Receita de Moyashi – broto de feijão

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Moyashi para quem não sabe é a denominação dada a alguns tipos de brotos, como o broto de feijão, por exemplo. Quando você vê saquinhos dele no mercado e não tem a menor ideia de como preparar não fique tímido(a) porque eu também não sabia – ou achava que sabia. O moyashi é muito apreciado pelos orientais e se for preparado da forma adequada fica absurdamente delicioso! Eu preparava o broto de feijão com um refogado comum de cebola, alho, pimenta e sal, mas nunca achava algo delicioso, achava que o “bagulho” era ruim mesmo. Mas na semana passada encontrei um saco enorme de moyashi na promoção no supermercado em que faço compras, paguei R$ 2,50 por um pacote de 500g – que rende muito! Aí eu aprendi com o meu amigo “japa” como se prepara um delicioso broto de feijão no melhor estilo oriental e vou dizer que agora esta delícia vai frequentar mais vezes a minha cozinha. Para começar eu não tinha em casa nada daqueles molhos orientais: molho de peixe, molho de ostra, caldo de peixe em pó, etc., então usamos um atalho para que a receita saísse igualmente boa utilizando ingredientes que todos temos em casa. Olha só que delícia de receita, tão fácil e tão light que é impossível não gostar!

Receita de Moyashi com Molho Oriental

(para 8 pessoas)

Ingredientes:

  • 500g de moyashi (broto de feijão)
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha cortada em pedaços de 4 cm aproximadamente
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
  • 2 colheres (sopa) de molho barbecue
  • 3 colheres (sopa) de água 
Modo de Preparo: Em um bowl misture bem o molho de soja, a água e o molho barbecue. Reserve. Aqueça o óleo em uma frigideira e junte o moyashi e a cebolinha cortada em pedaços. Deixe murchar um pouco, mexendo de vez em quando, em fogo médio. Regue com o molho preparado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, até que o moyashi esteja bem macio. Sirva acompanhado de peixe, frango ou tirinhas de carne.
Bom Apetite!

26 Comentários para “Receita de Moyashi – broto de feijão

  1. Que delícia!
    Eu sempre faço em forma de salada, com cenoura ralada, tirinhas de Kani Kama. e pepino cortado também em tirinhas, fica muito bom.
    Gostei muito desta sugestão, quentinha, saborosa e saudável.
    Um beijo e ótimo final de semana.

  2. Oi Fabi eu também não sabia como prepará-lo, só conhecia aquela mistura de carne moída e o moyashi, mas essa sua receita me parece bem interessante vou guardar por aqui, bjs

  3. Jura que fica saboroso, Fabi??? Que medo! São tão pouquinhos ingredientes… Quando comecei a ler que tinha um jeito de fazer ficar uma delícia, já fui logo imaginando um monte de ingrediente gordo, mas vi que é bem simples.
    Mas vou testar, com certeza!
    Beijo,
    Ana

  4. Que delicia Fabi! Acho que meu paladar é a abençoado, porque acho que moyashi é gostoso até mesmo cru.
    Quando quero controlar a boquinha nervosa, faço um espaguete com metade massa e metade moyashi, engana bem a gula.
    Bjs

  5. Huuum, pelo jeito ficou muito apetitoso!
    Por aqui refogo ligeiramente, no maximo por 2~3 minutos, pra nao perder a textura crocante. Pode se refogar com pedacos de salsicha, linguica defumada ou bacon, e temperar so com sal, pimenta e um tequinho de shoyu, se tiver, ou mesmo o molho barbecue.
    Tambem gosto de fazer salada, coloque em agua fervendo por 20~30 segundos, deixe escorrer, se quiser junte com outras verduras, tempere a gosto. Bom apetite! abracos

    • Então Rose, meu amigo explicou que quanto mais tempo ficar refogando mais macio fica, mas acho que o que me desagradava no Moyashi era justamente o fato de que eu refogava muito rápido para deixar crocante, só que descobri que prefiro bem molenguinho :) hahahaha.
      Obrigada pela contribuição!
      Beijos

  6. Parabéns Fabiana!
    Adoro seu blog e suas receitas; até postei no meu Facebook, com os créditos para voce, é claro. Abraços Sandra

  7. Minha mãe costuma fazer uma salada com maionese, cenoura e frango desfiado. Ela e meu irmão surtam, eu tenho nojinho da cara do moyashi.

    Dica: sabe o feijão que vc comprou e esqueceu de cozinhar por meses e vai ficar escuro se vc for usar agora? coloque 3 dias na terra e habemus moyashi,

    • Cintia, as tirinhas verdes são cebolinha picada. Este moyashi fica uma delícia mesmo, quem me ensinou foi um amigo meu que é japonês e cozinha divinamente ;)
      Beijos

  8. Uma pergunta: Quero muito provar tenho uma amiga japinha que disse ser muito bom e meu bateu curiosidade so que aqui onde moro não tem pra vender ms e facil cultivar entao quero se pode ser qq tipo de feijão ou tem que ser um feijão específico?

    • Adriano, não precisa lavar não. O moyashi tem um amarguinho bem suave, mas se ficou amargo demais alguma coisa deu errado ou o moyashi que vc comprou poderia não estar tão fresco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>