Risoto de frutos do mar

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Minha irmã e meu cunhado são simplesmente maluquinhos por frutos do mar, e meu cunhado é um dos maiores fãs da minha comida, principalmente dos meus risotos, ele adora! Aí o cunhado estava com vontade de comer risoto de frutos do mar, mas como a sister não tem lá muito conhecimento de como preparar frutos do mar eles foram em casa e eu preparei pra eles esta delícia. Sister é aluna aplicada, prestou atenção em cada detalhe e aprendeu a manusear e preparar frutos do mar – que na verdade não tem muito segredo – e o cunhado não preciso nem dizer que saiu de casa rolando de tanto que comeu risoto. Mas como sempre, tive que preparar dois risotos já que o marido não come nada de frutos do mar, então depois coloco aqui o risoto delícia que eu preparei especialmente pra ele. E ó, pra mim não pode faltar açafrão (ou cúrcuma) no risoto de frutos do mar, é o casamento perfeito! Olha só que fácil que é:

Risoto de Frutos do Mar

(para 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 tomate picadinho
  • 500g de frutos do mar variados (e já limpos)
  • 1 colher (chá) de açafrão (ou cúrcuma)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • salsa fresca picada a gosto
  • 1,5 litro de caldo de legumes (ou camarão)
  • sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo: Mantenha o caldo bem aquecido durante todo o preparo do risoto. Numa panela grande aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até amolecer. Acrescente o tomate picado e deixe murchar. Junte o arroz e frite bem até ficar brilhante. Regue com o vinho branco e mexa por 1 minuto. Assim que o álcool evaporar junte o açafrão ou cúrcuma, mexa bem e comece a regar o arroz concha por concha com o caldo bem quente e continue assim até que o arroz esteja al dente. Enquanto isso em uma frigideira aqueça um fiozinho de azeite e salteie os frutos do mar todos juntos, polvilhando sal e pimenta a gosto, por apenas 4 minutos. Não cozinhe demais os frutos do mar pois eles ficam borrachudos, perdem a textura – e na verdade o único segredinho para preparar frutos do mar é este. Quando o arroz estiver quase pronto junte os frutos do mar salteados em azeite e misture delicadamente ao arroz da panela. Por fim adicione uma boa concha de caldo, a manteiga, mexa delicadamente, tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos antes de servir. No momento de servir regue com azeite e polvilhe salsa fresca picada a gosto.

Bom Apetite!

 

21 Comentários para “Risoto de frutos do mar

  1. Pra mim sempre foi um mistério tudo com frutos do mar… mas vc simplificou, vou testar!
    Fabi, deixa eu te perguntar uma coisa sobre sua le creuset azul, qual o diâmetro dela? Dá pra fazer risoto pra qtas pessoas na sua?? Quero comprar uma, mas não sei qual tamanho seria melhor pra mim, se 20, 22, 24. Tem alguma dica nesse assunto??
    Brigada!
    Beijo.

    • Oi Ana Claudia, minha Le Creuset azul (esta da foto) é tamanho 20 e dá pra fazer tranquilamente um risoto para até 6 pessoas. Tenho uma roxa 24 que é bem maior e já dá pra fazer mais coisas, de repente compensa você comprar a maior se costuma cozinhar para bastante gente. Ah, antes de comprar tire as medidas internas do seu forno para ver se a panela tampada vai caber dentro dele, porque o mais bacana da Le Creuset é utilizá-la no preparo de pratos que começam no fogão e terminam no forno. Mas eu super recomendo a compra porque é uma marca sensacional!
      Beijos

      • Obrigada pelas dicass, Fabi!!!
        Acabei de ganhar uma amarela 22 do meu maridinho.
        Não vejo a hora de a bichinha chegar em casa :)
        Beijão.

        • A amarela é maravilhosa também! Aliás, meu sonho é ter um arco-íris de Le Creuset…hahahahhaa
          Parabéns pela aquisição, tenho certeza que você vai amar. E ó, tem várias receitinhas bacanas aqui no blog pra você já ir escolhendo qual será a receita da estreia da panela!!! :)
          Beijos

        • Letícia, aqueles que você encontrar com maior facilidade na cidade em que você mora. Pode ser apenas camarão e marisco que são encontrados com facilidade na forma congelada.

  2. Fabi, cê usa os bichinhos congelados ou frescos?
    aqui pros meus lados é um parto achar bicho fresco, é sempre congelado, e acho que acaba perdendo um bom tanto da graça…
    lindo seu risotto. quero fazer também.
    :)

    • Quéroul, o ideal é fazer com os “bichinhos” frescos mesmo, como eu fiz desta vez. Mas quando não tiver outro jeito e a vontade apertar forte no estômago faz com congelado mesmo ué ;) hahahaha
      Beijos

  3. Fabi, que loucura de lindo seu risoto! Preciso fazê-lo pra sentir o gosto desta maravilha, mas tenho uma dúvida: de frutos do mar você usou: camarão, lula, polvo e mexilhão? Pode refogar todo mundo junto? O polvo num fica borrachudo não? Esse mexilão com a casca você também só refogou? Desculpe o tanto de pergunta mas tenho nada de experiência com frutos do mar. Bjo

    • Oi Cris, é pra perguntar mesmo menina! Tô aqui pra ajudar!
      Vamos lá, eu usei exatamente estes: camarões, lulas em anéis, polvo picado e mexilhão (com e sem casca). Pode saltear (ou refogar) todos eles juntos sim, sem problema. O tempo de cozimento é o mesmo, que no total deve ser de no máximo 4 minutos, quando eles terão mudado de cor e estar com aparência de mais firmes. Os mexilhões com a casca também vão junto. O ideal é você comprar os frutos do mar bem limpinhos para não ter este trabalho de limpar, mas se comprar ao natural limpe bem antes de lavar e usar na receita. Eu costumo comprar já limpinho, um pouco de cada coisa. E em alguns lugares você acha inclusive uma caixinha (kit) com frutos do mar frescos para paella (ou massa, ou risoto) que vem um pouco de cada, super prático.
      Beijos

  4. Fabi! Boa noite.
    Quem me apresentou seu Blog foi a Viviane Vieira, sua amiga.
    Adorei a receita. (amo risotos, fazer e comer)
    Sempre passo para visitar.
    Parabéns pela simplicidade sempre cheia de bom gosto. Um beijo.

  5. Puxa amei o video do Frango ao Curry!! vou fazer para o meu namorado a receita, parabéns pelo carinho e cuidado que tem pelo blog.
    Bjo

  6. Eu amo frutos do mar. Moro em Santos e pra mim eh fácil acha-los frescos.
    Vou fazer seu risoto de frutos do mar.
    O açafrão que vc usa eh aquele importado, caro pra caramba.
    Acho melhor.
    Depois te conto.

    • Eliana, se você tiver o açafrão em pistilos (aquele importado “caro pra caramba” rsrsrs) pode aproveitar para usá-lo nesta receita, mas saiba que antes de tudo você precisa deixá-lo hidratando em 2 colheres de sopa de água morna. Mas na verdade no meu dia a dia eu uso o açafrão da terra mesmo, também conhecido como cúrcuma.
      Beijo!

  7. Fiz hoje. Aqui no Rio de Janeiro está caindo uma chuvinha que não dá opção para atividade externa. Eu já tinha feito a receita de funghi, mas a de frutos do mar arrebentou. Dei uma pequena personalizada e coloquei meia garrafa de leite de coco ao desligar o fogo dos frutos do mar antes da mistura. Estou com o sabor na memória até agora.
    Você já deu a dica do basicão do risoto, mas é sempre bom acompanhar os detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *