Suflê de chocolate fácil

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Eu amo suflê de chocolate, mas confesso que não tenho paciência para aquelas receitas de muitos passos e métodos de preparo, então só tinha feito esta deliciosa sobremesa uma única vez na vida, e que depois de tanto trabalho e suor na cozinha…deu errado :( , ou melhor, não cresceu, ficou horroroso! Mas desta vez tudo foi diferente, fiz uns testes aqui, outros ali e o suflê ficou delicioso, lindo, cresceu como um bolo! E a melhor parte é que a receita é fácil, é rápida e está ao alcance de qualquer mortal :) Olha só como é simples ter esta delícia na sua mesa:

Suflê de Chocolate Fácil

(rende 6 porções)

Ingredientes:

  • 5 ovos inteiros (gemas e claras separadas)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de licor ou vinho do porto (do sabor que você quiser)
  • 1/4 de xícara (chá) de leite 
  • 1 barra de chocolate amargo ou meio amargo de 200g (aproximadamente)
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó sem açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo: Com a ponta do dedo unte tigelinhas individuais (ou ramequins ou xícaras que possam ir ao forno) com manteiga e depois polvilhe um pouco de açúcar. Retire o excesso de açúcar e coloque as tigelinhas na geladeira. Enquanto isso pique o chocolate, misture com a manteiga e leve ao micro-ondas por 40 segundos, retire, mexa bem, e torne ao micro-ondas por mais 40 segundos. Se não tiver micro-ondas derreta em banho maria. Depois misture ao chocolate derretido o leite , o licor, o açúcar e o chocolate em pó. Acrescente as gemas (já separadas das claras) uma a uma à mistura de chocolate, misturando vigorosamente a cada gema. Bata as claras em neve com um fouet ou na batedeira, até que forme picos firmes. Aos poucos despeje as claras em neve sobre a mistura de chocolate e misture delicadamente em movimentos circulares para incorporar. Distribua a massa nas 6 tigelinhas já untadas preenchendo até faltar 1 dedo de altura para a borda. Leve ao forno pré-aquecido em 190º por 12 minutos, ou até que o suflê cresça e esteja firme.

Dica Importante: As claras em neve devem ser incorporadas assim que forem feitas à massa do chocolate, e não devem ser misturadas com muito vigor pois podem desmanchar e são elas que fazem o suflê crescer dentro do forno ;)

Uma sobremesa como esta impressiona qualquer convidado, desde  o namorado apaixonado até a sogra mais cri cri…hahahaha

Bom Apetite!

9 Comentários para “Suflê de chocolate fácil

  1. Fabi, realmente é fácil essa receita. Vou testar no findi e depois te conto. To fazendo um monte de receitas daqui, só não estou com tempo de postar… Fiz o bolinho de arroz assado, a quiche de abobrinha… como já falei estamos em sintonia… comprei o ramequim para fazer um suflê de chocolate, que coisa!!!!
    Ainda vou fazer o manjar com calda de maracujá, só não fiz ainda porque estou sem o adoçante forno e fogão.

    Bjos,
    Dani

    • Que legal Dani! É bom que estamos em sintonia, aí vamos trocando receitas :)
      O suflê é bem fácil sim, você vai adorar! E o manjar de coco com calda de maracujá é uma tentação menina, bom demais!
      Beijos

  2. Esse sufle tá lindo demais!! Ele não leva NADA de farinha? E ele nao murcha 5segundos depois que sai do forno? Esse é o problema dos meus sufles – nao dá nem tempo de chegar na mesa e eles já estao horriveis! Vou experimentar essa receita!

    • Oi Cynthia, a receita é assim mesmo. O maior segredo pra ele não murchar é você misturar com delicadeza as claras em neve e depois não abrir o forno enquanto ele estiver assando.
      Bjos

  3. Oii, tudo bem?
    Estou num dilema, queria saber se você pode me ajudar! hahaha
    Eu fiz um suflê de chocolate e ele ficou com um aspecto meio de pudim no fundo… queria saber se suflê tem que ficar assim mesmo ou se deu errado!
    O seu, quando você corta, fica com textura parecida com bolo, sequinha?
    Obrigada!!

    :)

    • Giovana, suflê de chocolate deve ter aspecto de…suflê de chocolate…hahahahha. Mas falando sério agora, é isso mesmo, ele deve ser fofinho e aerado, nem para bolo nem para pudim, tem uma textura própria aveludada e suave. Faça esta receita que você vai tirar a prova ;)
      Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *