Doce de Abóbora com Coco – a receita

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vocês devem se lembrar que neste post aqui eu prometi trazer a receita de doce de abóbora da minha avó, o mesmo que ela faz há várias décadas, e também a mais amada por toda a família. Eu disse pra ela que tinha mostrado o doce que ela me mandou aqui no blog e que vários leitores me pediram a receita, então ela logo me passou, sem nenhum rodeio. É o que eu sempre digo, quem gosta de cozinhar gosta de compartilhar, de dividir o que sabe, seja pouco ou muito e minha avó sempre foi dessas de conversar sobre receitas, trocar receitas e até mesmo copiar receitas do caderno dela para as pessoas, acho tão fofo isso!

Mas então, aqui está a receita da D. Evany, e ainda vem com dicas super espertas de quem cozinha há muito tempo:

DOCE DE ABÓBORA DA VÓ EVANY

Ingredientes:

  • 3 kg de abóbora descascada e picada congelada 
  • 1,5kg de açúcar comum
  • 10 cravos
  • 4 pedaços grandes de canela em pau
  • 400g de coco fresco ralado (ou a mesma quantidade de coco desidratado)

Modo de Preparo: Coloque a abóbora congelada sobre um escorredor de macarrão e deixe descongelar e escorrer a água água por 1 hora, aproximadamente. Coloque todos os ingredientes, exceto o coco ralado, numa panela grande e deixe cozinhando em fogo médio até a abóbora desmanchar e o doce escurecer um pouco. Durante este processo não pode parar de mexer o doce na panela, isso não quer dizer que você precisa mexer sem interrupções, mas é bom mexer de 5 em 5 minutos. Este processo vai durar aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Quase no final do cozimento, quando perceber que a água do doce secou bastante e há apenas uma caldinha no fundo junte o coco ralado e cozinhe por mais 15 minutos. Desligue, espere esfriar, distribua em potes com tampa e leve à geladeira ou congelador. 

Dicas:

-A minha avó diz que só usa abóbora congelada para fazer este doce porque a abóbora in natura soltaria muita água durante o processo de cozimento.

– Dá para fazer a versão DIET deste doce para quem não pode ingerir açúcar. Para isso, basta ajustar a medida de adoçante culinário para a medida equivalente à quantidade de açúcar comum indicada na receita, lembrando que o adoçante culinário é bem mais forte e doce do que o açúcar comum, e geralmente a quantidade equivalente para a substituição do açúcar vem indicada na própria embalagem do produto.

– Este doce pode ser congelado em potes fechados por até 6 meses, mas lembre-se, se descongelar uma vez não poderá congelar novamente, então o melhor é distribuir em pequenos potes, assim descongela-se um de cada vez.

De fato este doce não é rápido de preparar, mas a parte boa é que rende bastante e quando você provar o resultado do “sacrifício” de mexer a panela você vai ver que o esforço compensa, e muito! Outra coisa que não pode ser esquecida: um doce assim perfuma a casa todinha, melhor aromatizador de ambientes que já “inventaram”….hahahahha

Espero que tenham gostado da receita da “vóvis”. Ah, ela ficou super feliz de participar do blog com uma receita de família!

8 Comentários para “Doce de Abóbora com Coco – a receita

  1. Oi Fabi!

    Que delícia este doce! Eu imagino o cheirinho que fica na casa, nossa!
    Logo, logo vou deixar de imaginar e realmente sentir porque eu vou fazer! hehehe beijo

    Nara

  2. Oi, Fabi! Eufaço esse doce com certa frequência,mas com uma diferença: abóbora assada! Deixo ela assando no forno até ficar macia e então boto na panela. Fica bem bom! Agora vou tentar com a abóbora congelada!

    Beijinhos!

    Vivi.

    • I Luzia, agora você me pegou. Mas a minha avó sempre faz em grande quantidade, posso perguntar pra ela e depois volto para te responder ok?

  3. Oi Fabi sempre fiz doce de abóbora ao natural, nunca tinha feito ou sabido com ela congelada, vou fazer exatamente essa congelada para provar , achei ótima , não terei as mãos da sua avó..mais terei a receita dela kk ok bjus pra ti e pra ela. Sómente agora abro esse site espero que estejam bem.

  4. Se o cheiro pudesse ser enviado via internet inundaria tudo. Estou fazendo neste momento, só que com abóbora descongelada e um pouco mais de côco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *