Ensopado de arroz com legumes

terça-feira, 19 de junho de 2012

O inverno é uma delícia, mas também nos deixa mais preguiçosos, mais lentos e tudo o que desejamos quando chegamos em casa após um dia cheio de trabalho é um bom banho, uma mantinha e um prato com algo quente e delicioso na mão para comer de colher mesmo em frente à TV. É ou não é a mais pura verdade? Comigo não é diferente, e este ensopadinho de arroz com legumes é daquelas receitas vapt-vupt, e a melhor parte é que o negócio funciona de uma forma bem prática: joga tudo na panela e deixa lá em fogo baixinho enquanto toma seu banho. Depois liga a TV no seu programa favorito, ensaia pra levantar do sofá para pegar um prato, e quando finalmente você decide levantar o jantar preguiçoso já está pronto, e o melhor…é quentinho, com um caldinho bom e com uma fumacinha fumegante, perfeito para uma noite fria! São receitas assim que nos fazem sentir que tudo valeu a pena, e que bom que o dia acabou e é hora de “nanar” :) Olha só que moleza:

Ensopado de Arroz com Legumes

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz (usei integral)
  • 2 xícaras (chá) de água ou caldo de legumes
  • 1 caixinha de milho verde escorrido
  • 1 xícara (chá) de brócolis picado
  • 1 cebola pequena fatiada
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1/2 lata de tomates pelados (aproximadamente 1 xícara de chá)
  • pimenta, sal e azeite a gosto
  • salsinha fresca picada a gosto 
Modo de Preparo: Numa panela aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Em seguida junte o arroz e dê uma breve fritadinha nele. Regue com a água (ou o caldo), acrescente os tomates pelados, o milho verde e tempere a gosto com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos, mexendo quando passar pela cozinha. Quando o arroz estiver quase no ponto junte o brócolis, cozinhe por mais 5 minutos e desligue. Coloque as porções no prato, regue com azeite e finalize com a salsa fresca picada.

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Ensopado de arroz com legumes

  1. Receitinha mais gostosa de fazer e de comer, né?!
    Como vegetarianos, adoramossssssssssssssssssss!!!!
    Domingo vai ter esse ensopadinho por aqui!!
    Brigadíssimas!!
    Parabéns pelo blog e pela TV Figos & Funghis, eu amooooooooooooooooo!!!
    Tomara que o terceiro episódio saia logo!!! :)))
    Bezo, bezo!!!

    • Oi Clarinha, que bom que os vegetarianos aprovaram a receita :)
      Em breve terei novidades para o 3º Episódio do Figos & Funghis TV. Aguarde!
      Beijos!

  2. humm, adorei essa receita. Muito prática! E parece delicioso… Minha mãe faz um ensopadinho assim só que com macarrão. Ela chama de macarrão guisado… no caso dela que é potuguesa, coloca rodelas de chouriço, mas eu sempre faço uma versão vegetariana. Agora vou testar o seu, com arroz :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *