Salmão no Papelote com alho poró e milho doce

sábado, 09 de junho de 2012

A receita de hoje é uma das minhas sugestões para o tão esperado Dia dos Namorados, e pra mim é muito esperado, já que nesta mesma data eu comemoro meu aniversário de casamento. Romântico né, casar no dia dos namorados? Sempre foi meu sonho! Mas então, esta receita é facílima, rápida e mesmo assim continua sendo puro glamour! O papelote deve ir fechado para o prato do convidado, e quando estiver na mesa você rasga o envelopinho e todo o aroma delicioso do peixe sobe com uma linda fumacinha. Já imaginou o efeito que você vai causar no love mostrando que sabe fazer um prato como este que parece – mas NÃO é – complicado? E mais uma vez eu aposto em uma sugestão de jantar com um prato rápido e sem trabalho porque né…é dia dos namorados e você merece estar descansada(o) e linda(o) para receber o seu amor! Lembre-se que a noite deve ser de pouca cozinha e muito namoro! Para acompanhar este delicioso salmão basta um arroz branquinho, ou uma saladinha no capricho. Olha gente, vocês não tem noção de como esta combinação de sabores fica perfeita, o alho poró carameliza e derrete na boca, o sabor adocicado do milho neutraliza a acidez do vinho, enfim, eu simplesmente adorei o resultado, e por aqui o efeito foi bombástico, marido amou tanto que ficou elogiando o prato o dia todo, até me chamou de mãos de fada….hahahha. O coisa boa que é alguém gostar da sua comida né?! Olha só como é fácil:

Salmão no Papelote com Alho Poró e Milho Doce

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 toletes de salmão de aproximadamente 300g cada (livre de pele e espinhas)
  • 2 talos de alho poró fatiado
  • 2 espigas de milho doce debulhadas (ou 1 lata de milho verde sem a água)
  • 1/3 de xícara (chá) de vinho branco seco ou whisky
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 pitada de páprica picante 
  • 1 pitada de pimenta caiena (ou pimenta do reino mesmo)
  • ervas frescas a gosto (usei cebolinha, salsa, hortelã e manjericão – apenas 1 folhinha de cada para perfumar)
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 quadrados de papel manteiga de aproximadamente 30 x 30 cm (ou papel alumínio)

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Num bowl misture o alho poró e o milho e tempere com 1 colher de sopa de azeite, páprica picante, sal e misture bem. Deixe descansar alguns minutos. Enquanto isso abra o papel manteiga e bem no centro coloque uma porção generosa da mistura de alho poró e milho, fazendo uma caminha para o peixe. Coloque o peixe sobre a caminha de alho poró e milho e tempere com pimenta, o restante do azeite, o sal e espalhe as folhinhas de erva por cima. Junte as pontas de cima e de baixo do papelote e enrole bem as pontas laterais , deixando a parte de cima do papelote aberta, como seu fosse uma bolsinha. Regue o salmão com o vinho (ou whisky) e feche a parte de cima do papelote, enrolando bastante para que não abra no forno. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos. Abra uma fenda na parte de cima para conferir se o salmão está cozido. Se achar que prefere uma casquinha dourada por cima dele, deixe mais 10 minutos. Sirva o papelote fechado sobre um prato, para ser aberto na mesa.

Abra um vinho, coloque uma música deliciosa para tocar e aproveite :)

Dica: Esta receita também fica muito boa com peixes brancos, atum fresco ou bacalhau, então se não encontrar salmão na sua cidade basta substituí-lo pelo filet de outro peixe. Mas lembre-se, quanto mais alto o seu filet, mais suculento será o resultado final.

2) Penso que substituir o alho poró por mini cebolas também deva resultar numa deliciosa combinação, vou testar em breve ;)

Bom Apetite!

13 Comentários para “Salmão no Papelote com alho poró e milho doce

  1. Ótima sugestão Fabi!! Não gosto de sair na muvuca desse dia…prefiro mesmo fazer um prato assim, levinho!!! Porque já cometi asneiras de fazer massa, carne e ainda uma super sobremesa…e depois ninguém ter ânimo prá mais nada!!! rsrrs. Afinal, tem que rolar um love nesse dia, né??? rsrrs
    Bom fim de semana.
    Bjooos

  2. Oi, Fabi! Descobri seu blog há pouco tempo, mas já sou sua fã!
    Já testei várias receitas, mas queria dizer que esse salmão não ficou como eu esperava… É gostoso, mas o alho-poró ficou cru… Isso porque deixei o peixe 40 minutos no forno!
    Vou tentar mais uma vez, mas talvez eu refogue um pouco o alho-poró antes.
    Beijos e parabéns pelo blog!

    • Tatiana, o meu eu fiz exatamente assim e ele ficou quase derretendo, como na foto. Eu fatiei o alho poró bem fino e deixei alguns minutos no tempero de azeite, como explico na receita. Se mesmo assim não der certo, abra durante o cozimento e se não estiver cozinhando bem junte mais azeite e um tiquinho de manteiga para ajudar o alho poró amolecer. Bjos e boa sorte na próxima!

  3. Fabi, com certeza vai ser meu jantar de hoje a noite! Mas olha, não achei salmão bom na minha cidade nem por decreto, dai comprei filé de corvina, que não é tão alto. Só to com medo que ele fique seco! Tomara que dê tudo certo porque eu nem vou testar antes pra ver se funciona também. Beijos!

  4. Fabi!! Além da cebola, vc tem alguma sugestão de ingrediente para substituir o alho poró?? Meu namorado não gosta de alho poró… então queria colocar alguma outra coisa no lugar…
    Obrigada.

    bjo

    • Nathane, se você tiver ambos em casa, com o peixe eu prefiro whisky, mas quando não tenho a opção uso o que tiver que o efeito é praticamente o mesmo.
      Beijos

    • Oi Marcella, o linguado serve sim com certeza, é um peixe delicioso! Só fique atenta ao tempo de forno porque como o linguado é um peixe de filés mais finos que os de salmão ele fica pronto mais rápido.
      O papelote deve ser totalmente vedado depois de acrescentar todos os temperos e só deve ser aberto no prato do convidado para não esfriar ;)
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *