Queijo com doce de abóbora

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Já ouvi algumas pessoas dizendo que não gostam de doces caseiros do tipo doce de abóbora, doce de mamão, cocada, etc. Mas eu adoro! Eu cresci no interior e desde muito pequena assistia atentamente minha avó preparar doces caseiros no tacho de cobre – hoje tachos de cobre são proibidos para cozinhar, mas mesmo assim ela continua usando, basta higienizar e cuidar. Eu ficava fascinada com aquele imenso tacho, aquela imensa colher de pau e aquele mundo de abóbora temperada com açúcar es especiarias que era levado por horas no fogo, e sempre várias pessoas se revezavam para olhar e mexer. Daquele tacho saiam – e para a minha alegria ainda saem – diversos doces deliciosos feitos da melhor maneira possível: com muito amor! E assim é até hoje, minha avó faz um tantão de doce, distribui em muitos potes e depois entrega para toda a família.

Quem tem o privilégio de ter um doce caseiro de fácil acesso bem sabe que a  sensação de abrir um pote de doce que veio direto da casa da vóvis em pleno ano 2012 onde os doces industrializados imperam literalmente não tem preço! O aroma, a cor e a aparência do doce caseiro DE TACHO não tem comparação com o doce tímido, sem cor e sem cheiro de doce de verdade que compra-se em potes. Realmente quando abro minha geladeira em plena São Paulo e vejo o pote de doce de abóbora da minha avó eu fico feliz, me sinto em casa e me sinto acima de tudo uma privilegiada. E para comemorar trouxe pra vocês as fotinhos do doce maravilhoso que a vóvis faz, que como ela mesma diz: “mais parece uma “cocada de abóbora”, de tanto coco fresco ralado que ele tem!” Ui, que delícia!

E pra mim doce de abóbora TEM que ser sempre acompanhado de queijo branco….sempre digo que doce de abóbora sem queijo é igual amor sem beijo!

Se você também for um privilegiado e tiver um doce caseiro de abóbora bem gostoso aí, faça estes pequenos canapés com queijo branco, que além de lindos ficam deliciosos!

Prometo trazer “a receita secreta” da D. Evany aqui pra vocês, aguardem!

 

12 Comentários para “Queijo com doce de abóbora

    • Oi Patty, pode deixar que vou trazer a receita da vóvis pra cá!
      Eu estava na Bahia sim, mais especificamente em Itacaré e Barra Grande. Eu simplesmente amei! Não sabia que você era da Bahia, achei que fosse pernambucana mesmo…
      Beijos!

  1. Olá Fabiana, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e dedicação. Tenho um filhote de 22 aninhos que é apaixonado por doce de abóbora, estou aguardando a receita da vóvis também…. beijosss ;)

  2. Fabiana, descobri há pouco o teu site e tenho sempre vindo aqui descobrir as tuas receitas e fotos que sao lindas! (Fotografia e cozinha fazem uma otima combinaçao, nao é?). Moro na Suíça e vir aqui me deixa em contato com os sabores e combinaçoes brasileiras. Doce de abóbora mesmo é algo super nostalgico para quem passou a infância no Brasil! Espero ansiosamente a receita da tua avó para eu tentar preparar aqui quando chegar a época das abóboras (em outubro). Aqui nao tem côco fresco, mas vou dar um jeitinho mesmo assim… Um abraço!

  3. Na rodovia Fernão Dias (MG-SP) tem uma parada que se chama Vaquinha da Nevada. Vendem um doce de abóbora com coco delicioso! É mais pastoso (nem de cortar, nem de comer de colher, rs), não é muito doce e vem com LASCAS grandes de coco, não é ralado… A marca é Doce da Roça, feito em Poços de Caldas – MG. Dizem que ganhou o título de melhor doce de abóbora do Brasil. Se é verdade, não sei, mas atraiu minha atenção, provei e amei!!!!

  4. Oi Fabi, faz um tempo que descobri o seu blog e amei de paixão!
    Cadastrei o meu email e recebo diariamente no meu email as suas reeceitas, dicas e histórias. Adoro mesmo. Super beijo e parabéns pela sua dedicação e carinho conosco. Beijo. Esqueci de falar, adoro doce de abóbora!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *