Bife de Chorizo com Farofinha de ovo

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Bife de Chorizo é um corte de carne tradicional da Argentina, é considerado  inclusive um dos ícones da gastronomia daquele país, ao lado das (amadas) empanadas, do bife de tira, dos alfajores e do “dulce de leche”. Este corte aqui para nós seria o equivalente ao nosso contrafilé, só que cortado com aproximadamente 6 centímetros de altura. Esta carne é uma carne bem macia e saborosa, pode ser feito na panela, na grelha ou na churrasqueira. É claro que eu sempre prefiro a churrasqueira, mas para um almoço rápido no meio da semana eu coloco na panela mesmo que fica pronto mais rápido e dá menos trabalho. 

Para acompanhar esta deliciosa carne não precisa muito. No meu caso uma boa porção de cebola refogada no azeite (ou na manteiga para quem pode abusar das calorias extras) e uma farofinha de ovo é mais que perfeito! Olha só como não tem mistério algum o preparo do famoso Chorizo:

Bife de Chorizo

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 bifes de chorizo com aproximadamente 6cm de altura
  • 1 cebola grande descascada e fatiada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • pimenta moída e sal a gosto

Modo de Preparo: Use preferencialmente uma panela de ferro. Coloque a panela no fogo sem nada dentro e deixe ficar bem quente. No prato tempere os bifes de chorizo com metade do azeite, pimenta e sal, de ambos os lados. Coloque a cebola para refogar no azeite em fogo médio e quando murchar tempere com pimenta e sal, depois deixe em fogo baixo até quase caramelizar. Coloque os bifes na panela bem quente e tampe. Deixe fritar por 5 minutos sem mexer e depois vire e deixe por mais 5 minutos. Se gostar da carne bem passada deixe 8 minutos de cada lado, e se quiser faça o teste do corte com a faca bem no centro para enxergar se está bem passada por dentro. O bife de chorizo é bem grosso e por isso pode ter que ficar bastante tempo na panela para quem gosta dele bem bem passado.

Dica: Atualmente é fácil encontrar bife de chorizo já cortado em supermercados. Os meus eu encontro naquele “lugar de gente feliz”, sabem? Ou para quem tiver um açougue de confiança e o açougueiro for “bão pra caramba” basta pedir para ele cortar.

Farofa de ovo

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca flocada (tipo bijú)
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • sal a gosto
  • 1 fio de azeite

Modo de Preparo: Aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola até ficar transparente. Quebre os ovos e tempere com sal. Espere os ovos começarem a cozinhar para mexer, assim o resultado serão os pedaços maiores de ovos na sua farofa. Mexa um pouco como se fosse fazer ovos mexidos, delicadamente. Quando os ovos estiverem cozidos junte a farinha de mandioca e mexa para misturar. Se gostar de farofa com bastante farinha basta acrescentar mais. Deixe secar um pouco por uns 2 minutos. Ao final regue com um fio de azeite para perfumar e sirva com o bife de chorizo.

Fala se não é um prato suculento e cheio de graça?! :)

Bom Apetite!

6 Comentários para “Bife de Chorizo com Farofinha de ovo

  1. Hummmm… farofinha de ovo tem gosto de infância prá mim!!! Me deu saudade!!!! O prato tá com aquela cara “vai… me come logo”!!! Fabi, esse friozão que vem fazendo no interior de São Paulo pede umas sopinhas, caldos… você sabe de algum creme de pinhão??? Não sei de onde tirei essa vontade… Bjão

    • É verdade Carol, por aqui também tem feito muito frio! Só dá vontade de comer sopa, torta, risoto, massa e de preferência bem quentes!
      Eu nunca fiz creme de pinhão, mas acho que se você procurar no “tio Google” você vai encontrar com facilidade alguma receita boa.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *