Torta Caprese de Liquidificador

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Em casa nós somos apaixonados pela combinação tomate + queijo + manjericão, aquela clássica denominação de “caprese”. O nome caprese hoje é utilizado de forma popular, mesmo quando o queijo não é mozzarella de búfala e mesmo quando não é salada (como a receita original criada da Itália), então para ficar mais prático eu vou me permitir chamar esta combinação – tomates, queijo e manjericão – de caprese sempre que eu achar que devo, espero que não se importem :)

Desde criança aprendi com a minha mãe a fazer torta de liquidificador por ser bem fácil e eu adorava colocar os ingredientes dentro do liquidificador e apertar o botão. Até hoje nada mudou, a torta de liquidificador continua sendo muito fácil e super prática por ter apenas uma única etapa de preparo. Outra coisa boa da torta de liquidificador é que podemos liberar a criatividade e fazer um delicioso recheio com os ingredientes que temos em casa. Sempre faço esta torta em casa porque o marido adora, e dessa vez fiz uma versão vegetariana que ficou deliciosa, principalmente porque já adicionei na própria massa do liquidificador um bom punhado de manjericão, que perfumou a massa e lhe deu uma linda cor. Preciso dizer que não sobrou nadinha? 

Torta Caprese de Liquidificador

(serve 4 pessoas)

Ingredientes para a massa:

  • 1/3 de xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 3 ovos inteiros
  • 1 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (usei 1 integral e 1/3 branca)
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
  • manteiga ou margarina para untar a travessa (ou assadeira)
  • 1 punhado de manjericão fresco (aprox. 1 xícara de chá)
Ingredientes para o recheio:
  • 2 xícaras (chá) de mini tomates cortados ao meio
  • 1 xícara (chá) de queijo branco cortado em cubinhos (ou outro queijo)
  • 12 folhas de manjericão fresco
Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 180º. No liquidificador acrescente todos os ingredientes da massa, exceto o fermento que deve entrar apenas no final. Bata bastante os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Junte o fermento e bata novamente por apenas alguns segundos, só para misturar. Unte a travessa ou assadeira com manteiga e despeje a massa do liquidificador. Por cima da massa distribua os cubinhos de queijo, os tomates cortados e com as pontas dos dedos dê uma afundada dentro da massa da torta. Finalize com as folhas frescas de manjericão e leve para assar em 180º por 30 a 40 minutos, ou até perceber que a massa está seca por dentro fazendo o teste do palito.
Bom Apetite!

25 Comentários para “Torta Caprese de Liquidificador

  1. Vi lá no face e vim correndo conferir, já estou levando a receita.
    Embora a torta de liquidificador seja simples, aprendi que a mistura de sabores no recheio é que faz a diferença.
    Esta ficou especial.
    Beijos

  2. Nós aqui em casa sempre fazemos torta de liquidificador, várias versões dela. Já fiz com massa de espinafre e recheio de queijo, tomate, presunto e bacon, massa de cenoura e recheio de carne moída refogada com queijo minas, e a mais gostosa é a de “sobras”, que leva carne moída, arroz branco, abobrinha, beterraba, antepasto de beringela com alho, cebola, orégano e azeite e com uma massa básica. Todas ficam muito gostosas!

    • É isso aí Bianca, os meus recheios também são assim, eu aproveito tudo o que tenho, desperdiçar é que não pode né?!
      Beijos

  3. Achei a receita muito interessante, fácil de fazer e não parece muito calórica. Por acaso tu terias ideia de quantas calorias tem cada porção? Obrigada!

    • Ah Ângela não sei mesmo quantas calorias tem viu…sei que é mais light do que a tradicional porque leva farinha integral e azeite no lugar de óleo, manteiga ou margarina. Mas para saber as calorias seria melhor você perguntar a uma nutricionista. Prefiro não arriscar.
      Beijos

  4. Nooooooooooooooooosssaaa… que trem que parece que é bom!!!
    So fiquei com uma duvida, a agua que sai do tomate e do queijo nao embatuma a massa nao??? Posso fazer com mussarela de bufala? Fico com medo porque é um queijo que tem muita agua… bjs …. Blog maravilhoso!!!

    • Oi Ethienne, este tomatinho cereja ou uva não solta muita água não, por isso não interfere na consistência da massa. Agora, a mozzarella de búfala solta bastante água sim, o ideal é você cortar e deixar escorrer um pouquinho o líquido, mas quando ela é aquecida ela derrete por igual por ser um queijo magro e então ela não se “espalha” demais. Dá certo sim, pode fazer! Beijos!

  5. Adorei essa receita!! Fiz ela ontem a noite e o maridão adorou!! Acrescentei palmito no recheio pois tinha um vidro aberto e quis aproveitar e ficou deliciosa!!

    • Que bom Ana Paula! Além de deliciosa é super prática né?! Fez muito bem de aproveitar e usar o palmito, fica delicioso mesmo!
      Beijos

  6. Amei essa torta , eu fiz e a receita é uma maravilha ,vale a pena combinação perfeita de ingredientes. Recomendo !!!!!!

  7. Nossa descobri essa receita pelo app do blog e precisei vir aqui dizer que eh maravilhosa!!!quase comi a torta inteira! A família toda gostou ate meu filho que é super chatinho para comer…vou fazer no Natal pq acho que todo mundo precisa experimentar…parabéns pela receita pelo blog e claro pelo baby que esta vindo ai! <3

    • Hahahaha, que delicia Renata! Em casa também adoramos esta tortinha, super prática e gostosa.
      Obrigada pelo carinho, um 2014 incrível pra você também :)
      Bjos!

  8. Fabi,

    Acabei de fazer e adorei! Só que da próxima vez farei com um pouco menos de manjericão, pois ficou um pouco forte. Usei apenas farinha branca e a massa ficou verdinha! O sabor dos tomatinhos assados ficou indescritível! Vc arrasa, como sempre!! Bjs!

    • Oi querida! Muito obrigada por comentar, fico super feliz que tenha aprovado a receita da tortinha :)
      Prática né?!
      Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>