Salada completa com molho de mostarda, balsâmico e mel

terça-feira, 17 de julho de 2012

Em casa nós gostamos muito de salada! Até mesmo no inverno naquelas noites que não são tão geladas uma saladinha cai bem antes de um pedaço de torta ou de uma sopinha gostosa. Com o tempo eu descobri qual é a nossa salada preferida e o molho também! A salada precisa ter sempre uma base de folhas variadas (eu gosto de já servir cortadinha para facilitar), tomatinhos cereja, algum tipo de queijo e sementes – as minhas preferidas são as de abóbora (sem casca e já salgada) e o gergelim preto ou branco. Por isso é que eu a chamo de salada completa, tem folhas, tem proteína, tem fibras…

E para completar, o nosso molho preferido é o de mostarda, vinagre balsâmico e mel. Na verdade antes eu fazia este molho apenas com mostarda e mel, mas depois que descobri a delícia que é com o vinagre balsâmico nunca mais deixei este ingrediente de fora da receita, é impressionante como combinam, como o sabor fica perfeito, simplesmente maravilhoso! Só provando para saber! Para quem não dispensa uma carninha mesmo na salada pode optar por acrescentar rolinhos de peito de peru, peito de frango desfiado, lascas de atum ou o que der vontade. A receita é só um exemplo, mas você pode adaptar os ingredientes para o que mais lhe agradar.

Salada Completa com Molho de Mostarda, Balsâmico e Mel

(rende 4 porções)

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de folhas verdes diversas (usei alface americana, romana, roxa e rúcula)
  • 4 bolas de mussarela de búfala fatiadas
  • 1 xícara (chá) de tomatinhos cortados ao meio
  • 2 colheres (sopa) de sementes de abóbora ou girassol 
  • 1 colher (sopa) de gergelim branco e preto misturados (ou um só)

Para o Molho de Mostarda, Balsâmico e Mel

Ingredientes: 

  • 3 colheres (sopa) bem cheias de mostarda amarela (gosto da dijon mas pode ser da comum)
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • 1 colher (sopa) de mel de abelha
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Para a salada arrume uma base com as folhas em um grande bowl e sobre ele ajeite as fatias de mussarela de búfala, os tomatinhos e por fim salpique com as sementes de abóbora e com o gergelim. 

Para o molho misture todos os ingredientes numa tigelinha e bata vigorosamente com uma colher ou fouet. Ajuste o sal a seu gosto. Se achar que precisa de mais mel, ou mais mostarda é só ir acrescentando de pouquinho em pouquinho até obter o ponto desejado. 

Eu duvido que com uma salada linda dessas e com um molho tão delicioso o seu filho ainda se recuse a comer salada :)

Bom Apetite!

15 Comentários para “Salada completa com molho de mostarda, balsâmico e mel

  1. Aíííí…. que delícia…. sou apaixonada por saladas… Vou fazer assim que me der coragem de colocar a mão na água “gelada” prá lavar a saladinha!!! Bjão

    • Hahahaha, verdade Carol! A parte ruim é ter que lavar as folhas, e o pior é que nem dá para usar a água quente da pia porque se não elas murcham…
      Beijos

  2. Depois dos excessos do fim de semana, estou mesmo precisando de uma saladinha!!! rsrrs. Mas com os 5 graus que com certeza vai estar aqui de noite, vou ter que fazer mesmo é uma sopinha!!! Mas a receitinha está guardada!!
    Bjks.

    • Cae, no inverno uma boa opção para comer salada é acompanhar com um pedaço de torta bem quentinha…assim dá muito mais coragem de comer salada no inverno!
      Beijos

  3. Oi Fabiana,

    Fiz esse molho de mostarda, balsâmico e mel no final de semana e ficou simplesmente maravilhoso… Fez o maior sucesso na família =D Todos gostaram e já pediram a receita… Parabéns!!!
    bjs

  4. Olá,

    A receita diz que um dos ingredientes é o “mel de abelha”.Gostaria de saber se existe algum outro mel que não seja de abelha?

    Obrigado

        • Sim Eliana, mas na verdade o melado não é considerado tecnicamente como um tipo de mel. Os entendidos no assunto (eu só replico o que eles dizem) afirmam que mel mesmo é só o das abelhas. Mas no fundo nada disso importa muito né? O que importa é que a natureza é linda e nos proporciona alternativas naturais, mais saudáveis e mais gostosas que o açúcar. Só fique atenta quando for preparar este molho para veganos, pois eles não consomem mel de abelhas, aí você substitui pelo melado de cana ou pelo néctar de agave ou até mesmo por alguma geleia de sua preferência. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *