão preparar esta massa tão querida?

Bom Apetite!

11 Comentários para “Talharim ao alho e óleo com brócolis

  1. Eu faço sempre essa massa… Mais eu gosto mais de usar o brócolis comum pra ela… e na hora de dourar o alho eu frito ele boiado no azeite de oliva… qdo ele tá quase dourando, desligo e fico mechendo até ficar da cor que eu quero… ai eu escorro ele num papel toalha…
    No azeite que fritei o alho, gosto de por tomate sem semente e algumas folhinhas de manjericão… depois eh só misturar td com o macarrão, um tantinho de manteiga e colocar o chips de alho por cima e comerrrrrrrrrrr muitooooooooo!!! pq eh tudibom neh??? bjos… já estava com saudade de vc!!! hehehe…

  2. Amo massa alho e óleo! É a queridinha daqui de casa. E eu também sempre incremento com legumes, gosto de cortar a cenoura em tiras largas e bem finas e acrescentar vagem torta ou ervilha fresca e alcaparra. É bom demais!
    Bjs

  3. Olha.. me deu MUITA vontade de fazer… tô com brócolis em casa…quem sabe hoje mesmo testo… amei! Só tá faltando o pilão :(

    • Aline, o pilão você encontra com facilidade no mercado municipal aqui em SP, em lojas do centro ou em casas de produtos do Nordeste. Se não achar de madeira você encontra de outros materiais em lojas de utensílios domésticos.
      Bjos

  4. Hmmmm delícia!! Olha a coincidência, ontem à noite eu fiz esse prato, que é um dos meus preferidos. O meu segredinho de ontem foi colocar um pouco de shoyu na frigideira em que estavam o alho e o brócolis, um pouquinho de maizena pra engrossar, e por fim um pouquinho de creme de leite!! Ficou muito bom!!

    Valeu a dica do pilão. : )

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *