Sopa de milho em conserva

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Eu sou completamente apaixonada por milho. Milho cozido, milho assado, cuscuz de milho, bolo de milho e acima de tudo SOPA DE MILHO! Nossa, quem inventou a sopa de milho estava muito inspirado e deixou sua contribuição para a felicidade da humanidade :) No interior, onde cresci, é costume colher o milho bem na sua época e fazer diversas receitas com ele, e a sopa de milho é uma tradição. Alguns fazem como a minha mãe, um caldo cremoso mais para o líquido, com peito de frango desfiado e cambuquira (aquele broto da abóbora com a sua flor), que eu amo! Outros fazem um creme bem grosso parecido com mingau – e inclusive chamam de mingau – fazem à parte bistequinhas de porco para servir junto com o mingau. Cada família tem seu costume, tem sua receita, e uma das melhores coisas do interior é poder ter milho verde fresquinho e novinho pra fazer sopa! Só que há um porém: sopa de milho ao modo do interiorrrrrr da muito trabalho e exige quase uma linha de produção familiar. Tem que descascar todas as espigas uma a uma, depois tem que ralar todas as espigas para tirar o suco, coar, e blá, blá, blá…. 

Mas, infelizmente aqui na grande metrópole onde vivo isto não é fácil, se é que é possível, e como quem não tem cão caça com gato, numa noite gelada com muita vontade de sopa de milho abri a despensa e lá estavam duas caixinhas de milho em conserva piscando pra mim. Na hora me lembrei de uma receita que minha prima me ensinou uma vez. E o que vocês acham que eu fiz? Claro que tratei logo de fazer sopa de milho, como eu achei que poderia ser uma sopa digna e saborosa de uma sopa de milho de caixinha (e confesso que fui muito rebelde e não segui a receita da Thata). Mas ó, uma coisa eu garanto: a melhor parte é que é uma sopa FACÍLIMA de fazer, é vapt-vupt, pá pum mesmo! Tão fácil e tão rápida que quase não dá pra acreditar. Ó lá que delícia de sopa:

Sopa de Milho em Conserva (para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 caixinhas de milho verde em conserva
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco ou 1 caixinha de creme de leite comum
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • salsa fresca a gosto
  • noz moscada a gosto (opcional)
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Coloque no liquidificador o milho sem a água, o leite, o creme de leite e bata por alguns minutos até formar um creme liso e homogêneo. Se quiser uma sopa cremosa bem lisa passe a mistura pela peneira e aperte bem a mistura da peneira com as costas de uma colher sobre uma tigela para extrair todo o líquido possível. Enquanto isso refogue a cebola e o alho na manteiga e no azeite até murcharem. Junte o creme de milho e cozinhe em fogo alto até ferver. Depois de levantar fervura reduza a chama para o mínimo e cozinhe por mais 10 minutos. Ao final rale um pouco de noz moscada, ajuste o sal e sirva bem quente com salsa fresca picadinha.

Dica: Se você não quiser usar ou não tiver um liquidificador cozinhe todos os ingredientes juntos da sopa normalmente e no final bata a sopa dentro da própria panela com um mixer, e depois se preferir passe a sopa pronta pela peneira.

Sopinha perfeita para uma noite fria, não acham?

LOVE SOPA! <3

Bom Apetite!

12 Comentários para “Sopa de milho em conserva

    • Carolina, eu também não gosto de ervilha em lata, só das congeladas (que na verdade são frescas e congeladas logo após a colheita). Deve ter ficado boa mesmo!
      Beijos

  1. Pingback: Delícias de Milho! « Blog Oxford

  2. Simplesmente AMEEII essa sopa, o melhor é que não demorei nem 15 minutos pra prepará-la…. Pra um dia de frio como está hoje, e ainda por cima estando com gripe, como eu estou, esta é a sopa perfeita!! Parabéns!!

    • Tá vendo Day, quando tiver sem tempo, ou com preguiça ou sem saber o que fazer sem passar muito tempo na cozinha é só vir até aqui. Sempre tem uma receitinha especial te esperando :)
      Beijos

  3. Já estou a 16 dias comendo sopas por conta de uma cirurgia que fiz e ainda tenho mais 14 dias para ficar só na sopa…já não estava aguentado mais ver sopa na minha frente, mas essa sopinha de milho salvou o meu dia…muito saborosa, fácil, barata e rápida de se fazer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *