Como fazer macarrão caseiro

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Eu tinha prometido pra vocês que logo logo eu ia colocar aqui um post super especial sobre massa caseira, lembram? Pois é, há um tempo atrás eu fui convidade pela loja Pepper para ensinar em vídeo como produzir massa caseira de macarrão usando uma máquina de macarrão (cilindro) e sem nenhuma ajuda. Como eu sou apaixonada por massas é claro que não poderia recusar este convite, sem contar que depois da sua primeira massa caseira de macarrão fica difícil achar aquela massa comprada pronta tão maravilhosa. É claro que por conta do tempo – e das calorias :( – não rola fazer massa em casa todos os dias. Em casa quando eu resolvo fazer massa caseira fica uma festa, todo mundo quer ajudar, quer passar a massa no cilindro, esticar, é engraçado como uma máquina de macarrão atrai a curiosidade das pessoas, todo mundo quer se envolver.

E ó, preciso dizer uma coisa, a massa caseira fica tão sensacional que você nem vai querer um molho muito incrementado, quanto mais simples for o molho, melhor! E o molho que eu escolhi para a minha massa caseira foi o primeiro molho que eu aprendi a fazer na vida, que eu chamo de molho Caprese, com tomates frescos, manjericão e mozzarela de búfala. Melhor que isso só dois disso!

Então vamos assistir o vídeo?! Assim a gente aproveita e sossega um tiquinho a ansiedade da estreia do Figos & Funghis TV para o dia 21!

E olha só que chic gente, tem até hotsite da Pepper para o vídeo da massa caseira, bora lá conferir? http://www.pepper.com.br/listgroup.aspx?idListGroup=figosfungh&src=

Espero que gostem da receita!

Beijos,

Fabi

20 Comentários para “Como fazer macarrão caseiro

  1. Ai Fabi!!! Quero agora!!!
    Será que esticando com rolo e cortando com faca dá muito trabalho??? Quero
    fazer e não tenho cilindro!!! Socorro!!!!!!! rsrrs
    Adorei o vídeo…ansiosa p/o dia 21!
    bjo

    • Caê, massa caseira é tudo na vida amore! hahahha
      Olha só, eu acho que é mais trabalhoso sim, e a massa é bem dura, mas se você fizer em pouca quantidade (como na receita do vídeo) acho que o rolo de macarrão dá certo sim. Depois para cortar use uma faca bem afiada para não deixar a massa desfiada nas bordas. Calcule sempre 100g de massa + 1 ovo por pessoa. Tenho certeza que depois da sua primeira massa caseira você vai querer um cilindro! :)
      Eu também estou mega ansiosa para o dia 21! Eba!
      Beijos e boa sorte!

    • Eu fiz no rolo, ou melhor, no copo. estiquei a massa usando um copo de vidro e deu certo sim. O único “problema” é que não dá pra fazer uma massa tão fina. Cortei com a faca e dicou lindo, porque adoro aspectos rústicos!
      Depois desta experiência, estou a procura do meu cilindro de massa.

      • Que bom que deu certo Andrea, abrindo a massa sem o cilindro ao menos você consegue braços mais fortes, mais musculosos ;)
        Beijos

  2. Querida Fabiana, sigo seus posts e adoro! O filme ficou ótimo, já tinha vontade de fazer a massa em casa, agora vou agilizar rapidamente!
    Beijos e parabéns, daqui do Rio de Janeiro!

    • Muito obrigada Eloísa! Faça a massa em casa porque vale muito a pena sim!
      E dia 21, segunda-feira começa aqui no blog o primeiro episódio do Figos & Funghis TV! Não deixe de ver :)
      Beijos!

  3. Ameeeeeeeeeeei o vídeo, a idéia, sua apresentação, a aparência do prato…
    É tudo muito irresistíveeel !! To pensando 24hs nessa massa !!
    Pena eu nãoter o cilindro…. mas dá para fazer com o rolo ??
    Deve ser bem bacana tb… fazendo com os amigos entãao ?! hehe

    Faço faculdade de nutrição e estou tendo aula de introdução a gastronomia…
    Mais ainda me motivo a acompanhar seu blog… aprendi sobre especiarias antes da prof ensinar… já anotei tudo que tem aki no blog sobre isso !! hehe

    Parabéns sempre… hehe!!
    Amo seguir esse blog!!

    Ontem fui nessa loja: http://www.frilat.com.br, em Volta Redonda – RJ.
    Lembrei de você!! Tem um produtinho que gostaria de mandar para você!!
    Acho que vai amar… hehe! Não sei se já conhece… mas é surpresa!!rs

    Beijãaao..
    bom dia e boas receitas !!

    • Oi querida, que fofa sua mensagem, adorei! Muito obrigada pelo carinho!
      Como eu comentei para a Caê, acho que dá pra fazer com o rolo sim se for pouca quantidade, porque como a massa é mais dura se você fizer tudo no rolo pode levar um tempão e ficar exausta! Geralmente as vovós tem esta máquina (cilindro) e de repente você pode tentar achar alguém pra te emprestar antes de decidir comprar. Eu confesso que depois da minha primeira massa caseira agora eu quero sempre! hahahha
      Eu não conheço esta loja não, sou daqui de SP, nunca estive em Volta Redonda, mas agora fiquei curiosa com ela! Vou lá pra dar uma olhada :)
      E que bom que o blog ajuda nas suas aulas, fiquei feliz!
      Beijos!

  4. Oi adoro o seu blog, estou sempre por aqui. Gostaria de saber se dá para usar essa massa para fazer ravioli? Se der, precisa deixa secar de 30 em 30 min. ou é só rechear e cozinhar?

  5. Por que fui assitir esse vídeo? Agora quero um cilindro urgente!! Ainda mais que meu marido é descendente de Italiano e louco com massa…
    Parabéns!! O vídeo ficou ótimo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>