Arroz Negro com Bacalhau

quinta-feira, 12 de julho de 2012

No último final de semana eu recebi um casal de amigos para jantar em casa, e como eu não queria passar muito tempo na cozinha para aproveitar a conversa decidi fazer um prato único, bem prático, fácil e saborosíssimo com bacalhau. Há tempos que eu tinha uma caixinha de arroz negro na despensa e então não pensei duas vezes antes de usá-la.  O arroz negro sempre causa ótima impressão nas pessoas, todos querem saber se ele foi tingido, outros perguntam se é tinta de lulas, mas não, não é nada disso. Eu já contei a história do arroz negro neste post AQUI, bem no início do blog.

Mas voltando à receita, agora sempre que eu preparo arroz negro eu misturo os ingredientes só ao final do cozimento ou então na montagem do prato – como fiz desta vez – já que o arroz negro tinge mesmo qualquer ingrediente que seja cozido junto com ele, então se a intenção é destacar o ingrediente faça como eu fiz aqui, salteei o bacalhau separadamente e apenas na montagem eu o espalhei sobre o arroz negro. Esta é uma receita deliciosa, e dá para usar o mesmo conceito e substituir o bacalhau por tirinhas de frango, de carne ou uma variedade de cogumelos. Olha só que fácil de fazer:

Arroz Negro com Bacalhau (para 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 caixinha de 250g de arroz preto
  • 1 litro de água
  • 1 cubo de caldo de legumes 
  • 500g de bacalhau em lascas, já dessalgado
  • 1 xícara de grão-de-bico cozido al dente
  • 1 tomate picado
  • 2 dentes de alho amassados
  • salsa e cebolinha a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • castanhas picadas para finalizar (opcional)

Modo de Preparo: Numa panela coloque o arroz, cubra com a água e deixe ferver para juntar o caldo de legumes. Reduza o fogo e deixe cozinhando em fogo médio com a panela semi tampada até perceber que o grão do arroz está macio – ele leva mais tempo para cozinhar do que o arroz comum e talvez precise de mais água durante o cozimento. Se for o caso, acrescente mais água. Enquanto o arroz cozinha prepare o bacalhau, que já deve estar dessalgado. Aqueça o azeite em uma frigideira e junte o alho. Deixe dourar e adicione o bacalhau em lascas. Deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo delicadamente e junte o grão-de-bico cozido e o tomate picado. Cozinhe por mais 3 minutos em fogo médio, ajuste o sal e a pimenta e desligue. Sirva o bacalhau sobre o arroz negro em uma travessa, polvilhe salsa e cebolinha a gosto, salpique castanha picada e sirva regado com azeite.

Bom Apetite!

9 Comentários para “Arroz Negro com Bacalhau

    • Eu também adoro o arroz negro Fê. Ele tem – além de uma cor linda – um sabor e um aroma com um “quê” de defumado que eu não sei de onde vem, mas é delicioso de qualquer jeito!
      Beijos

  1. Fabi, virei fã do seu blog, adoro suas receitas!
    Aprendi a cozinhar a pouco tempo, e adoro me aventurar em receitas novas. Estava procurando um prato diferente para servir num jantar para meus sogros, e acho q encontrei!
    Alguma outra sugestão para substituir o grão de bico? Ervilhas tb não fazem sucesso aqui em casa…
    Bjo!

    • Oi Thaís! Você pode substituir o grão-de-bico por abobrinha em cubinhos (mas tem que refogar, ok?), brócolis cortadinho e até mesmo vagens ou cenoura.
      Beijos

  2. uso com freguencia o arroz negro em meus evento em meu trabalho no rio quente resorts em goias,mas tenho uma pequena duvida qual a quantidade exata de agua p cada um kg de arrosnegro cozido.

    • Oi Jorge, arroz negro é bom demais né!
      Eu sempre calculo 1 parte de arroz para 3 de água, mas na verdade eu sempre deixo faltar um pouquinho de água para ter que adicionar quando o arroz está semi cozido, assim ele solta um pouquinho mais de amido e fica mais cremoso, como se fosse um risoto. Por ter o grão bem mais duro ele precisa de bastante água para cozinhar e leva mais tempo que o arroz comum, mas para 1 kg eu diria que seriam aproximadamente 2,5 litro de água. Quando ferve eu abaixo o fogo e deixo cozinhar semi tampado.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>