Tortinha de cogumelo

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Basta eu ver uma bandejinha de cogumelos no supermercado que eu não resisto, coloco logo dentro do carrinho, acontece meio que sem pensar, sem nem saber qual será o destino deles, mas chegando em casa eu sempre acabo descobrindo. Além de muito saborosos os cogumelos são versáteis na cozinha, são fáceis de combinar com outros ingredientes e dão um toque todo glamouroso a qualquer receita. É ou não é? Experimenta só servir esta tortinha de cogumelo por exemplo pra você ver se não vai ouvir vários: uau, que fofura! nossa, que delícia! e outros ainda dirão: nossa, que chic hein! hahahah. Pois é meus amigos, este é o impacto que cogumelos causam nas pessoas, e se você caprichar e usar seus cogumelos numa receitinha como esta os elogios estarão mais que garantidos. Eu servi estas tortinhas outro dia para uns amigos que foram em casa, totalmente no improviso. Abri o congelador e tinha lá um pacote de massa folhada – aliás nunca deixe de ter esta maravilha em casa – e para facilitar o preparo recortei a massa em quadradinhos e coloquei nas minhas formas de fazer muffins, já pretendendo fazer mini cestinhas para algum petisco. Enquanto a massinha assava no forno eu preparei em menos de 10 minutos um creme de cogumelos delicinha. E tudo isso foi assim ó:

Tortinha de Cogumelo (rende 12 unidades)

Ingredientes: 

  • 1 rolo de massa folhada
  • 100g de cogumelos (usei cogumelos paris, mas pode ser qualquer um)
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de whisky ou outra bebida destilada (opcional)
  • sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: Abra toda a massa folhada e corte 12 quadrados iguais. Coloque os quadrados em forminhas de metal – que podem ser de muffins ou de empadas – sem untar pois a massa folhada já possui gordura suficiente. Pré-aqueça o forno em 180º e leve as massinhas para assar por 15 minutos. Enquanto isso prepare o creme de cogumelos começando a refogar a cebola e o alho com azeite e manteiga. Fatie os cogumelos e junte ao refogado. Regue com  a bebida (se estiver usando alguma) e refogue por 2 minutos. Misture o amido de milho na água e mexa bem até que esteja dissolvido completamente. Junte a água aos cogumelos e tempere com sal e pimenta a gosto. Mexa por 5 minutos, até o creme engrossar. Desligue e sirva à parte, numa panelinha tampada ou até mesmo numa panelinha de fondue. Quando as massinhas já assadas forem para a mesa cubra as tortinhas com o creme de cogumelos, ou cubra ainda na cozinha momentos antes de servir.

Nunca mais vou deixar de fazer esta tortinha em casa, é prática demais e muito fácil, além de ficar deliciosa! Marido gostou tanto que depois que as visitas foram embora ele ainda me fez esquentar o creme de cogumelos e comeu de novo!

Bom Apetite!

6 Comentários para “Tortinha de cogumelo

  1. Toda vez que passo pelos cogumelos no supermercado, fico tentado a trazer pra casa, ao mesmo tempo, lembro que são muito sensíveis e não duram muito tempo. Por isso, já deixei de comprar várias vezes Fabi. Acho que agora não tem mas desculpa. Sua receita é simples e saborosa. Abraços!

    • Oi Jotta, que bom você por aqui!
      De fato cogumelos são muito sensíveis sim, duram pouco tempo na geladeira, por isso o bacana é você comprar e usar em no máximo 3 ou 4 dias. E cogumelos são tão gostosos que a receita nem precisa ser muito elaborada, esta tortinha por exemplo dá destaque somente a eles ;)
      Beijos

    • Oi Andrea, a espessura da massa é normal mesmo, não precisa abrir. Ela vai estufar bastante. Mas se você preferir que ela fique mais murchinha abra um pouco com um rolo e faça furos com a ponta de um garfo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *