Croque madame light

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quer ver um sorriso largo no rosto que alguém que você ama muito? Acorde-o numa bela manhã preguiçosa de sábado (ou domingo) com um sanduichinho especial como este aqui. O meu marido pira quando eu faço este agrado pra ele nos cafés da manhã de final de semana, que é quando temos mais tempo para um café mais demorado. Esta é a minha versão do croque madame, um tradicional sanduíche francês que na verdade nada mais é que um misto quente coberto com temperinhos e um belo ovo frito por cima, mas como a versão original leva presunto, duas fatias de pão e um pouco de molho bechamel eu chamo esta minha versão de light porque uso apenas uma fatia de pão, não coloco presunto e nem o bechamel (mais conhecido como molho branco). Eu adoro fazer este sanduichinho, e geralmente uso queijo brie, mas se você quiser usar outro queijo, colocar presunto e molho branco fique à vontade :) Para acompanhar a geleia de pimenta combina maravilhosamente bem…Agora, o mais sensacional deste sandubinha é que ele é super nutritivo, rapidíssimo de fazer e sem segredos, e é dos deuses de tão saboroso!

Croque Madame Light na minha versão

(para 2 sanduíches) 

Ingredientes:

  • 1 pão ciabatta (ou pão de forma) de tamanho médio
  • 6 fatias generosas de queijo brie
  • 1 colher (chá) de manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • sal a gosto
  • 1 fio de azeite

Modo de Preparo: Corte o pão no sentido longitudinal em duas partes, passe metade da manteiga em cada parte de pão (na parte de dentro) e toste levemente numa frigideira em fogo baixo, com a manteiga virada para baixo. Enquanto isso frite os ovos até o ponto desejado. Retire as fatias de pão da frigideira, cubra com as fatias de queijo brie (3 para cada sanduiche) e por fim cubra o queijo com um ovo frito. Tempere com sal, regue com um fiozinho de azeite e sirva bem quentinho com geleia de pimenta, ou outra da sua preferência. Se quiser servir em um brunch ou na hora do almoço ou jantar uma saladinha de folhas combina muito bem também.

E então, quem se anima a ter um café da manhã especial no sabadão, hein??

Bom Apetite!

9 Comentários para “Croque madame light

    • Renata, o brie derrete sozinho com o calor do pão que foi tostado com a manteiga. Basta você deixar o pão bem quente. E o ovo frito que vai por cima também deverá ser colocado bem quente sobre os queijos, então eles derretem naturalmente.
      :)

    • Ethienne, como eu disse no post é light “em comparação à receita tradicional francesa” mas ela engorda sim. O pão é um pão branco, o queijo é um queijo mais magro que os amarelos com muita gordura mas é um brie (que também engorda). Pra mim o diferencial está em não adicionar o clássico molho bechamel a esta receita, o que a deixa também mais light que a tradicional.
      ;)

  1. Oi Fabiana,
    Ótima ideia para um super café da manhã a dois…hummm
    Gostaria de saber onde vc obtém essa louça branca maravilhosa!!
    Abçs e Boas Inspirações!

    Leila

    • Oi Leila, esta Croque Madame fica divino mesmo, perfeito para um café da manhã cheio de romantismo <3 (muitos coraçõezinhos)
      Esta louça branca da foto especificamente foi comprada há tempos lá na Tok & Stok, tem coisas lindas por lá!
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *