Dinner Experience – um jantar surpreendente

quinta-feira, 05 de julho de 2012

Outro dia fui convidada a participar de um jantar ao melhor estilo daqueles “jantares secretos”, em que não se sabe com antecedência o que será servido, como será servido e quem serão os outros convidados. Mistério total! Eu adoro esse tipo de surpresa, acho muito estimulante ficar tentando imaginar como será a noite, e no caso do Dinner Experience só tive boas impressões. Fomos recepcionados na casa do chef Marcelo Facini que nos proporcionou um jantar instigante do início ao fim, cheio de surpresas para aguçar nosso paladar e mandar para bem longe qualquer poeirinha de rotina que qualquer de seus convidados estivesse carregando. 

O Dinner Experience é uma experiência gastronômica inovadora aqui no Brasil. Promovido pelo chef Marcelo Facini e pelo executivo João Annibale, é uma experiência para poucos, já que se trata de um jantar exclusivo que conta apenas com convidados que são conhecidos do chef, ou que são recomendados por alguém que o chef conheça. Mas o diferencial não está apenas aí, está também na recepção acolhedora e gentil, na comida de ótima qualidade, e no serviço impecável. E tudo isso muito bem acompanhado por excelentes vinhos e champagne.

Logo que chegamos fomos encaminhados para a varanda com uma bela vista de São Paulo, e lá nos esperavam tábuas de queijo de ovelha sem lactose, castanhas, amêndoas e outros petiscos instigantes que mesclavam geleia de cachaça, pétalas de rosas comestíveis, fagara (um tipo de especiaria exótica) e outras combinações bem ousadas, mas surpreendentemente deliciosas.

Em seguida fomos para a sala de jantar, de onde podíamos avistar o trabalho do chef e de seu auxiliar enquanto desfrutávamos de boa companhia e boa bebida. E assim seguiu-se um jantar delicioso, cheio de aromas, cores, sabores e propostas surpreendentes, com receitas bastante saudáveis, sem lactose e sem glúten. Na sequência, fotos de alguns pratos servidos no jantar.

Cuzcuz de milho, palmito, banana, abobrinha, ervilhas, cenoura, coentro, noz moscada, folhas de curry, alga Hijiki, garam masala e oimenta biquinho com flor e folhas de jambú

 

Tartar de manga com rúcula e agrião com molho cítrico, especiarias e romã acompanhado de aspargos com tahine

 

Creme de mandioquinha, abóbora japonesa, pinhão com molho de soja, pau de baunilha e especiarias com shimeji com gengibre ao rum e zimbro

 

Risoto de arroz negro com trio de cogumelos, alho poró, tomate, vinho do porto, amêndoas, cheiro verde, anis estrelado acompanhado de couve mizuna

 

Bolo de banana com farinha de rosca integral, canela, cravo e cardamomo coberto com geleia de alfazema e Aamor Haluwa

Para finalizar o jantar, o ponto alto foi a degustação de uma frutinha africana muito exótica in natura chamada de Miraculina. Ela é capaz de modificar completamente o paladar, fazendo com que todo azedo se torne doce, enganando as papilas gustativas e fazendo o suco do mais azedo dos limões parecer merengue de limão, e a melhor das champagnes parecer “sangue de boá” (sangue de boi, aquele vinho bem doce bastante comum no interior) e o mais intrigante é que este efeito pode durar horas. É engraçado ver a reação das pessoas provando o limão azedo antes e depois. 

De fato a culinária diversificada e abrangente do talentoso chef Marcelo Facini surpreende pelos ingredientes exóticos, pelas muitas combinações inusitadas de especiarias e temperos e principalmente por causar nas pessoas a sensação de que “brincar” com as papilas gustativas é fácil, é simples e acima de tudo muito prazeroso. A alquimia que acontece ali naquela cozinha certamente ainda vai dar muito o que falar.

Para saber mais: http://www.facebook.com/AnnibaleFacini

5 Comentários para “Dinner Experience – um jantar surpreendente

    • Tamyris, a miraculina é realmente encantadora! Eu não acreditava no efeito até provar! Pelo que eu vi a miraculina in natura – como foi servida no jantar – é muito rara por aqui, mas já me disseram que alguns sites vendem um comprimido à base do extrato da miraculina e que o efeito é praticamente o mesmo. Não sei porque nunca comprei, não fui atrás, mas vale a busca!
      Beijos

    • Tamyris, nunca procurei, mas já fiquei sabendo que em alguns sites “gringos” eles vendem e entregam aqui no Brasil, mas em forma de pastilha – que dizem gera efeito semelhante ao da fruta. Vai saber se é verdade né, só tentando mesmo! Bjo

  1. Fá, que post delicioso!!!! A hospitalidade do João, adquirida ns muitos anos de trabalho no ramo hoteleiro, e a criatividade culinária do Marcelo, vinda da curiosidade inata dele, das pesquisas e das viagens ao redor do mundo, fazem a combinação perfeita para uma reunião agradabilíssima!! Já provei algumas receitas criadas pelo Marcelo, e, assim como você, fiquei surpresa com os sabores únicos que experimentei!! Com certeza, o Dinner Experience do chef Marcelo Facini vai fazer muita gente babar (literalmente)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *