Sopa Cremosa de Cogumelos

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Com tantas opções de sopas que já foram publicadas aqui não preciso nem dizer que eu amo sopas né? E uma das minhas preferidas é esta sopa cremosa de cogumelos, fica muito saborosa, perfumada, com aparência de veludo. Outro dia no supermercado me deparei com uma bandeja enorme de cogumelos paris fresquinhos e o preço estava ótimo – o que nem sempre acontece com cogumelos, então não tive dúvidas em colocar logo a bandeja para dentro do carrinho e depois resolveria o destino daqueles lindos cogumelos. A decisão foi acertada, o creme de cogumelos ficou delicioso, rendeu bastante e foi suficiente para uma refeição completa, tendo como companhia torradinhas de azeite e flor de sal feitas de improviso com um pão ciabatta que tinha em casa. Não poderia ter tido um jantar mais perfeito do que este em uma noite tão fria como estas que estão fazendo por aqui. 

Receita de Sopa Cremosa de Cogumelos

(serve bem 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 300g de cogumelos paris frescos, limpos e fatiados
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco seco (opcional)
  • 2 xícaras (chá) de água quente (ou caldo de legumes suave)
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (ou 1 caixinha de creme de leite comum)
  • pimenta moída e sal a gosto
Modo de Preparo: Refogue a cebola no azeite com a manteiga até que esteja transparente e macia. Junte os cogumelos fatiados e refogue por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta moída a gosto. Se estiver usando vinho regue os cogumelos neste momento com o vinho e aguarde o álcool evaporar. Cubra com a água quente (ou caldo de legumes de sabor suave) e deixe cozinhar em fogo médio por 8 minutos. Junte o creme de leite fresco, mexa e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue, separe algumas fatias de cogumelos para enfeitar os pratos e bata o restante com um mixer ou coloque a sopa no liquidificador, e bata até obter um creme encorpado (pode deixar alguns pedacinhos). Ligue novamente o fogo e deixe a sopa bem quente antes de servir. Sirva em bowls individuais enfeitando com as fatias de cogumelos reservadas e com salsa fresca, acompanhada de torradas* caseiras de azeite e sal.
Para as torradas: Corte fatias médias do pão da sua preferência, regue com azeite, polvilhe sal e leve ao forno em 180º por 15 minutos, ou até que estejam levemente douradas.

Bom Apetite!

 

15 Comentários para “Sopa Cremosa de Cogumelos

  1. Salvou meus cogumelos! Em um gordo impulso consumista comprei 3 lindas e enormes bandejas desse cogumelo e estava pensando o que fazer com eles. Uma bandeja já tem destino certo. Depois volto pra contar como ficou.
    Bjs

  2. Estou apaixonada por esta sopa! Já fiz duas vezes e todo mundo adorou, já está no caderninho de “melhores receitas”! Parabéns pelas receitas e obrigada por facilitar nosso dia-a-dia, você simplesmente arrebenta!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *