Homus Tahine

terça-feira, 15 de maio de 2012

Esta receita é tradicional da culinária árabe, consiste numa pasta de grão-de-bico com tahine (pasta de gergelim), bem temperada e servida com pão sírio. Aqui em casa somos doidos por uma pastinha, costumo fazer uma pastinha diferente a cada semana, cubro com azeite e mantenho na geladeira por até 5 dias. Fazendo isso eu sempre tenho um recheio para sanduíche, um petisco no final do dia e um aperitivo para o jantar, uma praticidade só! Dessa vez a pasta escolhida foi o homus tahine, receita que aprendi com a minha mãe, que por sua vez aprendeu com a minha bisavó libanesa que veio para o Brasil ainda adolescente e ensinou todas as suas “receitas secretas” para as mulheres da família. Eu aprendi a fazer o kibe com ela, a sopa de chapeuzinho e esfiha, e queria ter aprendido muito mais…

Homus Tahine

(rende 300g aproximadamente)

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido 
  • 1/2 xícara (chá) da água do cozimento do grão-de-bico
  • suco de 1 limão tahiti
  • 1 dente de alho espremido
  • 1 colher (sopa) de tahine 
  • azeite e sal a gosto
  • salsa fresca picada para finalizar

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes no processador ou liquidificador e bata até formar uma pasta grossinha e homogênea. Transfira para um pote, cubra com azeite, polvilhe salsa fresca picada e sirva com pães e torradas.

Bom Apetite!

16 Comentários para “Homus Tahine

  1. Olá!!!

    ADOOOOOOORO Pastinhas também!!!
    Você sabe fazer a de Beringela? (nao vou arriscar escrever o nome aqui!!! rsrsrs é complicado demais). Ele fica defumadinha e meio que picando a língua e como o Homus, super saudavel.

    Bjo

  2. Oi, adoro as suas receitas.
    Gostaria de acrescentar uma pequena contribuição à essa receita: adicione uma colher de chá de pimenta síria, dá um toque especial.

    Abraço, Danuza

    • Oi Danuza. Eu uso bastante a pimenta síria na comida árabe, mas no homus eu nunca testei. Vou adotar sua dica na próxima vez que fizer. Obrigada!
      Beijos

  3. A receita do homus é igual a que faço, mas acrescento duas colheres (chá) de oléo de gergelim torrado e todo mundo come e fica perguntando o que esse sabor tão especil. Fica a dica

  4. Adoooro comida libanesa, e gostaria da receita tradicional da pastinha de pimentão vermelho que comi no restaurante libanês Beduino…tem muitas receitas em sites, mas quero a original. Obrigada por esta receita do homus. Eu amo de paixão!

    • Oi Camila, eu tenho a receita de muhamara sim (é este o nome da pastinha de pimentões). Postarei em breve pra você ok? É bem simples de preparar :)
      Beijos

  5. Adorei o blog!
    Gostaria de saber qual a pronúncia correta de “homus”. Algumas pessoas dizem “ramis”, “rômus” e “ômus”. Qual é o correto? Eu digo “ômus”, mas não sei se está certo.
    Obrigada.

    • Valéria, eu sempre falei “rômus”…e na minha família o lado descendente de libaneses também, mas sinceramente não sei se a pronúncia foi “aportuguesada”.
      Bjos

    • Oi Aline, não precisa descascar não querida, ele vai ser passado pelo processador e a casquinha ajuda a dar consistência.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *