Risoto de Gorgonzola e Pera

terça-feira, 08 de maio de 2012

Pra mim o risoto além de ser um dos ícones da comfort food é também um prato que é a cara do inverno! Sim, teoricamente ainda não chegamos ao inverno, mas por aqui o frio já chegou, principalmente à noite. Outro dia passeando pelo site do Jamie Oliver encontrei uma receita apaixonante de risoto de pera com gorgonzola. Esta combinação já é bem conhecida, mas eu nunca tinha feito em casa já que nenhuma receita me parecia tão atraente…até que o Jamie, que manda muito bem no preparo de um risoto, me conquistou. A grande diferença da receita dele pra mim é a etapa de caramelizar as peras no mel, e desta forma deixá-las mais firmes e saborosas, já que ao natural soltam muita água. Quando avisei pro marido qual seria o prato do nosso almoço naquele dia ele me olhou desconfiado e disse: “será que misturar fruta e um queijo tão forte num risoto fica mesmo bom?”. Se ficou “bão, mas bão mesmo” como dizem no interior? Acho que sim, porque não sobrou nem um grão na panela para contar a estória. 

Risoto de Gorgonzola e PeraReceita de Jamie Oliver adaptada para 2 pessoas

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de arroz arborio
  • 1 litro de caldo de galinha (aproximado)
  • 3 peras descascadas, sem sementes e cortadas em cubos
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 80g de queijo gorgonzola esfarelado (mais alguns cubinhos para decorar)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3/4 de xícara (chá) de vinho branco seco 
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 talo de alho poró fatiado (ou salsão) 
  • galhos de tomilho fresco
  • queijo parmesão a gosto
  • sal a gosto

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Coloque os pedaços de pera numa assadeira e regue com o mel, leve para assar por 15 a 20 min, ou até que as peras estejam douradas. Retire do forno e reserve. Aqueça o caldo de galinha e mantenha-o bem quente durante o preparo do risoto. Em outra panela coloque metade da manteiga e o azeite e refogue em fogo baixo a cebola, o alho e o alho poró até que estejam macios. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexendo por 1 minuto sem deixar grudar na panela. Regue com o vinho branco e mexa, a seguir acrescente uma concha de caldo, uma pitada de sal e continue mexendo e acrescentando o caldo, uma concha de cada vez. Este processo não levará mais que 15 minutos até que o arroz esteja al dente. Junte o queijo gorgonzola esfarelado, as peras já frias, mexa para o queijo desmanchar e tire a panela do fogo. Adicione a manteiga restante, queijo parmesão a gosto (use-o para ajustar o sal do seu risoto) e mexa bem. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por 2 minutos para que incorpore todos os sabores e ganhe cremosidade. Decore com as folhas de tomilho, cubos de gorgonzola, regue com azeite e sirva em seguida.

Bom Apetite!

43 Comentários para “Risoto de Gorgonzola e Pera

    • Eduardo, eu acho que este risoto combina muito bem mesmo com um jantar romântico. Abra uma garrafa de um bom vinho e o sucesso da noite estará garantido :)
      Beijo

    • Oi Tânia, é porque ainda não conseguimos passar o cheiro pelo computador, se não você ia ver que não é só o aspecto que é bom…hahahhaha
      Passo na sua cozinha sim, pode deixar :)
      Beijos

  1. Fabiana, a cara do risoto está ótima, só que eu não gosto do queijo gorgonzola, qual outro queijo ficaria bom pra combinar com a pera? Bjs

  2. Fabi, fiz risoto de pera com gorgonzola na segunda-feira, mas fiz a receita do Panelinha. Ficou muito bom, mas vou testar essa, pois acho que a pera caramelizada vai dar mais contraste com o queijo. Lindooo o seu risoto! beijo

  3. Hmm… fiz um risoto de pera e gorgonzola ainda semana passada, estou pra postar também… A diuferença é que uso as peras sem grelhar, tem que estar crocantezinhas paraq ficar mais gostoso! dá uma doçura e textura deliciosas… Fazer com roquefort também deixa divino! Beijos

  4. Fiz o risoto hojem ficou delicioso!!! que cobinação perfeita! realmente em um jantar romantico é perfeito!! adoro suas receitas!parabéns Fabi

  5. Fiz essa receita ontem e foi SUCESSO!!! entrou pro meu top 3 risotos! o contraste de sabores gorgonzola/pêra é sensacional! Fiz um peitinho de frango grelhado para acompanhar.
    Você sempre mandando bem, obrigada pela receita! Se quiser ver, postei uma foto no insta @vvoliveira

    • Oi Verena, que bom!!! Este risoto também é um dos meus preferidos. E obrigada pelo elogio viu, fico feliz demais com este carinho :)
      Beijos!

  6. Já fiz esse risoto e realmente fica muito bom!! mas foi num jantar. gostaria de saber qual seria um bom acompanhamento para esse risoto num almoço e que harmonizasse com um Chardonnay encorpado. Obrigado!!

    • Diego, eu apostaria em um robalo grelhado em forno alto com uma crostinha de pão torrado. Por ser um chardonnay e por ser um risoto de sabor marcante acredito que o peixe harmonizaria muito bem ;)
      Abraços!

  7. Fiz essa receita no domingo e ficou sen-sa-cio-nal! Obrigada pela dica! Foi meu primeiro risoto ever hehehe Para acompanhar, filé mignon suíno a milanesa. O risoto foi o protagonista, claro!

  8. Fabi fiz ontem o risoto de gorgonzola e ficou simplesmente maravilhoso, meu marido falou que virou o preferido dele heheheh sucesso total !!!!!

    adoro risoto provei um de limão siciliano que achei delicioso . vc já fez fica aí a dica valeu bjs ale

  9. Fabiana, querida

    Adorei a receita e vou testar com certeza. Mas queria um acompanhamento fácil e vegetariano. Pensei em legumes grelhados, abobrinha ao forno, mas não sei direito…

    Tem como me dar uma ajudinha? Obrigada!

    • Vanessa, não sei o que houve, já fiz este risoto várias vezes e sempre deu certo. Tudo depende da temperatura do seu forno e do tipo e tamanho da pera que você usou. Se for uma pera muito madura e daquela maior ela solta mais água mesmo, e se a temperatura do seu forno não estiver alta ela vai mais cozinhar do que caramelizar.

  10. Essa receita é excelente e, como muitas outras suas irmãs, pode ser adaptada aos ingredientes que tenhamos à disposição. Foi o que fiz, usando peras em passa, hidratadas, em substituição à fruta in natura. Como ficou supimpa, reparto a ideia com os amigos do blog, que é muito agradável!

  11. Pingback: Receitinha deliciosa para o fim de semana: risoto de pêra com gorgonzola | Blog Dactylo

    • Que delicia de comentário Katherine! Eu amo quando vocês voltam aqui para contar o sucesso que fizeram na cozinha :)
      Beijos e obrigada!

  12. Amei, vou testar hoje que o marido chega depois de 5 dias fora! Conprei mini morangos, que são lindas, para servir o risoto dentro depois de um tempo de forno para ficar macia … vai ficar lindo!
    O resultado vai para o blog, que fala da vida a dois!!!
    Obrigada pela inspiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *