Cheddar burger

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ontem (28/5) foi comemorado o dia do hambúrguer, mas apesar de achar merecida a comemoração, na minha opinião dia de hambúrguer são todos aqueles dias em que só temos vontade de comer hambúrguer. Vocês me entendem né? Pois então, o meu dia do hambúrguer foi comemorado antecipadamente durante o final de semana quando eu resolvi preparar hambúrguer caseiro, mas como sempre eu faço a versão clássica com alface, tomate e cebola fatiada, desta vez eu quis fazer uma versão cheddar com cebola caramelizada. Uma versão bem caseirinha daquele famoso sanduíche da lanchonete mais famosa do mundo, ou melhor, a minha versão dele. Olha, vou contar pra vocês que o lanchinho ficou assim…é, digamos…irresistível! E pra quem já se arriscou sabe que fazer hambúrguer em casa é facílimo, além de ser bem mais barato e mais saudável do que os industrializados, sem contar que você tem o privilégio de escolher que tipo de carne (ou vários tipos) você quer no seu hambúrguer. Os meus sempre tem fraldinha, porque é uma carne que tem um pouquinho de gordura então acho ideal para hambúrguer porque quando a gordura derrete a carne fica molhadinha. Mas há quem prefira outros cortes de carne como patinho, acém, paleta e até picanha (eu pra ser bem sincera acho um desperdício usar picanha pra fazer hambúrguer, e também não acho que fica mais saboroso do que os outros). Então vamos pra nossa receita:

CHEDDAR BURGER

(para 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 800g de fraldinha moída ou bem picada na faca
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 2 cebolas fatiadas
  • 4 pães de hambúrguer
  • 4 fatias de queijo cheddar processado (ou cheddar em pedaço ralado)

Modo de Preparo: Deixe a carne na geladeira até que esteja bem gelada (fica mais fácil de moldar o hambúrguer). Coloque a cebola fatiada com 1 colher de azeite em uma panela e deixe caramelizar em fogo baixo com a panela tampada, até que esteja bem amolecida e com uma cor dourada. Numa tigela misture a carne, o azeite e o sal. Misture muito bem com as mãos e molde 4 hambúrgueres altos e do tamanho do pão (o hambúrguer encolhe um pouco na grelha). Aqueça os pães em forno bem baixo, depois abra ao meio. Enquanto isso grelhe os hambúrgueres em grill ou frigideira até que estejam no ponto desejado. No final do preparo do hambúrguer coloque o queijo por cima da carne e imediatamente coloque sobre a fatia do pão. Cubra com a cebola caramelizada e sirva com molhos da sua preferência.

Bom Apetite!

 

4 Comentários para “Cheddar burger

  1. Só uma dica… A Catupiry lançou alguns requeijoes saborizados… um deles é de cheddar… e é MARVILHOSO para colocar em cima do hamburguer! Quando achar no mercado, não deixa de comprar.. é mt mt saboroso!

  2. Oi. Adorei a receita, e tenho uma dica: colocar shoyo na cebola.
    Trabalhei no tal restaurante e lá eles faziam assim.
    Falta de ética, mas contribuição pra essa delícia de hambúrguer.
    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *