Noite de temakis

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Outro dia estava com vontade de comer temaki, este prato típico da culinária japonesa que nada mais é do que um cone de alga recheado com arroz de sushi, pedaços pequenos de salmão e cebolinha. Bom, este é o MEU temaki preferido, mas há por aí quem goste de colocar outros peixes, frutas, verduras, cogumelos, maionese, cream cheese e por aí vai. Nada contra essas invencionices, mas pra mim o melhor temaki do mundo é o mais simples, recheado apenas com arroz, salmão e cebolinha. Nós temos um amigo, o Wilson, que é descendente de japoneses e entende muito obviamente de comida japonesa, então quando eu tenho vontade de comer temaki eu sei que o dele é melhor do que os outros :) hahahhaha, e é claro que não perco a chance de chamar meu amigo e sua família para uma noite super agradável de temakis! Esta foi a segunda vez que fizemos na minha casa depois que me casei, antes só tínhamos feito na casa do Wilson e da Mônica. Nós costumamos colocar todos os ingredientes do temaki sobre a mesa, aí a Mônica faz a demonstração de como montar o temaki e por fim cada um monta o seu, ao melhor estilo “faça você mesmo”, e é super divertido ver os homens fazendo, sai cada “obra de arte” que já rende risada para boa parte da noite.

O segredo do bom temaki está no arroz, que segundo o Wilson, deve ser preparado nas medidas exatas quando for feito pela primeira vez, e depois cada um diminui ou aumenta o tempero conforme a experiência anterior. Eu como não entendo nada de comida japonesa sempre sigo a receita à risca para não ter como errar. E este mesmo arroz serve para fazer sushis, uramakis, e todos aqueles “enroladinhos” deliciosos da comida japonesa. Outro ponto importante é a alga nori, que deve estar crocante e conservada em pacotes fechados. O peixe além de estar fresco e bem limpo, deve ser cortado corretamente, mas você já pode pedir para o peixeiro cortar a parte que lhe interessa, não precisa limpar o peixe em casa. Eu, por exemplo, faço aquela linha cozinheira que não limpa peixe em casa, e não me sinto mal por isso, sem crises!

Mas voltando ao corte do peixe, no caso do temaki, este prato é preparado com a parte da carne que fica da linha da espinha dorsal para baixo, ou seja, a parte da barriga do salmão. Com estas informações já dá para perceber que o que faz um bom temaki de salmão é a qualidade dos ingredientes, o que aliás é regra em qualquer cozinha e ocasião. Fazer o arroz e montar os cones não é tarefa difícil, tem alguns que acertam de primeira, tem outros que precisam de umas 3 tentativas para acertar o fechamento do temaki. 

E como o Wilson compra os peixes inteiros para ele mesmo limpar e cortar, nós também tivemos sashimis de salmão e atum, que estavam deliciosos! Olha só a receita do Temaki de Salmão pra você fazer em casa.

TEMAKI DE SALMÃO (para 12 temakis)

Ingredientes:

  • 12 pedaços retangulares de alga nori (se for necessário recorte com uma tesoura)
  • 1 kg de salmão bem limpo (parte da barriga) picadinho na ponta da faca
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha bem lavada e fatiada em tirinhas
  • arroz japonês cozido*
  • gergelim branco e preto a gosto, para montagem
  • pasta de raiz forte (wasabi) a gosto, para montagem
  • maionese, cream cheese e pepino cortado em tiras (opcional), para montagem
Modo de Preparo: Segure a alga nori na palma de uma das mãos com a parte brilhante e mais lisa voltada para baixo. Olhando a alga nori de cima para baixo coloque o arroz já cozido no sentido transversal, partindo da ponta esquerda, de cima para baixo. Não coloque muito arroz, lembre-se que o cone precisa fechar. Sobre o arroz coloque uma camada de peixe picado já misturado com a cebolinha e por fim uma camada de wasabi (é forte e bem apimentado, então cuidado com a quantidade). Para fechar o temaki pegue a ponta esquerda de baixo, que não foi preenchida com arroz e leve-a até a o final do recheio, cobrindo-o. Em seguida enrole formando um cone e use a outra ponta livre da alga para colar, colocando um grãozinho de arroz esmagado. O mais gostoso é comer o temaki logo em seguida do momento do preparo, pois a alga vai perdendo a textura crocante e quanto mais crocante estiver a alga melhor será o seu temaki!
DICA: Para quem ainda ficou com dúvidas de como fechar o temaki, encontrei no Youtube este vídeo aqui que mostra bem de pertinho como rechear, enrolar e fechar o temaki de uma forma bem simples: http://youtu.be/Ii2ja4Nh0Fo

 

RECEITA DE ARROZ PARA COMIDA JAPONESA (Temakis, sushis, uramakis, entre outros)

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz japonês cru
  •  2 e 1/2 xícaras (chá) de água
  •  3 colheres (sopa) rasas de açúcar comum
  • 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  •  1 colher (sopa) de sake mirim (sake próprio para cozinhar)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (café) de ajinomoto
Modo de Preparo: Lave bem o arroz ainda cru até que a água saia transparente. Coloque o arroz na panela junto com a água e deixe descansar por 10 minutos antes de cozinhar. Cozinhe em fogo médio com a panela tampada até que os grãos estejam macios. Depois de desligar o fogo deixe o arroz descansar na panela por 10 minutos. Transfira o arroz para uma assadeira ou tabuleiro grande e espalhe com a ajuda de uma colher de pau. Enquanto isso misture o açúcar, o vinagre de arroz, o sake, o sal e o ajinomoto em uma caçarola e leve ao fogo até que o sal e o açúcar se dissolvam por completo, não precisa deixar ferver. Regue o arroz com o tempero ainda quente, espalhe o tempero por igual. Comece a misturar o arroz com uma mão enquanto abana com a outra, até que o arroz esfrie por completo. Alise o arroz no tabuleiro e comece a montar os temakis.

DICA2: O Wilson avisou que em lojas de produtos orientais e principalmente no bairro da Liberdade, aqui em SP já é possível encontrar um tempero pronto próprio para arroz sushi (cujo nome é “Sumeshi”), que segundo ele fica tão bom quanto o tempero preparado em casa. Na minha opinião é melhor ter um único produto para guardar na despensa do que vários, então sou super adepta desses temperos prontos. A quantidade de tempero pronto para a quantidade de arroz vem indicada na própria embalagem.

Sim, eu sei que muitos ainda preferem comer comida japonesa fora de casa, mas sei também que muitos adorariam aprender a fazer esta delícia na própria casa, então para estes eu desejo boa sorte e digo que não é difícil como parece. Siga todas as dicas e…

Bom Apetite!

10 Comentários para “Noite de temakis

  1. Minha nossa, Fabi, que noite mais deliciosa!! Ótima ideia para reunir amigos, todos ajudando. Só espero que aqui em Florianópolis tenha esse tempero pronto para o arroz… hehehe Hmmmm delícia. Beijos

    • Milene, se não tiver os ingredientes para fazer o molho inteiro você consegue facilmente em lojas de produtos orientais. Se eu não me engano tem uma em Floripa, viu. E olha, sempre vale à pena promover uma noite entre amigos em casa, mesmo que a comida não ficasse boa…hahahahah
      Beijos

  2. Logo que começou a febre do cream cheese no Temaki eu até gostava, mas agora fico repugnada…Esse também é o meu preferido apenas arroz, salmão e cebolinha. Deve ser divertido uma sessão “faça o seu temaki”… Os meus ficariam terríveis, sou pouco habilidosa com as mãos, hehehe. Bjs, Ju

    • Que nada Jú, você acerta com facilidade. Eu adoro um trabalho manual do tipo fazer massa, nhoque, esfiha, kibe, então eu sempre acerto fácil fácil. Se não der certo no primeiro é só tentar de novo, uma hora você acerta!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *