Pão recheado express

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Semana passada eu vi este pão recheado em um  blog gringo que eu adoro, e na mesma hora fiquei completamente seduzida por ele. Era questão de necessidade, eu precisava fazer! Mas enquanto não fazia postei a foto com a dica da receita na Fan Page do Figos & Funghis no Facebook (já falei né, quem segue o F&F no Facebook tem acesso a conteúdo exclusivo! corre lá!) e daí que o tal pão fez o maior rebuliço no Face, os seguidores enlouqueceram e pediram pra eu fazer e mostrar o resultado. Além deles, desde o momento que eu postei a dica marido também ficou “buzinando” do lado de cá, clamando pelo pão! Como não sou mulher de fugir de promessa, aqui está a receita reproduzida por mim especialmente pra vocês.

Fiz uma versão com pão italiano, queijo branco fresco e ervinhas da minha horta, várias delas. Gente, é tão fácil de fazer e o resultado é tão lindo que vale demais. Em menos de 15 minutos o pão recheado já estava gratinando no forno e quando saiu tinha esta cara linda de pão rústico, um perfume irresistível e não precisaria nem dizer que não sobrou uma migalha pra contar história. Farei sempre, acho que não tem uma pessoa que não ache lindo e saboroso!

PÃO RECHEADO EXPRESS – E DELICIOSO!

(adaptado do site The Girl Who Ate Everything)

Ingredientes:

  • 1 pão italiano de tamanho médio ou grande
  • 2 xícaras de chá bem cheias de cubos de queijo (usei branco)
  • azeite e sal a gosto
  • ervas frescas a gosto
Modo de Preparo: Com uma faca de pão faça cortes como se fosse fatiar o pão, de cima para baixo, mas sem separar as partes. Depois corte no sentido contrário (formando um xadrez), também tomando cuidado para não separar as partes do pão. Abra delicadamente o pão já cortado e regue com azeite. Polvilhe o mínimo de sal e preencha os cortes com os cubos de queijo, distribuindo os cubinhos onde encontrar espaço, deixando bem recheado. Leve para gratinar em 180º por 20 minutos. Sirva bem quentinho. O bom deste pão é ir beliscando com as mãos mesmo enquanto o bate papo rola solto e a garrafa de vinho faz companhia :)

Faça para os seus amigos, o sucesso está garantido!

Bom Apetite!

 

36 Comentários para “Pão recheado express

  1. Olá Fabiana! Fiquei com água na boca desse pão quando vi o posto no facebook! rs
    Mas fiquei com uma dúvida quando li a receita, o “abra delicadamente o pão” seria separar os quadradinhos já cortados?
    Obrigada!

    • Oi Camila, é só para afastar as partes cortadas para poder regar a parte interna do pão com o azeite e polvilhar um tantinho de sal. Beijos!

  2. Olá
    Fiz este pão na época que a “Girl” postou, só que o meu não ficou muito prático na hora de puxar as tiras, e fiz com pão italiano como ela mandou, tivemos que comer de garfo e faca, mas fica muito delicioso.
    Qual queijo branco que você usou? Só conheço a ricota que não derrete rsrs
    Bjs

    • Vanisa, o ideal é usar mesmo um pão italiano já que não é tão macio e por isso vai secar no forno e não vai deixar o queijo derretido “atrapalhar” a consistência. Quanto a “puxar” as tiras na hora de comer, o segredo está em fazer os cortes até a base mesmo, deixando só 2 dedinhos para cortar até o final. Ele fica parecendo uma flor! O queijo branco que eu usei foi aquele famoso “queijo minas fresco”, o queijinho branco famoso que vende em qualquer supermercado. Ele derrete na medida certa e é magrinho :)
      Beijos

  3. Ficou linda Fabi! É irresistível mesmo e também entrou para minha lista de receitas para fazer sempre. Os amigos já pediram delivery… :) O meu ficou mais engordiet!
    bjs

  4. Oi Fabi!

    E lá vem você com mais uma ideia de arrasar, hein? Amei!!! Vou ter que testar essa ótima sugestão para um lanchinho diferente na janta. Aposto que o meu marido também vai ficar doidinho para experimentar!
    Obrigada por compartilhar!

    Beijinhos!

  5. Oi Fabi!!

    Conheci o teu blog hoje, olhei todas as receitas e copiei várias delas! Adorei ! Que blog lindo! As receitas são maravilhosas, as fotos muito lindas e tu escreves de uma maneira gostosa e cativante! Acompanhei os finais de ano, o teu casamento, a lua de mel, conheci a tua cozinha, conheci o teu marido, a mana e a mamis! Enfim já me sinto íntima! hehehe
    Obrigada por compartilhar as delícias que tu preparas! Parabéns!

    Mudando de assunto, que pão lindo é este? Deve ficar uma delícia, eu vou fazer! Obrigada, beijo

    Nara

    • Oi Nara! Que delícia ler seu comentário. É pra chegar mesmo, eu adoro fazer novos amigos íntimos! hahahha
      Obrigada pelo carinho! Volte sempre!
      Beijos

  6. Olá, estou chegando agora!! Que coincidência, mesma situação da Nara. Conheci o teu blog por acaso, quando estava procurando uma receita de risoto de pinhão. Adorei tudo!! Parabéns pela criação, tão inspiradora das pessoas que gostam de inovar o dia-a-dia com comidinhas deliciosas. Bom, por enquanto já deixei marcado o pão recheado e o risoto de pinhão!! Estou ansiosa e muito feliz por ter encontrado esse blog amigo. Um abraço!
    Millene.

    • Oi Millene, fico muito feliz que tenha gostado daqui! O Figos & Funghis é um blog democrático, aqui tem um pouquinho de tudo, e as dicas e sugestões dos leitores são sempre bem vindas! Volte sempre!
      Beijos

    • Fica mesmo irresistível Rê! Você pode usar o queijo que preferir, mas como o pão é grande e calórico eu preferir usar o queijinho branco para dar uma balanceada nas calorias :)
      Beijos!

  7. Fabi, fiquei encantada com esse pão recheado, mas fiquei na dúvida na hora de fatiar … desculpe-me, pode me explicar melhor?? Bjinhoss

    • Oi Ana. É assim olha: Olhando o pão de cima para baixo faça “fatias” nele, mas sem ir até o fim para NÃO separar as partes. Depois faça novas “fatias” no sentido contrário àquelas que você já fez. O efeito será um pão todo quadriculado (como na segunda foto), e dentro de cada buraco que ficou você vai colocar o queijo. Entendeu? É fácil, não tem segredo, o principal “pulo do gato” é você não ir com a faca até a base para não separar as partes do pão.
      Beijos

  8. Fabi, eu fiz essa delícia e ficou MTO bom!!! Isso pq nao achei o pao italiano redondo, como este da foto. Só tinha em formato baguete, mas deu certo e ficou delicioso da mesma forma! Meu noivo ficou impressionado com a rapidez com que foi feito e o tanto que ficou gostoso!!! Já virou petisco obrigatório aqui em casa ! =) Muuuuito obrigada por compartilhar!

    • Oi Gabi! Em casa aconteceu a mesma coisa quando eu fiz o pão recheado pela primeira vez. Meu marido não acreditou que tinha sido tão rápido e duvidou de mim quando eu lhe disse que não daria tempo nem de tomar banho! hahahaha. Fica delicioso né?! E, de nada, sempre pesquiso novidades para postar aqui pra vocês! Adoro!
      Beijos!

  9. Adorei a receita desse pão! Vou fazê-la qualquer fim de semana desses! Poderia me dizer quais ervas utilizou? Você colocou junto com os queijos? Obrigada por compartilhar conosco essa receita!

    • Oi Dora, eu usei salsinha fresca, alecrim e manjericão (também frescos). Algumas delas eu inseri nos cortes do pão junto com o queijo e depois de retirar o pão do forno eu salpiquei mais salsinha fresca picada por cima de tudo.
      O prazer em compartilhar é todo meu, fico feliz que tenha gostado :)
      Beijos

  10. Fiz o pão segunda agora…dia do meu aniversário….p/ receber uns amigos!! Todos amarammmmm!!! Obrigada pela receita!! ;) Ahhhhh quais outros queijos vc acha q fica bom tbm??? Bjinhos

    • Oi Tania, que bom que o pão recheado fez sucesso aí na sua casa :)
      Além do queijo branco para uma versão mais light você também poderia usar a mozzarela de búfala, o queijo brie, um gorgonzola esfarelado e até mesmo um provolone, mas fique atenta ao sal de cada queijo pois dependendo do queijo que você for usar nem precisa de mais sal no pão.
      Beijos

  11. Pingback: Receita de pão italiano assado com ervas e parmesão | Cozinha Travessa

  12. Fabi, já fiz essa receita de pão várias vezes e o sucesso é garantido! Muito obrigada por compartilhar. Só fiquei com uma dúvida: como você consegue derreter todos os queijos dentro do pão? Toda vez que faço o pão assa primeiro do que o queijo. Você tem alguma dica? Obrigada.

    • Oi Anna, que bom que você gosta da receita! Em casa também faz sucesso! Para não ter o risco do pão passar antes do queijo derreter eu gosto de dar uma borrifadinha de nada de água no pão e em vez de cortar o queijo em cubos eu ralo ele na parte mais fina, como mostro no vídeo que gravei desta receita. Pode usar esses truques que vai resolver ;) Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *