Massa com cogumelos flambados no whisky

terça-feira, 10 de julho de 2012

Esta massa é simplesmente perfeita pra mim! Eu amo massa, amo cogumelos e amo um molho de macarrão assim, só com base de azeite, ou manteiga, ou ambos. Esta massa já passou aqui no blog outras vezes, mas vocês sabem como é né, com o tempo nós vamos aprimorando nossas receitas preferidas e nunca achamos que chegamos à receita definitiva, e assim eu deixei de usar a vodka da receita antiga para usar o whisky no momento de flambar os cogumelos, e achei muito mais saboroso, mais suave, enfim, estou em love total com esta receita nova! E a melhor parte é que é uma massa leve e muito rápida de preparar. Outra coisa importante que faz desta massa uma queridona aqui em casa é o fato de usar poucos ingredientes, e se for difícil encontrar o cogumelo fresco use champignom mesmo, e até com palmito no lugar dele a massa fica muito boa! Olha só que delícia:

Massa com Cogumelos Flambados no Whisky 

(para 1 pessoa)

Ingredientes:

  • 150g de massa longa (spaghetti, capelini, talharim, etc)
  • 1 xícara (chá) de cogumelos paris frescos (ou congelados) cortados em cubos grandes
  • 3 colheres (sopa) de salsa fresca picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de whisky 
  • 2 dentes de alho amassadinhos
  • pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo: Coloque bastante água para ferver e cozinhar a massa. Enquanto a massa cozinha derreta a manteiga com o azeite em uma frigideira e refogue o alho. Em seguida junte os cogumelos e refogue por 3 minutos, em fogo médio, mexendo. Adicione o whisky e incline levemente a borda da frigideira sobre a chama do fogão, para que a chama passe para dentro da frigideira, iniciando o processo de flambar. Deixe cozinhar até que a chama da frigideira se apague, depois reduza o fogo para o mínimo, adicione a salsa fresca picada, ajuste a pimenta e o sal. Escorra a massa e passe para uma travessa. Cubra com o molho de cogumelos flambados e misture tudo delicadamente. Sirva em seguida com queijo parmesão ralado a gosto.

Bom Apetite!

 

9 Comentários para “Massa com cogumelos flambados no whisky

  1. Querida!!! Acertei o prato!!!! Falei que era spaghetti com cogumelos flambados!!! Mereço um mimo!!! rss
    Adorei a receita, vou testá-la em casa do jeitinho que você faz.
    Fiz outra semelhante, com conhaque!
    Abração

  2. Adorei a receita!!!
    Pena que não posso fazer pro maridão, não curte mushrooms…. oq mais combinaria para flambar no whisky?
    Beijos

  3. Ola gostei da receita, nao conhecia seu blog estou vendo hj pela primeira vez e percebi qu egosta da cozinha arabe, pois foi atraves dela que o descobri (muhamara). Em fim tive uma ideia para sua receita vc disse que fez com vodka e depois aplimorou com wisk. Pois acho que ficaria tambem muito boa com Arak, que tem um sabor de anis. Se vc esperimentar me fale vou tentar fazer tambem, abraços parabens pelo bom gosto.

  4. Nunca sei se devo lavar ou não os cogumelos frescos :(
    Uma vez lavei um (acho que funghi) e ele absorveu tanta água que estragou a receita. Aí esses dias eu comprei esse paris, eles estavam tão sujos e eu sem saber o que fazer.

    • Fernanda, o funghi seco (desidratado) tem mesmo que ser hidratado em água quente apenas por tempo suficiente para que ele se hidrate, sem encharcar. Os outros cogumelos você deve limpar com uma escovinha para tirar a terra e depois usar, pois absorvem muita água mesmo. Já os cogumelos do tipo Paris podem ser sim passados rapidamente em água pois tem uma textura mais firme e não encharcam tão rápido. É assim que eu faço em casa.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *