Mingau de ovomaltine

quarta-feira, 30 de maio de 2012

E ainda dizem que mingau é coisa de criança…eu digo que sim, é comida de criança, mas também é coisa de gente grande, de gente que adora sentir um abraço numa simples colherada deste creminho lindo, quentinho e doce! Mingau é uma delícia, é um docinho rápido de preparar e que é capaz de tirar qualquer pessoa da depressão, ainda mais se for de chocolate…e ainda mais se for de ovomaltine! Sim! Mingau de ovomaltine! Eu sou fã deste produto, já fiz cookies, bolos, sorvetes e pudim com ele, e o resultado é sempre o mesmo: nunca sobra nada! Desta vez foi mingau, e adivinhem, não sobrou nada. Se você estiver um dia meio “borocochô”, meio “caidinha”, lembre-se de que existe doce no mundo, e lembre-se também desta receitinha supimpa para alegrar o seu dia :)

MINGAU DE OVOMALTINE (para 2 pessoas)

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de leite 
  • 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de ovomaltine em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • açúcar a gosto
Modo de Preparo: Coloque o leite numa jarra ou pote de vidro com tampa e adicione o amido de milho. Tampe e agite (ou mexa com uma colher) muito bem para que o amido se dissolva completamente no leite. Despeje esta mistura numa panela, junte o ovomaltine e mexa novamente. Ligue o fogo e com a chama no mínimo vá mexendo o mingau até que engrosse. Prove o açúcar, e dose a seu gosto. A consistência do mingau deve ficar mole e cremosa. Quando o mingau engrossar adicione a canela, mexa bem e transfira o mingau para potes individuais. Sirva com ovomaltine polvilhado por cima ou  com compota de frutas ou ainda com geleia. 

Dica: Eu servi o meu mingau com uma pequena porção de compota de cereja que fiz em 2 minutos no microondas. Basta cortar 6 cerejas frescas ao meio, retirar os caroços, regar com 2 colheres (sopa) de alguma bebida da sua preferência (usei vinho do porto) e levar ao microondas coberto com plástico filme por 2 minutos. E pronto! Dá pra fazer com morangos, amoras, framboesas…

Bom mingau pra vocês!

:)

 

 

16 Comentários para “Mingau de ovomaltine

  1. Nossa, que delicia!!!!!!!!!!!!!! Acredita que aqui na Suécia não tem Ovomaltine???? Fui pra Bélgica no mês passado e comprei lá uma lata gigante, além de uma “nutela de ovomaltine” (imagina só, uma gostosura só!!!). Mas nunca vi maisena aqui… Na Bélgica tinha, mas aqui eu já procurei e nunca achei… e agora??? Vou ter que ficar na vontade desse delicioso mingau… :/

    • Oi amore!!! Eu conheço esta “nutella” de ovomaltine, aqui no Brasil já chegou! E na minha opinião é um zilhão de vezes mais gostoso que a nutella, até porque tem aqueles flocos crocantes que são uma loucura! Faça o mingau sim Pri, se você não encontrar amido de milho por aí você tem que tentar achar algum outro tipo de espessante, e em último caso você pode fazer com farinha de trigo branca que também ajuda a engrossar, mas aí você deixa cozinhar mais tempo depois que ela engrossar, tem que deixar borbulhar porque a farinha precisa cozinhar.
      Beijokas!

      • Ahhhhhhhhhh… jura que dá pra fazer com farinha??? Aí melhora!!! Obrigada pela dica, Fá!

        Quanto à “Nutela de Ovomaltine”, é isso mesmo! Com flocos crocantes e tudo. Uma verdadeira delícia!!!

        hum… chocolate é sempre tudo de bom!!!

        Um beijão!

  2. Nossa, parabéns, adoreei suas receitas!! Você é muito criativa !! Com certeza tudo que você faz fica uma delicia!1 Vou fazer esse mingau de ovomaltine aqui em casa!! Depois se você quiser dar uma olhada no meu blog, eu tenho algumas receitas tbm, mas la eu falo de assuntos diversos!! Meu blog é blogdamahh.wordpress.com bjusssssss

  3. MEU DEUS DO CÉU. Eu aqui no trabalho, procurando receita de bolo integral de maçã. Só isso. Mas aí encontro o seu blog e olha… Que presente! Amo cozinhar, apesar dessa rotina da vida burocrática não me permitir cozinhar sempre.. :(
    Mas essas suas receitas liiindas de se ver já irão ocupar a minha noite de hoje, na cozinha!
    Meus parabéns, seu blog é lindo e já está nos meus favoritos. Tanto no navegador, quando no coração. Daqueles que sabemos de cor e abrimos religiosamente todos os dias, sabe?

    Eu amo mingau, mas nunca tinha pensado na possiblidade de um mingau de ovomaltine, que sueño!

    Beijão (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *