Capeletti in brodo vapt-vupt

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Esta sopinha deliciosa e muito famosa é uma das mais mais na minha lista de sopinhas preferidas! Para quem não sabe o capeletti in brodo é uma receita tradicional italiana, consistente em um caldo (o brodo) aromático e muito saboroso que pode ser à base de carne ou frango e algumas pessoas – assim como eu – ainda acrescentam pedaços de carne e legumes. Esta sopinha na minha versão é preparada exatamente da forma que eu mais gosto, e uma das vantagens de saber cozinhar é justamente esta, imaginar um prato como ele seria perfeito pra você e depois prepará-lo quando a vontade bater! Este capeletti in brodo é bem rápido de preparar e é uma versão simplificada também, para os dias PP (Pressa ou Preguiça), e vamos combinar que com este frio que anda fazendo em algumas regiões do Brasil esta sopinha é perfeita para aquecer e confortar :)

Capeletti in Brodo (para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 250g de capeletti (usei fresco, daqueles de caixinha)
  • 300g de coxão mole cortado em cubos
  • 1,5 litro de água quente
  • 2 xícaras (chá) de legumes variados picados (usei cenoura, vagem, batata e mandioquinha)
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • salsinha e cebolinha picadas a gosto
  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo: Tempere os cubos de carne com sal e pimenta. Numa panela de pressão aqueça o óleo e frite os cubos de carne até ficarem dourados. Junte a cebola e o alho e refogue por 2 minutos junto com a carne. Cubra com a água quente, a salsinha e a cebolinha e tampe a panela. Assim que a panela pegar pressão cozinhe a carne em fogo baixo por 15 minutos. Depois desligue a panela, deixe a pressão sair e junte os legumes picados. Cozinhe em fogo médio por mais 15 minutos, e nos últimos 5 minutos junte o capeletti, que deverá ficar cozido al dente.

Dica: Se quiser diminuir mais ainda o tempo de preparo basta utilizar aqueles saquinhos de legumes congelados que já vem picados. Eles são congelados  ainda frescos e já vem higienizados, o que faz deles muito mais saborosos do que a versão “em conserva” e quebram o maior galho!

Bom Apetite!

 

18 Comentários para “Capeletti in brodo vapt-vupt

  1. eu nem pico nada: pego o pedaço da carne (aqui em casa sempre usaram músculo; quando fui fazer meu primeiro brodo da vida, não tinha, e o açougueiro sugeriu acém, e ficou ótimo), junto com cebolas e alhos cortados ao meio, umas cenouras e mandioquinhas em pedações, e uns tomates sem semente. água neles tudo, sal, pressão. depois tiro todos os sólidos, só deixo o líquido reduzindo um pouco e coloco os capelettis.
    no prato, doze quilos e meio de queijo ralado \o/

    NHAM!

    e a carne fica uma delícia pra comer com mostarda. se sobra, desfio e refogo com cebola, e como feliz da vida no dia seguinte, no almoço.

    brodo é vida! \o/

  2. Fabi sou doida prá fazer essa receita, o problema é o capeletti, esses que a gente compra pronto eu acho ruim e fazer o capeletti eu ando com preguiça, mas vou anotar a sua receita quem sabe me animo!
    Bjs

    • Maura, a marca que eu compro é bem boa, é fresca e tem um sabor bem suave, tente mudar de marca e quem sabe dá certo!
      Beijos

  3. Sopa Aprovada… Já corri ontem a noite fazer, pra me esquentar do frio que está fazendo aqui no Sul… Marido estranhou quando olhou… torceu o nariz, mais depois da primeira colherada amouuu!!! Obrigada por sempre me inspirar!!! hehehehe… bjooooooo

    • Ah Roberta, eu é que agradeço pelo carinho, e fico muito feliz que você tenha conseguido agradar o maridão com a sopa :)
      Beijos!

  4. Fabiana, minha avó italiana fazia com capeletti recheado com frango, e o caldo da sopa tb era frango. Tantas e tantas noites tomei dessa sopa com ela, e dps que ela se foi, nunca mais tomei igual! Despertou boas recordações!

    • Que bacana Aline! Minha mãe também faz com frango, mas como eu prefiro carne fiz desse jeito. A comida é uma fonte inesgotável de deliciosas lembranças, parece que revivemos a cena quando provamos ou vemos um alimento que nos traz lembranças. Comigo é assim também, e é tão bom poder “trazer” as pessoas queridas de volta à nossa memória por algo bom né?
      Beijos

  5. Fabi minha filha de 11 anos adora sopas de capeletti.Se ela não está muito bem é só fazer uma sopinha com capeletti e ela melhora.Essa sua está com uma cara maravilhosa.Ainda não fiz desse jeito, da próxima vou fazer sua receita.Bjos.

  6. Minha sopa preferida!! Da minha infancia. O brodo era feito c uma galinha inteira ou de musculo ,o c cozimento lento ,levava horas e horas, com louro, alho cebola cenoura, nabo , salsão,e outras ervas frescas Enfim, vou ter que fazer neste final de semana! Abs

    • Ah Helena, esta versão original, mais demorada e com o caldo caseiro sendo feito lentamente é a ideal, mas para os dias de pressa na correria do meio da semana eu acabo sempre optando pela versão “vapt-vupt”!
      Bjos

  7. Passei para ver se a receita era igual ao que faço e vi que era, mas dou uma dica: Compre pães italianos, faço uma tampa em cima, retire um pouco do miolo forre com fatias de queijo prato e despeje o caldo bem quente e tampe. Hummmm ! não há convidado que resista ahsuahsuahahsua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *