Couscous de grão-de-bico e tomate

sexta-feira, 06 de julho de 2012

Tem aqueles que dizem cuscuz e tem aqueles que dizem couscous, e pelo que eu andei pesquisando ambas as denominações estão corretas, mas eu tenho mania de usar “couscous” para este aqui com sêmola de trigo, e “cuscuz” para o nosso brasileiríssimo prato à base de farinha de milho. É só mania, então você pode chamar como quiser. Vira e mexe eu coloco uma receita de couscous por aqui, mas a razão disso é que o couscous é tão fácil de preparar, tão rápido e tão versátil que ele não falta na minha despensa. Desta vez a combinação foi bem simples. Coloquei grão-de-bico e tomate, que resultou em uma refeição leve e bem saborosa! Para acompanhar eu fatiei tofu firme, temperei com azeite, molho de soja, ervinhas e ficou uma delícia, mas poderia ser um filé de frango grelhado, peixe, etc.

Couscous de grão-de-bico e tomate

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de sêmola de trigo para couscous
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 1 xícara (chá) de tomates picados
  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico já cozidos
  • salsinha e hortelã a gosto
  • 1 fio de azeite
  • sal e pimenta a gosto 
Modo de Preparo: Coloque a sêmola para o couscous numa tigela e cubra com a água quente. Tampe com um prato e depois envolva em um guardanapo de pano. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso numa caçarola coloque o  tomate picado, o grão-de-bico cozido, o azeite e refogue em fogo baixo até o tomate começar a desmanchar. Acerte o sal, coloque as ervas frescas rasgadinhas e adicione pimenta a gosto (se estiver usando). Desligue e reserve, deixando ficar morno. Solte os grãos de sêmola com um garfo, fazendo movimentos como se estivesse raspando a superfície, e aos poucos vá soltando todos os grãos até que fiquem bem soltos. Misture o grão-de-bico com tomates ao couscous e sirva.
Bom Apetite!

4 Comentários para “Couscous de grão-de-bico e tomate

  1. Oi, Fabiana!

    Conheci o seu blog hoje quando buscava uma receita de risoto de pinhão e já me apaixonei! Certamente farei ao menos uma visitinha todo dia a partir de agora! Suas receitas são muito delicadas e fáceis de executar (ih, não testei nenhuma ainda, será que já posso dizer isso?), notoriamente feitas com muito carinho, o torna cada prato incrível mesmo quando feito com ingredientes simples. Parabéns pela qualidade dos textos, das imagens e das suas produções culinárias. E obrigada por compartilhá-las conosco!

    PS: farei a receita do bolo de doce de leite com maracujá neste final de semana e te conto o resultado!

    Beijos!

    Bianca

  2. Hmm. Gosto de fazer na medida de 1/1 de líquido e sêmola média. E servir com alguma carne com bastante caldinho pra envolver tudo. Delícia. Gostei da idéia do Tofu junto! Grelhadinho tb deve ficar Show.

  3. Adorei, a combinação dos ingredientes deu um belo resultado, busco sempre por receitas saborosas sem a proteina animal.
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *