Farinha de rosca caseira

segunda-feira, 07 de maio de 2012

Este post é mais uma dica do que uma receita propriamente dita. Eu uso farinha de rosca em diversas receitas, mas nunca me contentei com a farinha de rosca fina, pálida e sem graça que é vendida pronta, sempre achei que faltava alguma coisa, e realmente falta! Falta quase tudo! Então há algum tempo eu comecei a produzir em casa minha própria farinha de rosca – ou de pão – que eu faço com pão torrado e tempero com coisinhas deliciosas. Eu uso o pão que tiver em casa, mas o meu preferido é a ciabata ou o pão italiano, e para preparar basta ter um processador de alimentos ou liquidificador. Deixo ela pronta fechada num pote de vidro com tampa e assim ela dura pelo menos 15 dias. É perfeita para a receita da berinjela parmegiana que eu publiquei aqui no blog, e também é perfeita para bolinhos, gratinados, entre outras coisas. Olha só como é fácil fazer sua própria farinha de rosca:

Farinha de Rosca Caseira (rende em média 400g)

Ingredientes:

  • 5 xícaras (chá) de pão cortado em cubos
  • 1 colher (café) de lemon pepper
  • 1 colher (café) de ervas secas variadas 
  • 1 fio de azeite
  • sal 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno em 200º. Coloque os cubos de pão todos em uma assadeira e leve para assar por 10 minutos, ou até que estejam crocantes e levemente dourados. Retire os cubos do forno, deixe esfriar. Num processador de alimentos ou liquidificador coloque os cubos de pão, as ervas secas, o lemon pepper, o sal e apenas 1 fiozinho de azeite. Triture tudo até formar uma farofa grossinha e homogênea. Coloque em potes de vidro com tampa e armazene em local seco e fresco.

 

11 Comentários para “Farinha de rosca caseira

    • Patrícia, lemon pepper é uma mistura de casca de limão desidratada com pimenta preta mopida e sal. Hoje você encontra em grandes supermercados e empórios gourmets, mas dá pra fazer em casa também misturando esses ingredientes.
      Bjos

  1. Fabi, não sei se você já viu, mas tem um programa no TLC chamado Kitchen Boss, ele fala muito da farinha de rosca caseira dele. Ele diz que pôs alho e parmesão… tô sonhando com esssa farinha :)
    beijoca

    • Oi Marcella, às vezes eu vejo sim este programa, acho as receitas bem práticas mesmo. A farinha de rosca caseira pode sim levar queijo parmesão, já coloquei e fica bem gostosa. Esta receitinha que eu passei é a básica, mas dá pra acrescentar parmesão, alho crocante, orégano, páprica, enfim, o que o cozinheiro desejar e combinar mais com o gosto da família :)
      Beijos!

    • Obrigada Jotta, como eu respondi aqui no comentário da Marcella há infinitas possibilidades de tempero para a farinha de rosca caseira ficar bem mais “turbinada”.
      Beijos!

  2. MARCELLA, EU GOSTO MUITO DA SUA RECEITA, PORÉM COSTUMO FAZER TAMBÉM (SEM PROCESSAR) COLOCO NUM SACO PLÁSTICO E BATO NA MESA, FICAM PEDAÇOS MAIORES E MENORES, COLOQUE EM UMA MOLHEIRA E SIRVA COM MACARRONADA, RISOTOS E ATÉ COM ARROZ BRANCO, HUMMM, FICAM MARAVILHOSOS.

  3. obrigada pelas dicas,essa ideia de farinha temperada e muito legal! voce pode me dizer se posso empanar qquer alimento com essa farinha? e posso fazer bife ou frango a milanesa? obrigada bjs

    • Oi Mirian, você pode empanar qualquer alimento com ela sim, como se fosse a farinha de rosca comum, só que esta fica mais rústica por ser caseira.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *