Risoto de aspargos

quarta-feira, 06 de junho de 2012

Risoto é um prato amado por muitos, e se ele for leve como este de aspargos pode ser uma ótima opção para o prato principal do seu jantar de dia dos namorados. Por ser bem fácil de fazer e por ser um prato único eu acredito que o risoto é sempre uma boa escolha para não ficarmos muito tempo na cozinha e desta forma podermos aproveitar ao máximo a celebração. De entrada basta uns petiscos ou uma saladinha simples e a sobremesa você pode deixar pronta um dia antes, porque ninguém merece receber o namorado ou marido com aquela cara de “louca-cansada” que passou horas na cozinha e nem conseguiu tomar banho, se vestir, etc. Na minha opinião em ocasiões assim não devemos escolher um cardápio complicado, porque se algo der errado corremos o risco de ficarmos frustrados e a noite acabar literalmente em pizza! Então, este risoto fácil, leve e muito saboroso é uma das minhas sugestões para um jantar romântico todo especial. Olha só que delícia de receita:

RISOTO DE ASPARGOS

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de arroz arbóreo
  • 1,5 litro de caldo de legumes
  • 6 aspargos verdes ou brancos
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 alho poró fatiado (opcional)
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • pimenta e sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque o caldo numa panela e mantenha bem aquecido. Enquanto isso refogue a cebola e o alho poró – se estiver usando – no azeite. Junte o arroz e mexa até ficar brilhante. Adicione o vinho e mexa por 2 minutos, até o álcool evaporar. Descasque os aspargos delicadamente para retirar apenas aquela película de fora, e corte as pontas de baixo (deixe as pontinhas bonitinhas inteiras). Descarte as pontas de baixo ou adicione ao caldo de legumes para dar mais sabor. Corte os aspargos em pedaços e junte ao arroz. Acrescente uma concha de caldo de cada vez, e sempre que estiver secando adicione mais. Quando o arroz estiver quase no ponto – o que acontece depois de uns 15 minutos adicionando o caldo ao arroz em fogo médio/alto – coloque duas conchas de caldo, adicione o queijo parmesão ralado, a manteiga e mexa delicadamente. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o risoto descansar por 5 minutos. Regue o risoto com azeite e se quiser decore com as pontas “bonitinhas” dos aspargos e lascas de queijo da sua preferência. Sirva em seguida.

Dica: Se na sua cidade for difícil de encontrar aspargos substitua por brócolis, couve-flor ou champignom. Mas no caso desses ingredientes, por cozinharem bem rápido eles devem ser adicionados nos últimos 5 minutos de cozimento, se não podem desmanchar.

Bom Apetite!

 

10 Comentários para “Risoto de aspargos

  1. Tenho um vidro de aspargos brancos aqui, faz um tempão…não sei o que fazer com eles…será que fica bom nesse risoto, por ser em conserva??!!! Se não, o que vc faria com ele???!!!!rrsrsr

    • Caê, os aspargos frescos certamente ficam mais saborosos no risoto, mas é claro que dá pra usar aspargos em conserva, mas adicione-os apenas no final do cozimento do risoto e sem nenhum caldo. Outra forma boa de usar aspargos em conserva é em omeletes, saladas e tortas.
      Beijos

      • Vou tentar usá-lo no risoto. Pena que não tenho arroz agora…tô tão sem ideia pro nosso jantar…não me programei e agora tenho que achar um daqueles ingredientes coringas!!! rsrsr
        Boa noite.
        Ah! E obrigada por responder.

  2. Fabiii, preciso de uma ideia de sobremesa pro dia dos namorados! Dá uma dica de receita imbatível, please!
    Nunca usei aspargos em nenhuma receita. Ele é bem firme? Então, pelo que entendi, colocamos para cozinhar já no início do prato, junto com a primeira concha de caldo?? Brigada!

    • Oi Ana Cláudia, o aspargo não é tão firme assim, mas eu gosto de cozinhá-los desde o início porque prefiro bem macios. Se você gostar deles mais durinhos basta deixar para acrescentar na metade do cozimento do risoto.
      Pode deixar que esta semana vou publicar uma receitinha de sobremesa infalível para o dia dos namorados. Prometido!
      Beijos

  3. Fabi,
    Acompanho sua cozinha deliciosa há muito tempo…. Mas nao tenho um centésimo do seu dom para esta arte.
    Com a chegada de Junho e das comidas típicas estou louca para fazer uma canjica.
    Mas….
    Não sei lidar com panela de pressão! Tenho pavor! Tenho trauma de verdade. Quando eu era pequena e fui passar o dia na casa de uma amiguinha, a panela de pressão na casa dela explodiu. Foi horrível!
    Entao nem tenho este artigo no meu paneleiro.
    Vc acha que eu consigo fazer na panela comum?
    Vc tem um receit campeã de canjica?

    obrigada!

    • Oi Diana, tudo bem?
      Eu tenho uma receita bem especial de canjica, prometo colocá-la em breve por aqui, ok?
      Panela de pressão requer cuidados mesmo, mas existe uma canjica da Yoki que é super prática e rápida de preparar, ela já vem pré-cozida e fechada a vácuo.
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *