Papa de tomate – petisco express

sexta-feira, 01 de junho de 2012

Eu sou apaixonada por tomates! E pra dizer a verdade um bom tomate, com sabor adocicado e marcante pode render muitas receitinhas deliciosas em que ele não é apenas um ator coadjuvante, mas sim o ator principal, como no caso deste petisco delicioso e muito saudável que é a papa de tomates. Este petisco é muito apreciado na Itália e na Espanha, e desde alguns anos atrás na minha casa também! A papa de tomates tradicional é feita com uma pequena porção de miolo de pão, para dar consistência, mas eu prefiro sem o miolo de pão, gosto apenas dos tomates mesmo. É incrível como um petisco feito apenas com tomates pode ser tão irresistível e viciante, basta servi-lo com uma cestinha de pães e a alegria gastronômica está garantida. Sem contar que pode ter apenas TOMATES este petisco é ultra mega master light. O segredinho deste petisco é usar tomates sem pele e de preferência usar os tomates mais adocicados que você puder encontrar, eu gosto do tomate italiano, aquele mais compridinho. Em pouquíssimo tempo um delicioso petisco está pronto para ser levado à mesa. Olha só que moleza de receita para o seu final de semana:

PAPA DE TOMATES

Ingredientes:

  • 3 tomates italianos
  • azeite a gosto
  • suco de 1/2 limão
  • sal e pimenta a gosto
  • folhas de manjericão (opcional)
Modo de Preparo: Diretamente na chama do fogão, na água fervente ou com uma faquinha de legumes mesmo retire a pele dos tomates – cada um tem seu método preferido de retirar a pele. Depois de retirada a pele rale os tomates na parte grossa do ralador e passe toda a polpa ralada para uma peneira e deixe escorrer a água dos tomates. Depois de escorrida a água dos tomates passe a polpa para uma tigela e tempere com o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Por fim regue com azeite a gosto, decore com as folhinhas de manjericão e sirva com pão. Simples assim!

Dica: Se você não encontrar tomate italiano na sua cidade ou o tomate que for usar estiver muito ácido basta adicionar uma pitadinha de açúcar no momento de temperar o petisco.

Bom Apetite e ótimo final de semana!

 

4 Comentários para “Papa de tomate – petisco express

  1. Oi Fabi! adoro suas receitinhas!!parab[ens!!
    fiquei encantada com esse pão preto, vc que fez? qual o sabor dele? está com uma aparêmcia ótima! Beijos

    • Oi Júlia, este pão preto é o pão australiano, já comprei pronto em uma padaria em SP. O sabor dele é meio adocicado, com um sutil sabor de malte, alguns acham ainda que o sabor lembra chocolate…qualquer dia vou tentar fazer e coloco a receita aqui, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *