Sopa de mandioquinha com gorgonzola

quinta-feira, 03 de maio de 2012

Pois é, eu estava com tanta vontade de fazer esta sopa de mandioquinha que mesmo não tendo tido sucesso em encontrar a bonitinha na semana passada não desisti e a vontade persistiu, até que ontem encontrei lindas mandioquinhas orgânicas e não pensei duas vezes em colocar 4 delas dentro do carrinho. Outras sopas de mandioquinha já apareceram por aqui antes, coisa simples e muito fácil de fazer, o legal de fazer sopa é que você só precisa dar uma atenção especial ao início do preparo, porque depois é só tampar e esperar ficar pronta. Fazer sopa não tem segredo não, é muito fácil, e como eu já disse aqui antes uma boa dica é ter um caldo caseiro estocado em casa, mas se não tiver pode usar o pronto também que não é nenhum pecado, e pra provar isso esta receita é com o caldo pronto. Com esta sopa podemos servir aquele molho cremoso de gorgonzola que eu ensinei AQUI, mas eu fiquei com preguicinha e acabei apenas ralando um pouco de gorgonzola sobre a sopa.

Sopa de Mandioquinha com Gorgonzola 

(para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 3 mandioquinhas (batata baroa) descascadas e cortadas em pedaços
  • 1,5 l de água
  • 1 potinho de caldo de galinha 
  • 1/2 xícara (chá) de alho poró fatiado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • gorgonzola ralado a gosto

Modo de Preparo: Refogue o alho poró no azeite até amolecer. Junte a mandioquinha em pedaços e refogue por 2 minutos. Cubra com a água, junte o potinho de caldo, tampe a panela e quando ferver reduza o fogo para o médio. Deixe a sopa cozinhar tampada, mexendo de vez em quando, por 20 minutos, até a mandioquinha desmanchar. Ajuste o sal a seu gosto. Se você quiser uma sopa ainda mais lisa e cremosa bata a sopa na panela mesmo com um mixer manual. Antes de servir rale um pouco de queijo gorgonzola sobre a sopa. Sirva bem quentinha :)

Bom Apetite!

 

12 Comentários para “Sopa de mandioquinha com gorgonzola

    • Andrea ela é uma das minhas preferidas na verdade, o sabor forte do gorgonzola combina muito com o adocicado da mandioquinha. É felicidade garantida! Bjos

    • Oi Ciça, o gorgonzola nesta sopa dá uma combinação incrível, parece que é um daqueles casos de casamento perfeito, sabe? :)
      Beijos

  1. Adorei essa sopa! Como não gosto muito de gorgonzola, substitui por parmesão e ficou perfeita. Gostei tanto que fiz também uma versão com abóbora cabotia (não sei como escreve o nome da abóbora, rs) ♥

    Vou tentar com ervilhas frescas.

    • Fê, eu já fiz também com abóbora japonesa e gengibre e ficou divina. E você escreveu certo o nome, fica tranquila…hahahha. Com ervilhas frescas também deve ficar boa, mas nunca testei.
      Beijos

  2. Olá Fabiana,

    Meu marido faz esta sopinha com gorgonzola(sem o alho poró), só que ao servir ele faz uma cama de mini rúcula, coloca a sopa e por cima o gorgonzola.
    Parece estranho mas fica delicioso, pois a rúcula dá um toque picante.

    um beijo!

  3. Pingback: Hummm… Velotè de Mandioquinha com Gorgonzola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *