Couve-flor assada

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eu amo couve-flor! É simplesmente uma delícia e há muitas formas de prepará-la. Ultimamente eu ando fazendo couve-flor assada em casa, acho fácil e prático porque não preciso ficar acompanhando, é só colocar dentro do forno e esperar ficar pronto. Para ser mais rápido eu dou uma aferventada na couve-flor antes de levá-la para o forno. Depois de prontas podem ser misturadas a um gostoso macarrão – como este AQUI – podem virar suflê, torta ou risoto, mas se você preferir ela também pode ser a fiel escudeira de um filé de frango grelhado :) Viu só quanta coisa boa dá pra fazer?

COUVE-FLOR ASSADA

Ingredientes:

  • 1 pé de couve-flor separada em bouquets e bem lavadas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 colher (sopa) de farinha de rosca
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Leve água abundante para ferver e quando levantar fervura coloque os bouquets de couve-flor na água e cozinhe por 3 minutos apenas. Pré-aqueça o forno a 180º, disponha a couve-flor em um refratário, tempere com azeite, pimenta e sal e polvilhe a farinha de rosca por cima de tudo. Leve ao forno por 20 ou 30 minutos ou até perceber que a couve-flor está dourada.

Bom Apetite!

 

16 Comentários para “Couve-flor assada

  1. Olá, será que eu podia fazer uma perguntinha de decor??? Achei linda a cor da sua mesa, vc sabe de que madeira ela é feita? Estou querendo fazer uma mesa para a copa, e sou apaixonada por esse tom de madeira, meio mel, clarinha. Super beijos e lindo blog, Ana

    • Oi Ana, eu também amo este tom de madeira! Esta mesa da foto fica justamente na minha copa. O nome da madeira é “TECA”, ela é bem amarelada, fica lindíssima. Procure comprar uma madeira certificada, sempre!
      Beijos,
      Fabi

  2. Ahhh, ótima receita! Já preparei uma receita de couve-flor assada também mas dei uma incrementada com batata e molho branco por cima. Ficou muito bom!

    • Oi Juliana! Ops, foi falha minha mesmo! O alho você espalha por cima da couve-flor antes de levá-la ao forno, mas tem que ser bem picadinho.
      Beijos

  3. Pra tí que gosta de sopinhas: fiz um creme de couve-flor com cenoura, temperado com noz moscada e páprica, com uma linguicinha refogada, ficou muuuuito bom!

  4. Menina de Deus!!!!!!!!!!!!!
    Como é que pode uma pessoa que se considera antenada (como eu) não conhecer seu site???!!!!!!!!!!!! Não tem desculpa!!!
    AMEI ELE TODINHO!!!!!!!!! Claro que olhei todas as páginas que consegui (o tempo é meio curto), e A D O R E I!!
    Virei fã fiel! Parabéns Fabi!!!
    Beijocas mil,
    Ju.

    • Oi Jú! Que bom que você encontrou então, antes tarde do que nunca, né?! Obrigada pelo elogio, chego a ficar vermelhinha quando leio comentários como o seu, mas adoro!
      Agora promete que volta sempre? hahahah :)
      Beijos!

  5. Pingback: Mundo on – Receitas da Semana #2 | Ovo Frito Estáile

  6. adorei o site. so esqueci de ferver a couve flor. esta la no forno. hahahhaaa sera que vai ficar bom? rs depois eu conto se deu certo hehe”

  7. Voltei pra deixar a resposta. Deu certo. E ficou uma delicia! Hehehehe ficou 45 minutos no forninho. Entao o próprio vapor o amoleceu. Parabéns pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *