Quiche sem massa de abobrinha, cebola e tomilho

quarta-feira, 02 de maio de 2012

Esta receitinha “carta na manga” já passou por aqui outras vezes, mas ela é tão prática e tão fácil de fazer que vira e mexe eu recorro a ela quando preciso preparar algo em cima da hora. E foi justamente o caso desta tortinha lindinha aí da foto, resolvi preparar o almoço para 8 pessoas (famintas) sem planejamento prévio, afinal de contas programa de feriado muda a todo instante. Fui para a cozinha sem muita esperança de encontrar diversidade de ingredientes, e vasculhando despensa e geladeira optei por fazer uma carne assada, renovei o arroz do churrasco misturando-o a brócolis picadinho e com as abobrinhas que encontrei fiz esta quiche sem massa, graças aos ovos e à caixinha de creme de leite esquecida na despensa :) 

Fiquei toda feliz porque quando servi percebi que as pessoas amaram o almoço improvisado e me perguntaram como eu tinha feito a tortinha linda sem farinha de trigo! Ah, esses pequenos truques na cozinha podem nos render belos elogios, nada como ter uma “carta na manga”…

Quiche sem massa de abobrinha, cebola e tomilho

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas médias lavadas e fatiadas
  • 1 cebola grande fatiada 
  • 4 ovos
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • azeite o quanto baste
  • folhas de tomilho fresco ou desidratado a gosto
  • 4 dentes de alho com a casca
  • sal a gosto
Modo de Preparo: Disponha as fatias de abobrinha em círculos em um refratário, fazendo camadas. Regue cada camada de abobrinha com azeite, tempere com sal e depois cubra tudo com um filme plástico. Leve ao forno de microondas por 7 minutos em potência alta. Enquanto isso numa tigela bata os ovos com o creme de leite, metade do queijo ralado, sal e tomilho. Quando a abobrinha estiver cozida retire o filme plástico e cubra com as fatias de cebola. Depois finalize com a mistura de ovos. Polvilhe o queijo ralado restante, ajeite os dentes de alho sobre a torta, e se desejar coloque mais tomilho. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos, ou até que a superfície esteja dourada. 

Bom Apetite!

 

19 Comentários para “Quiche sem massa de abobrinha, cebola e tomilho

  1. Hum… esta receita é curinga mesmo e parece ser tudo de bom, vou levar comigo.
    Só um dúvida o filme plastico que levou ao micro, é este comuns mesmo que encontramos em supermercado?
    bjo

    • É este mesmo filme plástico comum Fê, ele pode ir ao microondas e é uma ótima alternativa para cozinhar alimentos no vapor, uso desde sempre!
      Beijos

    • Sophia, dá pra substituir por creme de ricota sim, mas como ele é mais consistente que o creme de leite o ideal é você ir pingando leite aos poucos enquanto bate a massa manualmente até conseguir um ponto cremoso mais para o líquido, este é o ponto desejado para a massa crua.
      Eu gosto de usar o alho assim com a casca para que quando ele estiver assado “guarde” dentro da casquinha uma pasta de alho muito saborosa, acho que fica mais gostoso assim, mas a verdade é que você usa como mais gostar, se quiser picadinho é você que manda.
      Beijos

  2. Fabi… ADOREIIIIIIIIIIIIII, to fazendo dieta com restrição de carboidratos refinados faz mais de 1 mes…e vc nao sabe como é dificil heheh. Essa receita veio a calhar.. Amei farei esse findi…Obrigada Beijos.

    • Marcela, dá sim, na verdade não vamos pular esta parte, vamos só trocar o cozimento em microondas por um rápido refogado no fogão, em frigideira com temperinhos a seu gosto. Não deixe as abobrinhas moles, é só para que elas fiquem al dente mesmo, meio murchinhas, e só!
      Beijos

  3. Eu fiz!!!! Ficou ótima. Só teve um detalhe, como a abobrinha solta muita água, a minha ficou um pouco molhada. Da próxima vez depois de cozinhar no microondas vou escorrer a água, mas isso não foi um problema, o sabor da quiche é maravilhoso! Amei

    • Oi Dani, você cobriu com o plástico filme? Cozinhou tempo demais? Eu costumo usar as abobrinhas mais novas que eu encontro e cozinho pouco tempo mesmo, e assim ela não solta tanta água. Mas realmente o sabor da tortinha é MARA! Beijos

    • Oi Daniel, a ironia eu dispenso, você poderia ser mais gentil no próximo comentário, afinal amargura também causa câncer. Que tal? obrigada :)
      Quanto à pesquisa acho válida sim, mas uma médica já me disse que os nossos filmes de PVC não possuem material nocivo à saúde, diferente dos potes plásticos para armazenar comida, estes sim jamais devem ser aquecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *